Coluna Vitor Roma

Coluna Vitor Roma

Carioca nascido em So Cristvo, do lado de So Janurio, scio do Vasco desde 1988; economista, Mestre em administrao e empresrio. A melhor descrio da sua relao com o Vasco veio das arquibancadas: o Vasco sua vida, sua histria e seu primeiro amigo
03/07/2012 23:43:00

Hora de decidir o que queremos

Olá a todos!

Esta expressão que virou título de coluna eu retirei de um tweet do meu amigo Eduardo Roberty nesta semana, sobre a atual situação do time de futebol do Vasco.

Desde o início do ano eu sou a favor do Vasco manter seu elenco em detrimento de reforços. O time tinha plenas condições de vencer o brasileirão, assim como tinha plenas condições de vencer os quatro torneios que disputou para vencer de um ano para cá. Mantendo o time, a filosofia, o treinador e os salários em dia, seríamos candidatos ao título.

Começamos bem. Mantivemos Éder Luis,Felipe Bastos, Renato Silva e ficamos perto de manter Fágner. Isso me fez até relevar a saída de Alan, de quem sempre fui fã mas que, na prática, não era titular deste time. Mas nesta semana veio o segundo baque, a saída de Rômulo.

Vejam bem, como escrevi no Blog da Colina na semana passada, a venda de Rômulo foi uma golaço da diretoria do Vasco. Voltamos, depois de muitos anos, a vender um jogador nosso, formado na nossa base, de nível de seleção e por preço de mercado. Sem deixarmos dinheiro para trás por causa da nossa penúria de caixa. Isso foi um avanço e tanto, mais um de vários.

Mas se a venda foi correta, ruim está a velocidade de substituição. No ano passado tínhamos excelentes volantes e esta estava longe de ser uma posição problemática. Agora se tornou porque perdemos três dos quatro melhores: Jumar, Alan e Rômulo. Destes, só ficou Nilton.

Então é por isso que concordo quando Roberty diz que é hora de decidirmos o que queremos. Com este time, sem tirar nem pôr, o Vasco tem tudo para fazer um campeonato nacional, quem sabe até conseguir uma classificação para a Libertadores, mas não vai ser campeão.

A prova disso já está aí, no próximo domingo. Com Fágner, Éder Luis e Rodolfo machucados. Com Renato Silva em processo de regularização. Quem joga? Max? Eduardo Costa depois de meses contundido?

O time fica ruim? Não... Temos estas opções, temos Carlos Alberto, temos Barbio, Fabrício... Temos bons juniores subindo, temos alguns jogadores para testarmos (Willian, Pipico e Abuda), temos o bom Tenório voltando... Com certeza temos um bom time, mas não seremos campeões brasileiros.

Eu quero ser campeão brasileiro, e por isso quero que o Vasco reponha suas perdas. Quero um lateral direito reserva para o Fágner e dois volantes: um para ser titular e um para a reserva. Com isso, e mantendo o resto, voltamos a disputar.

Sem isso o mais provável é que façamos um bom campeonato, e só.

Vasco e Ponte

Muita gente já falou sobre este jogo, então vou falar pouco.

Acho ótimo que tenhamos jogado tão mal e mesmo assim vencido o jogo. Porque eu não consigo conceber que o Vasco jogue tão mal assim por dois jogos seguidos. Então se ganhamos jogando deste jeito, é bom sinal.

Mas uma coisa tem que ficar clara: jogando com Felipe, Juninho, Felipe Bastos, Diego Souza e apenas Nilton marcando como deve marcar um volante, não dá. Qualquer time composto por quatro jogadores de meio campo que corram vai dominar o Vasco como a Ponte, que não tem nada de mais, dominou.

E pela mesma razão, Felipe não pode jogar na lateral se o destacado para cobrir suas deficiências for Felipe Bastos, que não é bom marcador.

E tudo isso aí, independe de reforços. Antes Eduardo Costa, meses parado, sem jogar regularmente desde o ano passado, do que Felipe Bastos. Eduardo ao menos guarda posição.

Situação financeira - o programa de sócios

Depois de falar das receitas, da base e de seu impacto sobre as nossas chances de equilibrar as finanças, chegamos a outro calcanhar de Aquiles: nosso programa de sócios.

O Vasco hoje tem cerca de 10.000 sócios pagantes e recebe, pelo que eu sei, pouco mais de 300mil reais por mês do programa de sócios. Isso significa quase 4milhões ano, porque ainda temos o décimo terceiro.

Ontem tive uma discussão em um fórum reservados de amigos vascaínos sobre uma comparação nossa com o Internacional, considerado por todos como todo do melhor programa de sócios do Brasil. Fui atrás dos números disponíveis.

O Internacional teve em 2011 mais de 40milhões de reais em receita social e bilheteria, porque lá o programa de sócios dá direito ao sócio de assistir todos os jogos do time como mandante. Ou seja, não se compara os 40milhões deles com os 4 milhões nossos. Temos que somar nossa bilheteria.

Segundo o balanço do Vasco, faturamos em bilheteria certa de 14milhões de reais durante 2011. E foi um ótimo ano porque disputamos bem todas as competições com exceção da Taça Guanabara. Ou seja, comparamos os 40milhões do Internacional com menos de 20 milhões nossos. São menos 1,8milhões/mês que temos para nos reorganizarmos, contratarmos e pagarmos em dia. Cerca de 50% da nossa folha de pagamento.

Não, eu não acredito que o Vasco um dia terá 100.000 sócios. Nunca acreditei. Não acho que isso faz sentido para nós, ainda mais levando-se em consideração que o sonho de um estádio remodelado o levará a 45mil lugares, e mesmo que estes sejam tomados apenas por sócios, não chegaremos aos 100 mil deles. Existe a diferença de modelo, a diferença cultural, a diferença de espaço no estádio...

Mas imaginemos o Vasco com 30mil sócios, algo plenamente factível. Se mantivermos o mesmo nível de recebimento (sem darmos direito a lugar no estádio e desconsiderando qualquer melhora no programa) passaríamos a ter aproximadamente 7 milhões a mais por ano. Um senhor reforço de caixa que nos aproximaria muito deles, principalmente porque ganhamos bem mais na TV e nos patrocínios.

Mas aí que mora o problema: como chegar a estes 30 mil? É claro que o programa atual tem problemas. Eu discordo quando dizem que ele é horroroso. Ele tem problemas, mas é mediano. Está longe de ser o que merecem os sócios do Vasco, mas também longe de ser o que era antes.

Eu, por exemplo, que sou sócio há muito tempo, vivo uma realidade muito melhor. Antes deste programa eu tinha que ir ao Vasco pagar minha mensalidade todos os meses; se não fosse, ficava atrasado. Pior, se ficasse atrasado, precisava da assinatura do Presidente para regularizar. Então tenho pouco a reclamar deste programa que me dá descontos nos ingressos dos jogos, um dia exclusivo de compras, possibilidade de compra pela internet e direito de voto (que o anterior também dava). Melhorou muito, apesar de ainda não ser bom.

De qualquer forma o que me preocupa mais do que a gestão longe do ideal de um contrato é a postura de parte da torcida do Vasco que vive a reclamar que não é sócio porque "não tem nada em troca".

Bom, eu era sócio com muito menos do que tenho hoje e minha carteirinha já me bastava pelo orgulho que eu tinha dela. Agora as pessoas só se tornam sócias se tiverem algo em troca? Além de votar? Além de comprar seu ingresso com desconto? É para receber do Vasco ou para dar ao Vasco?

Eu já recebi emails de sócios dizendo que deixariam de pagar as mensalidades porque o Vasco havia perdido uma decisão de campeonato. Ou porque acabara de vender um jogador. Ou porque não vetou Péricles Bassols (essa foi incrível)... Desculpem-me, mas para mim isso é incompreensível.

Então, para não me tornar longo, na semana que vem eu volto ao tema do programa de sócios. Programa aliás que está prestes a sofrer modificações consideráveis e ganhar outro caminho.

Mas até lá eu peço que você leia novamente o texto acima e reflita sobre a diferença que VOCÊ pode fazer se tornando sócio do Vasco, ou retomando sua associação desfeita em um momento de raiva típico e compreensível do torcedor.

E parodiando o Presidente mais carismático que já existiu na história do planeta: não pergunte o que o Vasco pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pelo Vasco.

É meio cafona, mas é verdade...

Em tempo

- Idealizador do fundo de investimentos que tem bancado a compra de direitos do Vasco há mais de um ano, Nelson Rocha cada vez mais se destaca como homem forte desta segunda gestão Dinamite. Um pouco do funcionamento deste fundo você entende na reportagem do Supervasco - (http://www.supervasco.com/noticias/aquisicoes-de-direitos-economicos-do-vasco-cresce-431-com-fundo-142984.html). Em breve trago mais novidades sobre o assunto.

-Infelizmente no Vasco quando a suspeita de um filho bonito aparece, mesmo que seja só uma suspeita, aparece um monte de candidato a pai querendo só aparecer e ganhar notoriedade sobre algo. Um repórter mal informado soltou uma informação errada sobre a viagem da nossa diretoria à Europa, ligando-a a uma suposta negociação com a Qatar Foundation, e isso virou uma corrida para assumir "paternidade". Eu estou conversando com a Diretoria do Vasco e prometo trazer a versão oficial desta história aqui na minha coluna, ok? Para esta semana não deu tempo, mas espero que para a próxima eu consiga.

- Grande notícia a subida de Luan, zagueiro dos juniores, para os profissionais. Eu venho dizendo aqui há mais de um ano que este menino tem tudo para ser um craque de bola, e que se tivermos paciência ele chegará longe. Por favor, vamos segurar a onda do moleque quando ele jogar, ele tem tudo para dar certo.

- Em Agosto anunciaremos a construção do nosso CT profissional em Vargem Grande, Rio de Janeiro, junto com o do Botafogo, divididos por um muro. E também neste mês devemos começar a treinar no CFZ, todo reformado para nosso profissional treinar durante as obras do nosso CT. Será muito bom para nosso gramado de São Januário, que está horroroso.


Abraços!


Vitor Roma (@vm_roma)


Acompanhe minhas colunas:


Segundas e quintas feiras: Bola pra quem sabe (www.bolapraquemsabe.com.br)

Quartas feiras: Supervasco (www.supervasco.com)

Sextas feiras: Blog da Colina (www.blogdacolina.com.br)

*Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do SuperVasco.

Fale com o colunista

  Nome:

  Email:

  Estado:

  Cidade: