Futebol

Adilson: "O Vasco é o time a ser batido"

Chegou o dia de iniciar a caminhada de volta à elite. Em São Januário, a chance de conquistar o título estadual sempre foi encarada com seriedade para por fim a um jejum que já dura 11 anos. Mas o clube sempre deixou claro que a principal meta da temporada 2014 é voltar à principal divisão do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Vasco estreia na Série B com metas, planos e sonhos. Além da pressão extra de ser o time a ser batido na competição.

Segundo o técnico Adilson Batista, o elenco sabe bem a importância da competição. Antes da primeira rodada contra o América-MG, o treinador se reuniu com jogadores para uma explanação. Revelou o que espera do time em número de pontos, vitórias, gols e aproveitamento. As 10 rodadas antes da Copa do Mundo de 2014 são vistas como uma boa oportunidade de largar na frente e já assumir a liderança.

- Já tive essa conversa com os jogadores e mostrei o que queremos. Falamos de aproveitamento, pontuação, vitórias, gols. Mostrei o calendário, os 10 primeiros jogos, as viagens, disse para Martín Silva, Aranda e Montoya que o Brasil é um país grande... Tudo isso, no entanto é feito internamente. Vamos nos empenhar jogo a jogo para alcançar a pontuação que desejamos - frisou o técnico após o treinamento da última sexta-feira.

Na única vez em que disputou a Série B, o Vasco conquistou o título sem problemas. Alcançou 76 pontos e conseguiu a vaga na elite com quatro rodadas de antecedência. O desempenho recente de outros grandes clubes do futebol brasileiro que disputaram a competição é parecido. Atlético-MG, Corinthians, Palmeiras e Grêmio também levaram o título. Dados que, segundo Adilson, fazem do Vasco a equipe a ser batida em 2014.

- É só lembrar dos anos anteriores, de grande que caíram e foram campeões. O próprio Vasco conseguiu uma pontuação elevada. Os adversários se preparam para enfrentar um clube da grandeza do Vasco, jogadores que um dia esperam estar aqui. Temos a consciência de que o Vasco é o time a ser batido. Temos que nos dedicar e fazer por merecer - frisou.

Adilson, aliás, tem experiências recentes na Série B. Dirigiu o Avaí em 2002 e o Figueirense na temporada passada, quando o clube catarinense conseguiu o acesso.

- Posso falar bem porque já disputei essa competição. Mas é diferente trabalhar em um clube que todos vão se preparar para enfrentar. É um torneio mais corrido, faltoso, desgastante, com jogos mais truncados... Todos estão buscando um espaço na Série A. Temos que ter seriedade.
O Vasco inicia a sua caminhada na Série B neste sábado, contra o América-MG, às 16h20 (de Brasília), em São Januário. Por conta de uma punição pela briga de torcedores na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, no jogo contra o Atlético-PR, em Joinville, a partida será realizada com portões fechados. O Cruz-Maltino deve ir a campo com Martín Silva, André Rocha, Luan, Rafael Vaz e Marlon; Aranda, Fellipe Bastos e Douglas; Montoya, Reginaldo e Thalles.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri