Futebol

Adeus, Z4! Vasco vence Internacional por 3x1 e deixa a degola

Enfim, uma vitória. Enfim, a torcida pode comemorar um resultado positivo e o fato de ver o Vasco fora da zona de rebaixamento, onde esteve nas últimas quatro rodadas. Em Macaé, os cruz-maltinos empurraram o time, que superou o Internacional por 3 a 1 e interrompeu uma sequência de seis jogos no Brasileiro sem o sabor de uma vitória (além de mais um válido pela Copa do Brasil). Edmílson abriu o placar, e André e Willie, que entraram no decorrer do jogo, completaram o placar para o time de Dorival Júnior, enquanto Jorge Henrique anotou para os gaúchos. No final, teve até grito de 'olé' na arquibancada.

O resultado levou o Vasco aos 28 pontos, na 16ª posição. Três pontos suficientes para empurrar o São Paulo, com 27, para a zona de degola, e tirar o peso das costas dos jogadores. O objetivo agora é manter o ritmo na próxima rodada, quando o rival será o Flamengo, às 16h, no Mané Garrincha. O Colorado parou nos 34 pontos e está sete atrás do Atlético-PR, último time no G-4 (o Atlético-MG, que é o quinto, com 38, está na Libertadores por ser o atual campeão da competição). O time de Dunga chegou à quarta derrota seguida na competição, igualando sua pior série na era dos pontos corridos, que aconteceu no ano passado. No domingo, às 16h, em Caxias do Sul, o espírito é de recuperação contra o Fluminense.

O Moacyrzão, embora não possa ser chamado de casa, cumpriu bem o papel de acolher o Vasco em seu primeiro jogo na história como mandante na arena de Macaé. Os 8.336 pagantes (10.220 presentes, com renda de R$ 127.280,00) ajudaram muito, é fato. O que traz certo conforto, pois o clube cumpre punição de perda de mando de campo em razão da briga de vascaínos com corintianos em Brasília, e precisará jogar pelo menos mais uma vez no Norte Fluminense, contra o Goiás, pela 29ª rodada, no dia 17.

O JOGO

A torcida vascaína chegou junto para apoiar o time em Macaé. Cantou desde o início, mas não sem levar um susto logo de cara. Com a instabilidade que ronda o gol do time, se arrepiou quando Diogo Silva saiu jogando errado e a bola sobrou para Caio. Mas, por sorte, a zaga recuperou bem. Da apreensão à alegria, no entanto, foram apenas dois minutos. A jogada começou com Juninho, que lançou Marlone na direita. O garoto cruzou com precisão e Edmílson se antecipou a Índio para abrir o placar. Explosão na arquibancada.

Os torcedores, empolgados com o bom início, começaram a provocar o adversário e chegaram a D'Alessandro. Provavelmente não foi uma boa ideia. O argentino devolveu com duas belas jogadas. Na primeira, encontrou Kleber na esquerda, e o lateral cruzou com perfeição na cabeça do baixinho Jorge Henrique, que empatou sozinho no meio da zaga - embora Cris tenha feito um bom primeiro tempo no combate direto. Logo depois, deixou Caio na cara de Diogo Silva, mas o atacante desperdiçou.

Quando Dakson sentiu uma lesão e precisou sair, Dorival Júnior decidiu mudar um pouco a disposição tática do time e lançou André. E a coragem foi recompensada, em um momento que de queda de ritmo do Inter no jogo, muito por causa de D'Alessandro, que passou a reclamar muito da arbitragem. André começou com tabela meio sem querer com o rival Ygor, mas depois fez como manda o figurino, um "toma lá, dá cá" com Marlone, que o deixou na cara de Muriel. Frieza, categoria e gol: 2 a 1.

Dunga voltou com Forlán no lugar de Otávio, e o uruguaio armou jogada de perigo logo na primeira vez que tocou na bola. Foi ele que começou o lance que terminou nos pés de Jorge Henrique. O chute, venenoso, só não entrou graças à bela defesa de Diogo Silva. A iniciativa inicial, no entanto, deu falsa impressão sobre o time gaúcho. A dificuldade era grande para armar as jogadas, fugir da linha de marcação. Do outro lado, o Vasco controlava bem as ações. Pelas laterais, especialmente pela direita, com Fagner, tentava surpreender.

Chance clara mesmo, no entanto, o time não conseguia criar. Foi então que Dorival lançou Willie no lugar de Edmilson, para movimentar o ataque. Pouco depois, lançou Sandro Silva no lugar de Juninho - que saiu muito aplaudido - para reforçar a marcação e as roubadas de bola. E novamente a estrela do treinador brilhou. Cris lançou da defesa, André subiu para disputar a bola, e ela sobrou para Willie, que invadiu a área e fez 3 a 1 para o Vasco, aos 35 minutos. Jogo decidido, o reencontro com as vitórias depois de seis partidas, e o time fora da zona de rebaixamento. Enfim.

FICHA TÉCNICA

VASCO 3 X 1 INTERNACIONAL

Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data-Hora: 3/10/2013 – 21h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Público e Renda: 10.220 presentes/R$ 127.280,00
Cartões amarelos: André (VAS) e D'Alessandro, Juan (INT)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Edmílson - 9'/1°T (1-0), Jorge Henrique - 18'/1°T (1-1), André - 42'/1°T (2-1), Willie - 29'/2°T (3-1)

VASCO: Diogo Silva, Fagner, Jomar, Cris e Yotún; Fillipe Soutto, Pedro Ken, Juninho (Sandro Silva - 26'/2°T) e Dakson (André - 27'/1°T); Marlone e Edmilson (Willie - 16'/2°T) – Técnico: Dorival Júnior.

INTERNACIONAL: Muriel, Gabriel, Índio, Juan e Kleber; Ygor (Leandro Damião - 22'/2°T), Willians, Jorge Henrique e D'Alessandro; Otávio (Forlán - intervalo) e Caio (Airton - 27'/2°T) – Técnico: Dunga.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir