Categorias de base

Álvaro Miranda comenta nova metodologia na base do Vasco

A atual gestão do presidente Eurico Miranda ainda não completou um ano à frente do Vasco, mas as mudanças já podem ser notadas nas categorias de base. Com uma metodologia de trabalho que prioriza a parte técnica e valoriza a identificação dos atletas com as cores da instituição, o cruzmaltino vem obtendo sucesso em suas divisões formadoras.

O bom desempenho do sub-20 no Brasileiro e os recentes resultados obtidos pelas categorias sub-15 e sub-17, que conquistaram o primeiro turno do Carioca neste fim de semana, evidenciam o sucesso do trabalho desenvolvido no Futebol Amador, hoje comandado por um competente trio, formado por Álvaro Miranda, Nílson Gonçalves e Isaías Tinoco. 

- A rápida adaptação dos meninos na nova metodologia de trabalho nos deixou bastante felizes. Valorizamos em primeiro lugar a instituição, o comprometimento com o Vasco. Esses dois títulos mostram que estamos no caminho certo. Nossa base voltou a ser forte, mas sabemos que ainda tem muito trabalho pela frente. Estamos resgatando a captação via futsal, algo que sempre deu certo. A prova disso é que a maioria desses jovens que defendem as equipes sub-15 e sub-17 foram descobertos lá atrás através desse processo - afirmou Álvaro Miranda, diretor geral do futebol amador.

Formado em Educação Física e profundo conhecedor das categorias de base, o dirigente participou da formação de Alan Kardec, Alex Teixeira, Allan, Souza e Philippe Coutinho, atletas que hoje fazem sucesso no cenário do futebol. Descobridor de talentos, Álvaro Miranda acredita que a "Fábrica de Craques" voltará a fornecer atletas de qualidade para o profissional em breve.

- Não trabalhamos pensando nos resultados, mas sabemos que com uma formação de qualidade, as conquistas acabam chegando. Temos algumas gerações fortes em nossa base. Estamos preparando jogadores do juvenil, em especial os que já atuam no sub-20, para o profissional. Acreditamos que alguns podem ser incorporados ao time de cima dentro de seis meses ou um ano. Em relação ao grupo infantil, importante lembrar que muitos o consideravam fraco. Os meninos se fecharam na parte coletiva e, aos poucos, o talento individual de cada um foi aparecendo. Posso dizer ao torcedor que o futuro nos reserva coisas boas - declarou o dirigente vascaíno.

Retorno da base para São Januário e parceria com o Tigres do Brasil

São Januário é novamente a casa da base desde o início de 2015. A utilização do estádio não acontece apenas nos dias de jogos. Graças a reforma da Pousada do Almirante, as jovens promessas cruzmaltinas voltaram a morar nas dependências do clube, onde também se alimentam e estudam no Colégio Vasco da Gama O retorno facilita o acompanhamento diário e contribui para o aumento do "espírito vascaíno" em cada um dos jogadores.

Em virtude de uma parceria com o Tigres do Brasil, também vem utilizando desde o início desta temporada o Estádio De Los Larios, localizado em Xerém. A utilização das dependências do clube caxiense, inclusive do centro de treinamento, vem sendo de suma importância para o sucesso do trabalho vascaíno. 

- A parceria com o Tigres é ótima, excelente para o Vasco. Eles nos disponibilizam um centro de treinamento moderno, que possui tudo que é necessário para a realização de um bom dia trabalho. Posso garantir que a base do Vasco possui à sua disposição hoje um local de excelência -  completou Álvaro Miranda.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir