Coluna Márcio Santos
Apresentador e produtor do programa Só Dá Vasco, que vai ao ar na Rádio Bandeirantes AM desde 2005, todas as terças-feiras das 20 às 22 horas..
19/08/2012 23:57:00
A carruagem virando abóbora...
Nação Vascaína,
De volta aqui pelo SUPERVASCO para falarmos um pouco mais do nosso Vascão!
Na minha última Coluna 'APRENDENDO A JOGAR!' eu falava da importancia do Wendel para a equipe, e da falta que poderia fazer o Fágner, e apenas um mês depois, isso já ficou escancarado.
Depois da 11ª rodada que foi a última que comentamos por aqui, vencemos o Botafogo por 1x0 na chamada 'bacia das almas' em um lance mágico do Juninho, e que começara com uma ótima jogada do Felipe e depois do Barbio, com Alecsandro concluindo a gol, e ali foi na verdade o último gol dele nesse Brasileiro.
Já na 13ª rodada começou o noso calvário, porque daquela rodada até a de hoje (18ª), nós disputamos mais 6 rodadas e obviamente 18 pontos, e conquistamos apenas 6 pontinhos com 1V, 3E e 2D o que dá uma média de 33%, que é a dos vizinhos da zona de rebaixamento.
Até essa rodada (12ª) nós tínhamos uma média de aproximadamente 80% com 29 pontos de 36 disputados e a apenas 2 pontos do líder, Atlético-MG na 2ª colocação.
Atualmente nossa média total caiu para 65% (que ainda é boa, mas antes era excelente) e estamos a 7 pontos (ou 10, se eles vencerem o jogo atrasado contra os urubus, o que em plano teórico era o que queríamos quando o jogo foi adiado) e a 4 do vice-líder, ou seja, podemos perder até a 3ª colocação e por sorte o Inter tropeçou hoje, porque senão corríamos o sério risco até de virar o 1º turno fora do G4.
Mas porque estou aqui alarmando, primeiro porque como sempre disse o meu compromisso é com o Vasco, e não com os Dirigentes, não estou a serviço de nenhum deles, e jamais estarei, justamente por isso não tenho rabo preso para dizer o que penso.
O VP de Futebol veio à público para justificar as negociações de Fágner e Diego Souza, mas não veio para comentar os malefícios que essas negociações trariam para a Equipe.
Pior, chegaram Auremir e Wilian Matheus que nem são maus jogadores, mas não são laterais de origem, e que por isso tem comprometido o esquema e o sistema de jogo do Vasco.
Chegou o Jonas, reserva do Coritiba, mas não está tendo chances sabe-se lá por quais motivos.
Para a lateral esquerda temos o Feltri (que não ganha pouco) largado no elenco, e já era para ter sido dispensado, pois não emplacou, e mais quem?
Tem que se contratar para a lateral esquerda, urgentemente!
Que se olhe para a Série A os que não estão atuando ou ainda não tem 7 jogos, ou Série B, C, D e etc, não dá é para ficar como está.
No sistema defensivo, o Prass nos salva na maioria das vezes, mas em outras se equivoca, mas tem muito crédito ainda.
Para a zaga temos opções de sobra e idem para a posição de Volantes.
Laterais são hoje o ponto fraco do time!
E não imaginava que Diego Souza fosse fazer tanta falta, porque o Carlos Alberto ate não tem ido mal e comprometido, mas está longe de ser o ídolo de 2009, em especial, nos jogos do Carioca e da Copa do Brasil daquele ano.
Felipe e Juninho juntos no mesmo time, e ainda mais com crises de ciúmes e de relacionamento, nem falo mais nada.
No ataque já passou da hora de barrar o inoperante Éder Luis, mas aí que está, para colocar quem?
Das contratações do período pós-Rodrigo Caetano, nós tivemos Wendel (indicação do Ricardo Gomes e do Cristóvão) e os demais prefiro não nominar para não me aborrecer.
Confesso que minha saudade do Rodrigo Caetano a cada dia aumenta mais e já faço contagem regressiva do término do contrato dele com o nosso rival tricolor carioca, e tenho certeza de que ele irá querer voltar, e se tiver Dirigente contra isso é bom que nem continue no Clube.
Já passou da hora do Presidente Roberto Dinamite intervir no Futebol e assumir algumas rédeas, as de contratações principalmente!
Outra solução pode vir dos Juniores, mas disso, eu falo mais abaixo.
Enquanto isso, é bom os 'iluminados' que hoje comandam o Futebol do Vasco começarem a buscar soluções, porque o que antes era uma carruagem, está começando a virar abóbora, e se não houver uma reação dentro de campo a tempo, a pressão que virá de fora, será difícil de segurar.
Vários Clubes negociam seus atletas mais fazem reposição à altura, menos o Vasco!
Porque será?
Com a palavra, os 'iluminados'!
E que não digam que não avisei antes, porque AVISEI!
Para mim, vale muito o ditado: QUEM AVISA, AMIGO É!
No mais:
VOLTA, RODRIGO CAETANO!
E ao Cristóvão, como um dos maiores incentivadores, alguns recados:
Treinar mais, fazer jogadas ensaiadas, testar novos esquemas e novas variações táticas, pedir reforços e dar chance à Base!
Se não fizer isso, não completa esse Brasileiro...
**********
DIVISÕES DE BASE:
Em uma análise durante todo o mês de Julho feita no SÓ DÁ VASCO algumas coisas ficaram bem claras:
1) O Vasco jamais teve estrutura física para as Divisões de Base, eram locadas por alguns Dirigentes, e somente agora terá o CT de Itaguaí, que está longe de ser o ideal por vários motivos, mas é uma ótima opção, por enquanto.
2) A estrutura humana precisa melhorar muito, com a contratação de diversos profissionais e alguns deles, até podem ser estagiários.
3) O gerenciamento do Humberto Rocha precisa como tudo na vida de alguns ajustes, mas está longe de ser dele a culpa de alguma coisa vinculada à Base do Vasco, como alguns querem falar.
4) O pior da Base está nos Juniores, com um treinador fraco como o Galdino, e que precisa ser substituído urgentemente, o elenco dessa categoria é enorme (quase 40 jogadores) e ninguém sobe. Daqui a pouco sairão vários por falta de oportunidade no Clube.
5) Dinamite diz (no SÓ DA VASCO para mim e ao vivo) que Gaúcho é responsável pela transição, que por sua vez, diz (em conversa informal) que não é com ele. Ora, com quem é então? Essa transição de Juniores e Profissionais precisa ser vista com urgência e é uma obrigação do Cristóvão acompanhar os jogos dos Juniores e ter na Comissão Técnica um representante dessa cateagoria para o momento do aproveitamento, fora isso, é indispensável que os Juniores e Profissionais estejam treinando sempre no mesmo ambiente de trabalho (ainda que em horários distintos) e já enturmados, isso faz toda a diferença.
Resumo da ópera, o trabalho é realizado e o jogador chega aos Juniores, mas quando ali chega é como se fosse o 'triângulo das bermudas'.
E não me venham falar de ações do MP e etc, porque são a meu conceito políticas e estão defasadas, e só levo a sério quando ver levantamento em todos os Clubes do RJ, especialmente.
Óbvio que o que está precário, tem que ser melhorado, e já está sendo!
Logo, sensacionalismo puro, e o Clube 'paga' por não ter uma Assessoria de Imprensa que defenda o Vasco, nessas horas, e não me refiro à Assessoria de Imprensa do Futebol.
**********
CASO ROMÁRIO:
Me surpreendo ao ver uma matéria com o VP de Futebol falando do caso da dívida do Romário, achava que quem deveria falar é o VP Jurídico.
Talvez, as deficiências de equipe de futebol, devamos falar com o VP Jurídico.
Mas indo ao cerne da questão, alega-se que o documento que o Romário usa pode ser algo 'fabricado'...
Jura?
Agora que descobriram isso?
Em qualquer lugar do mundo, se pediria uma perícia no documento e ao mesmo tempo, se buscaria na Contabilidade do Clube os registros de entrada e saída de tais valores, e as dívidas de salário estariam lançadas no Balanço ano-a-ano.
Ah! Mas não tinha Lei Pelé, e logo, o Clube não tinha Balanços. Legal, né?
E o contrato de mútuo que deveria haver? Cadê?
Registrado em um Cartório de Títulos e Documentos, óbvio...
Não tem nada disso e ainda assim estão deixando o Romário deitar e rolar com uma simples 'declaraçãozinha' (igual a que foi dada um tempo atrás ao Joel Santana com dívidas retroativas)?
Igual a que o Conselho Fiscal anterior deu, assinada pelo seu então Presidente, para que a SVI cobrasse uma dívida do Vasco na Justiça? E a outra das 'eleições irregualres', lembram: Eu lembro...
E não se abre sindicância nos Conselhos do Clube para se apurar tudo isso e punir aos responsáveis pela postura anti-Vasco?
E não se chama aos processos quem assinou tais documentos?
Haja paciência!
Levam p. da Mídia e dos Vascaínos 'mal informados', porque querem!
E tem quem ousa dizer 'Volta, Eurico!' ... aham ... QUÁQUÁQUÁQUÁQUÁ
**********
114º ANIVERSÁRIO DO C.R.VASCO DA GAMA:
Na próxima 3ª feira o nosso amado Clube completa mais um ano de vida, e destaque especial para a solenidade desse mesmo dia e da Sexta Feira (dia 24) na Câmara do Vereadores por iniciativa do nosso Vereador e amigo Roberto Monteiro, autor da Lei do dia do Vasco e dos Vascaínos, que mais uma vez fará uma bela homenagem ao nosso amado Clube.
Ainda em Agosto, completa-se 1 ano do 2º mandato do nosso Presidente Roberto Dinamite, e exceção a parte financeira que vai muito bem conduzida pelo Nélson Rocha, a do Patrimônio esplendorosa pelas mãos do Fred, da área Social pelas mãos do Mussa e do Marketing, agora pelas mãos do Eduardo Machado, juntamente com Fernandão, Manuel Santos e Marcos Blanco, todo o restante do Clube e demais VP's estão merecendo uma reavaliação dos seus trabalhos e continuidade por parte do Presidente Roberto Dinamite, e espero que ocorra brevemente e com preenchimento das vagas estatutariamente ainda abertas de VP's, e isso é 'para ontem', Presidente!
E o mesmo vale para a indicação de novos Beneméritos, já passou da hora e essas indicações estão atrasadíssimas.
**********
HOMENAGEM:
Fica aqui a minha homenagem às passagens de Cavalheiro e Lobarinhas, dois grandes Vascaínos e símbolos do nosso Clube, além do folclórico 'Gato'.
Descansem em paz!
Saudações Vascaínas!
MÁRCIO SANTOS
De volta aqui pelo SUPERVASCO para falarmos um pouco mais do nosso Vascão!
Na minha última Coluna 'APRENDENDO A JOGAR!' eu falava da importancia do Wendel para a equipe, e da falta que poderia fazer o Fágner, e apenas um mês depois, isso já ficou escancarado.
Depois da 11ª rodada que foi a última que comentamos por aqui, vencemos o Botafogo por 1x0 na chamada 'bacia das almas' em um lance mágico do Juninho, e que começara com uma ótima jogada do Felipe e depois do Barbio, com Alecsandro concluindo a gol, e ali foi na verdade o último gol dele nesse Brasileiro.
Já na 13ª rodada começou o noso calvário, porque daquela rodada até a de hoje (18ª), nós disputamos mais 6 rodadas e obviamente 18 pontos, e conquistamos apenas 6 pontinhos com 1V, 3E e 2D o que dá uma média de 33%, que é a dos vizinhos da zona de rebaixamento.
Até essa rodada (12ª) nós tínhamos uma média de aproximadamente 80% com 29 pontos de 36 disputados e a apenas 2 pontos do líder, Atlético-MG na 2ª colocação.
Atualmente nossa média total caiu para 65% (que ainda é boa, mas antes era excelente) e estamos a 7 pontos (ou 10, se eles vencerem o jogo atrasado contra os urubus, o que em plano teórico era o que queríamos quando o jogo foi adiado) e a 4 do vice-líder, ou seja, podemos perder até a 3ª colocação e por sorte o Inter tropeçou hoje, porque senão corríamos o sério risco até de virar o 1º turno fora do G4.
Mas porque estou aqui alarmando, primeiro porque como sempre disse o meu compromisso é com o Vasco, e não com os Dirigentes, não estou a serviço de nenhum deles, e jamais estarei, justamente por isso não tenho rabo preso para dizer o que penso.
O VP de Futebol veio à público para justificar as negociações de Fágner e Diego Souza, mas não veio para comentar os malefícios que essas negociações trariam para a Equipe.
Pior, chegaram Auremir e Wilian Matheus que nem são maus jogadores, mas não são laterais de origem, e que por isso tem comprometido o esquema e o sistema de jogo do Vasco.
Chegou o Jonas, reserva do Coritiba, mas não está tendo chances sabe-se lá por quais motivos.
Para a lateral esquerda temos o Feltri (que não ganha pouco) largado no elenco, e já era para ter sido dispensado, pois não emplacou, e mais quem?
Tem que se contratar para a lateral esquerda, urgentemente!
Que se olhe para a Série A os que não estão atuando ou ainda não tem 7 jogos, ou Série B, C, D e etc, não dá é para ficar como está.
No sistema defensivo, o Prass nos salva na maioria das vezes, mas em outras se equivoca, mas tem muito crédito ainda.
Para a zaga temos opções de sobra e idem para a posição de Volantes.
Laterais são hoje o ponto fraco do time!
E não imaginava que Diego Souza fosse fazer tanta falta, porque o Carlos Alberto ate não tem ido mal e comprometido, mas está longe de ser o ídolo de 2009, em especial, nos jogos do Carioca e da Copa do Brasil daquele ano.
Felipe e Juninho juntos no mesmo time, e ainda mais com crises de ciúmes e de relacionamento, nem falo mais nada.
No ataque já passou da hora de barrar o inoperante Éder Luis, mas aí que está, para colocar quem?
Das contratações do período pós-Rodrigo Caetano, nós tivemos Wendel (indicação do Ricardo Gomes e do Cristóvão) e os demais prefiro não nominar para não me aborrecer.
Confesso que minha saudade do Rodrigo Caetano a cada dia aumenta mais e já faço contagem regressiva do término do contrato dele com o nosso rival tricolor carioca, e tenho certeza de que ele irá querer voltar, e se tiver Dirigente contra isso é bom que nem continue no Clube.
Já passou da hora do Presidente Roberto Dinamite intervir no Futebol e assumir algumas rédeas, as de contratações principalmente!
Outra solução pode vir dos Juniores, mas disso, eu falo mais abaixo.
Enquanto isso, é bom os 'iluminados' que hoje comandam o Futebol do Vasco começarem a buscar soluções, porque o que antes era uma carruagem, está começando a virar abóbora, e se não houver uma reação dentro de campo a tempo, a pressão que virá de fora, será difícil de segurar.
Vários Clubes negociam seus atletas mais fazem reposição à altura, menos o Vasco!
Porque será?
Com a palavra, os 'iluminados'!
E que não digam que não avisei antes, porque AVISEI!
Para mim, vale muito o ditado: QUEM AVISA, AMIGO É!
No mais:
VOLTA, RODRIGO CAETANO!
E ao Cristóvão, como um dos maiores incentivadores, alguns recados:
Treinar mais, fazer jogadas ensaiadas, testar novos esquemas e novas variações táticas, pedir reforços e dar chance à Base!
Se não fizer isso, não completa esse Brasileiro...
**********
DIVISÕES DE BASE:
Em uma análise durante todo o mês de Julho feita no SÓ DÁ VASCO algumas coisas ficaram bem claras:
1) O Vasco jamais teve estrutura física para as Divisões de Base, eram locadas por alguns Dirigentes, e somente agora terá o CT de Itaguaí, que está longe de ser o ideal por vários motivos, mas é uma ótima opção, por enquanto.
2) A estrutura humana precisa melhorar muito, com a contratação de diversos profissionais e alguns deles, até podem ser estagiários.
3) O gerenciamento do Humberto Rocha precisa como tudo na vida de alguns ajustes, mas está longe de ser dele a culpa de alguma coisa vinculada à Base do Vasco, como alguns querem falar.
4) O pior da Base está nos Juniores, com um treinador fraco como o Galdino, e que precisa ser substituído urgentemente, o elenco dessa categoria é enorme (quase 40 jogadores) e ninguém sobe. Daqui a pouco sairão vários por falta de oportunidade no Clube.
5) Dinamite diz (no SÓ DA VASCO para mim e ao vivo) que Gaúcho é responsável pela transição, que por sua vez, diz (em conversa informal) que não é com ele. Ora, com quem é então? Essa transição de Juniores e Profissionais precisa ser vista com urgência e é uma obrigação do Cristóvão acompanhar os jogos dos Juniores e ter na Comissão Técnica um representante dessa cateagoria para o momento do aproveitamento, fora isso, é indispensável que os Juniores e Profissionais estejam treinando sempre no mesmo ambiente de trabalho (ainda que em horários distintos) e já enturmados, isso faz toda a diferença.
Resumo da ópera, o trabalho é realizado e o jogador chega aos Juniores, mas quando ali chega é como se fosse o 'triângulo das bermudas'.
E não me venham falar de ações do MP e etc, porque são a meu conceito políticas e estão defasadas, e só levo a sério quando ver levantamento em todos os Clubes do RJ, especialmente.
Óbvio que o que está precário, tem que ser melhorado, e já está sendo!
Logo, sensacionalismo puro, e o Clube 'paga' por não ter uma Assessoria de Imprensa que defenda o Vasco, nessas horas, e não me refiro à Assessoria de Imprensa do Futebol.
**********
CASO ROMÁRIO:
Me surpreendo ao ver uma matéria com o VP de Futebol falando do caso da dívida do Romário, achava que quem deveria falar é o VP Jurídico.
Talvez, as deficiências de equipe de futebol, devamos falar com o VP Jurídico.
Mas indo ao cerne da questão, alega-se que o documento que o Romário usa pode ser algo 'fabricado'...
Jura?
Agora que descobriram isso?
Em qualquer lugar do mundo, se pediria uma perícia no documento e ao mesmo tempo, se buscaria na Contabilidade do Clube os registros de entrada e saída de tais valores, e as dívidas de salário estariam lançadas no Balanço ano-a-ano.
Ah! Mas não tinha Lei Pelé, e logo, o Clube não tinha Balanços. Legal, né?
E o contrato de mútuo que deveria haver? Cadê?
Registrado em um Cartório de Títulos e Documentos, óbvio...
Não tem nada disso e ainda assim estão deixando o Romário deitar e rolar com uma simples 'declaraçãozinha' (igual a que foi dada um tempo atrás ao Joel Santana com dívidas retroativas)?
Igual a que o Conselho Fiscal anterior deu, assinada pelo seu então Presidente, para que a SVI cobrasse uma dívida do Vasco na Justiça? E a outra das 'eleições irregualres', lembram: Eu lembro...
E não se abre sindicância nos Conselhos do Clube para se apurar tudo isso e punir aos responsáveis pela postura anti-Vasco?
E não se chama aos processos quem assinou tais documentos?
Haja paciência!
Levam p. da Mídia e dos Vascaínos 'mal informados', porque querem!
E tem quem ousa dizer 'Volta, Eurico!' ... aham ... QUÁQUÁQUÁQUÁQUÁ
**********
114º ANIVERSÁRIO DO C.R.VASCO DA GAMA:
Na próxima 3ª feira o nosso amado Clube completa mais um ano de vida, e destaque especial para a solenidade desse mesmo dia e da Sexta Feira (dia 24) na Câmara do Vereadores por iniciativa do nosso Vereador e amigo Roberto Monteiro, autor da Lei do dia do Vasco e dos Vascaínos, que mais uma vez fará uma bela homenagem ao nosso amado Clube.
Ainda em Agosto, completa-se 1 ano do 2º mandato do nosso Presidente Roberto Dinamite, e exceção a parte financeira que vai muito bem conduzida pelo Nélson Rocha, a do Patrimônio esplendorosa pelas mãos do Fred, da área Social pelas mãos do Mussa e do Marketing, agora pelas mãos do Eduardo Machado, juntamente com Fernandão, Manuel Santos e Marcos Blanco, todo o restante do Clube e demais VP's estão merecendo uma reavaliação dos seus trabalhos e continuidade por parte do Presidente Roberto Dinamite, e espero que ocorra brevemente e com preenchimento das vagas estatutariamente ainda abertas de VP's, e isso é 'para ontem', Presidente!
E o mesmo vale para a indicação de novos Beneméritos, já passou da hora e essas indicações estão atrasadíssimas.
**********
HOMENAGEM:
Fica aqui a minha homenagem às passagens de Cavalheiro e Lobarinhas, dois grandes Vascaínos e símbolos do nosso Clube, além do folclórico 'Gato'.
Descansem em paz!
Saudações Vascaínas!
MÁRCIO SANTOS
*Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do SuperVasco.
Fale com o colunista
Últimos Jogos
Fórum VascoOnline
Últimas colunas
Livro Expresso da Vitória
Estatísticas
Performance na temporada:
