Clube

Aos 38 anos, Zé Maria, ex-Vasco, pendura as chuteiras e vira empresário

José Marcelo Ferreira é um daqueles casos que vestiu várias vezes a camisa da Seleção Brasileira. Em cinco anos, foram 46 partidas com a amarelinha, mas nenhuma Copa do Mundo disputada. Aos 36 anos recém-completados (faz aniversário em 25 de julho), o ex-lateral-direito Zé Maria decidiu abandonar o futebol após sua última passagem pela Portuguesa, em 2008, e virou empresário.

Recentemente, o ex-jogador inaugurou uma rede de auto-lanche chamada Mister Zio. A reportagem do Futebol Interior, inclusive, esteve presente na inauguração e arrancou de Zé Maria a sua profissão, quem sabe, num futuro próximo.

\"Realizei um curso de treinador na Itália e já estou fazendo outro. Quando a gente (jogadores) pára de atuar não pode ficar parado e precisamos encontrar algo. Ser treinador é um sonho que pretendo realizar em breve\", afirmou o jogador, cuja trajetória no futebol começo no início da década de 90.

Marcado na Lusa
Zé Maria nasceu em Oeiras, no Piauí, mas foi revelado nas categorias de base da Portuguesa, em 1993. Passou alguns mess emprestado ao Sergipe, onde conquistou seu primeiro título: o Campeonato Sergipano de 93. Um ano depois, defendeu a Ponte Preta, antes de acertar seu retorno à Lusa.

Foi no Canindé que viveu os melhores momentos de sua carreira. Por lá, conquistou a Bola da Prata da revista Placar, em 1995, e fez parte do time vice-campeão brasileiro de 96 e se valorizou, tanto que passou a receber oportunidades na Seleção Brasileira, treinada à época por Zagallo.

Sua estreia foi em 12 de janeiro de 96, em amistoso contra o Canadá. Pela Seleção, foi campeão pré-olímpico em 96, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta, também em 96, campeão da Copa América e da Copa das Confederações, em 97.

Mesmo com tantas partidas pela Seleção, o lateral foi preterido após atuação ruim na Copa Ouro de 98 e ficou fora do Mundial da França. Quem entrou em seu lugar foi Zé Carlos, destaque do São Paulo no Paulistão e que chegou a substituir Cafu na semifinal contra a Holanda.

Recomeço
Após deixar a Lusa, no final de 96, Zé Maria passou rapidamente pelo Flamengo e teve sua primeira chance no futebol europeu, com a camisa do Parma. O lateral, porém, foi repatriado no início de 99, para vestir a camisa do Vasco, onde foi campeão do Rio-São Paulo daquele ano. No segundo semestre, defendeu o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari, mas ficou pouco tempo no Palestra Itália.

Em 2000, Zé Maria defendeu o Cruzeiro e ajudou na conquista da Copa do Brasil, em cima do São Paulo. Voltou ao futebol italiano no segundo semestre, para jogar pelo Perugia. Lá, ganhou destaque e voltou a ser chamado para a Seleção Brasileira, agora dirigida por Emerson Leão.

Foi titular no fiasco da Copa das Confederações, em que o Brasil ficou em quarto lugar, após derrota para a Austrália. Esta foi a última partida de Zé Maria com a camisa da Seleção, o que o fez concentrar-se em sua carreira no futebol europeu.

Fase final
O lateral vestiu ainda as camisas da Inter de Milão (2004-06), Levante (2006-2007) e Sheffield United (2007-2008). No início de 2008, foi contratado pela Portuguesa para disputar o Campeonato Paulista e o Brasileirão, mas foi atrapalhado pelas lesões e rescindiu seu contrato em abril, antes do torneio nacional começar.

Agradecemos ao nosso leitor Gabriel Pereira pelo envio da matéria. Clique aqui e envie a sua!

Fonte: Futebol Interior
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário