Futebol

Análise: o Vasco não dará espetáculo, e torcida precisa entender

Marcados 30 minutos do segundo tempo, o Vasco recuou. Jogava em casa contra o Atlético-GO, penúltimo colocado, vencia por 1 a 0 e não quis correr riscos. Deu a bola ao time goiano, cerrou suas fileiras e administrou o resultado. Na arquibancada, houve quem chiasse. Mas não é um absurdo compreender a postura do time.

O Vasco deste Campeonato Brasileiro será, em condições normais, assim: competitivo, mas sem possibilidade de dar espetáculo. Os fatores são vários: o trabalho desenvolvido por Milton Mendes é incipiente; o próprio treinador não tem este perfil ofensivo; o elenco não permite maior ousadia. 

 Milton costuma dividir as etapas de trabalho: construção, assimilação e execução. Para ele, após pouco mais de três meses, o time ainda está no primeiro nível. Depois de três semanas de intertemporada antes do Brasileiro, ele viu o tempo de treino tolhido pelo calendário, com dois jogos por semana.

- Jogamos com inteligência, já que a equipe ainda não está fazendo o que se pretende. Há três semanas que só estamos recuperando os jogadores, sem tempo de treinar – argumentou o treinador.

Diferença de pensamento

A inteligência a que se refere Milton tem muito a ver com a parte estratégica. O recuo do Vasco contra o Atlético foi consciente, uma forma de se proteger. As mudanças para os jogos fora de casa entram também nesta tentativa do técnico de contrapor o oponente. O treinador vê nisso uma virtude.

As vitórias magras sobre Avaí e Atlético-GO em São Januário não convenceram a torcida. Mas Milton tem outro olhar. Para ele, o Vasco controlou as duas partidas e pouco foi ameaçado. Enquanto as pessoas na arquibancada veem o ataque primeiro, a prioridade do treinador é a segurança da equipe, a partir de trás.

Esta diferença de pensamento rende os primeiros chiados dos torcedores, ainda não contentes com a performance do time. Mas o Vasco será pragmático. É possível exigir mais? O elenco cruz-maltino não é dos mais fartos e conta com muitos jovens que ainda vão oscilar. Milton quer usar as peças à disposição de forma a encorpar o time o suficiente para ser competitivo.

Se a torcida entender a limitação do time, como compreendeu que precisa lotar São Januário a cada partida, o caminho para uma boa campanha será mais tranquilo. E cada 1 a 0 será comemorado como goleada. 

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário