Categorias de base

Álvaro Miranda esclarece polêmica com pai de Bruno Cosendey

O vazamento de um áudio na internet mexeu com os bastidores do time sub-20 do Vasco nos últimos dias. Na conversa, Alexandre Lobo, pai do volante Bruno Cosendey, revelou que o filho está mesmo de malas prontas para o futebol português por empréstimo. Entre os motivos da saída, citou uma suposta desvalorização e criticou a base do clube na figura do técnico dos juniores, Rodney Gonçalves, dizendo que ele teria preterido alguns jogadores criados no Cruz-Maltino para escalar outros, recém contratados, em um suposto esquema. Recentemente, a revelação de 18 anos renovou contrato por mais três temporadas.

A assessoria de imprensa da base do Vasco confirmou a veracidade do áudio. Procurado pelo GloboEsporte.com, Alexandre preferiu não comentar o caso em um primeiro momento. Na declaração gravada, o pai de Cosendey relevou que o destino do filho, em um provável empréstimo de dois anos, estaria entre Porto, Benfica, Braga ou Vitória de Guimarães. Segundo ele, tudo deveria se definido até o dia 30 de agosto.

- Infelizmente tivemos essa sequência de jogos contra o Flamengo, perdemos quatro jogos seguidos, foi ridículo. Estamos tendo vários problemas internos lá. O treinador, tal do Rodney, é muito fraco, fica colocando alguns jogadores de interesses deles, meninos que não são criados na base do Vasco, que vieram de fora. Barrou o Bruno, o Andrey, aí bota eles para jogar 30 minutos só para pode colocar esses outros jogadores como Ikaro, Matheus Isaías, Eduardo não sei do que, Carioca, tudo jogador de esquema dos caras lá. Infelizmente ou felizmente, não sei, isso nos levou para acelerar o processo de ida do Bruno para fora. O Deco (ex-jogador e hoje empresário) está vendo isso e até o dia 30 de agosto, se Deus quiser, estamos indo para Portugal. Tem 4 clubes. Nada definido ainda, mas deve resolver essa semana... tem Porto, Benfica, Braga ou Vitória de Guimarães. Ele está indo emprestado, renovou por três anos e está indo emprestado por dois anos. Não sabemos o que nos espera lá. Mas é isso, o Bruno queria muito jogar no profissional do Vasco, mas o pessoal lá não valorizou, não deram apoio total. E para não jogar no sub-20 e ter que enfrentar treinador muito fraco com políticas erradas lá, a gente preferiu ir embora - disse Alexandre na gravação que vazou.

Vasco lamenta episódio e dirigente garante: ''Não há esquema''

O problema já chegou à diretoria do Vasco, que aponta a recente renovação de contrato como uma prova da valorização do jogador. Ao tomar conhecimento do áudio, o coordenador da base Álvaro Miranda entrou em contato com Alexandre para esclarecer as declarações. Segundo o dirigente, o pai de Cosendey disse que não sabia que a conversa estava sendo gravada. 

- Alexandre me disse que não deu entrevista alguma, que estava na praia e foi enganado. Perguntaram da base do Vasco, ele falou e alguém gravou. Fui cobrá-lo acerca das declarações sobre esquema e falta de valorização. Ele sabe que não é verdade. Renovamos o contrato do Bruno por três anos recentemente. Se não quiséssemos valorizá-lo, era mais fácil mandá-lo embora. É complicado. Ele precisa se responsabilizar pelo que fala. Por mais que não goste de alguém, a pessoa (Rodney) pode se sentir lesada e até entrar com um processo. Os mais prejudicados nessa história são o Alexandre e o Bruno. Fiquei chateado, mas estou tranquilo, não há esquema, nem vou entrar nesse mérito. Mas fica uma situação chata e envolve o nome de outros atletas. Todos se sentem lesados - explicou Álvaro.

Responsável pelas categorias de base do Vasco desde o início do ano, o filho do presidente Eurico Miranda disse que a saída de Cosendey por empréstimo ainda não está confirmada e garantiu que os atletas contratados em 2015 e citados no áudio, casos de Matheus Isaias, Ikaro e Eduardo Melo, além do atacante Emerson Carioca, estão jogando por méritos próprios.

- A questão da proposta é especulativa. Realmente o Deco tem algumas coisas encaminhadas, mas ainda estamos esperando. Acredito que com esse problema as coisas fiquem mais complicadas. Quem está jogando é por mérito. Não estou defendendo ninguém, mas os jogadores que chegaram vieram de clubes grandes. Se bobear, o Bruno foi quem mais jogou esse ano. De dezembro até o início de junho, quando ele quebrou a mão. Agora está voltando naturalmente, foi titular nos últimos dois jogos. Infelizmente faz parte da cultura dos pais achar que o filho tem a obrigação de jogar. Mas só entram 11. Se são bons ou não, a decisão é da comissão técnica. Mas dizer que existe sacanagem e esquema não dá. Por isso liguei para ele para esclarecer o assunto - frisou.

O principal objetivo no momento é proteger o volante da exposição causada pelo vazamento.

- Minha preocupação é tentar proteger esse menino, que tem um futuro promissor e pode ficar marcado ou até ser prejulgado pelos outros. Tenho que mostrar que a instituição, apesar de tudo, vai estar sempre ao lado dele. Bruno não chegou ontem ao Vasco, são nove anos no clube. Mas quem chegou agora não tem culpa de nada também - encerou.

Bruno Cosendey está no Vasco desde 2007 e é apontado como uma das grandes promessas da base vascaína. Em dezembro do ano passado, ele foi o personagem cruz-maltino da série ''Joia 2015''. Titular em grande parte da atual temporada, o volante sofreu uma fratura na mão esquerda em maio. Desde que voltou ao time, tem se alternado entre titular e reserva.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir