Futebol

Apesar da liderança, Vasco vem decepcionando torcida nos últimos jogos

Sem vencer há quatro jogos - três empates na Série B e uma derrota na Copa do Brasil -, o Vasco vem frustrando seus torcedores por causa do desempenho apresentado em campo. O jogo com o Santos, com o placar de 3 a 1, evidenciou uma diferença técnica entre as equipes. Mas o que realmente incomoda a torcida são as atuações diante de adversários fracos da Segunda Divisão, como foram os casos do lanterna Sampaio Corrêa e do penúltimo colocado Tupi-MG. 

No sábado, o empate com sabor amargo por 2 a 2 com o Tupi, em Juiz de Fora, mostrou um Vasco com muitos espaços no meio-campo, ainda que Andrezinho venha sendo o jogador mais lúcido da equipe, e suscetível às bolas paradas adversárias. No primeiro gol do time mineiro, uma bobeada na saída de bola permite a finalização. No segundo, a defesa perde na subida após um cruzamento. O mesmo que aconteceu no gol de Renato, pelo Santos.

A queda de rendimento do time condiz também com a queda de Nenê. Desde que se recuperou da fibrose na coxa, o camisa 10 não conseguiu repetir o bom desempenho da primeira temporada. Isso refletiu na equipe. Sem Nenê inspirado para ocupar espaços da maneira correta no meio-campo, Andrezinho fica sobrecarregado. Acaba tendo que voltar para ajudar na marcação e dar qualidade à saída de bola, além de criar as jogadas do meio.

Foi o que aconteceu contra o Tupi. Ao lado de Andrezinho no losango, pela direita, Fellype Gabriel estreou ainda com ritmo lento. Jogou por quase 60 minutos, mas sentiu a falta de força. Vale lembrar que foi a primeira partida do meia em praticamente 10 meses - a última havia sido quando ele estava no Palmeiras, em setembro de 2015, contra o próprio Vasco.

Como a comissão técnica, em decisão tomada junto ao gerente científico Alex Evangelista, resolveu poupar Nenê e fazer um trabalho específico de fortalecimento e prevenção com o camisa 10, Éderson assumiu a função do meia diante do Tupi. Mas teve certas dificuldades e acabou caindo mais pela esquerda, sem dar o efeito necessário no meio. A volta de Leandrão como centroavante foi pouco efetiva, e o ataque deixou a desejar.

Tanto que Luan foi quem encheu os olhos do torcedor ao marcar um golaço após deixar dois adversários para trás. Quanto à lateral direita, parece que será difícil para Madson manter sua titularidade absoluta. Yago Pikachu assumiu a vaga e deu qualidade ofensiva ao setor. Quando o meio se encaixar, ele pode ser peça fundamental para as jogadas na direita.

A boa surpresa ficou por conta do jovem volante Douglas Luiz, colocado por Jorginho pela primeira vez e elogiado após o jogo. Ele mostrou personalidade, partiu para cima, brigou com consciência pela bola e ainda finalizou no fim, em chute bem defendido pelo goleiro adversário. 

Até terça-feira, quando o time enfrenta o Vila Nova em São Januário, além de achar um substituto para o importante Andrezinho, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Jorginho terá que conversar e alertar o seu grupo sobre as bolas paradas do adversário. Enquanto isso, a gordura do líder permanece, após uma certa dieta arriscada. 

O Vasco é líder da Série B, com 41 pontos, quatro a mais do que o segundo colocado Atlético-GO. Na terça, recebe o Vila Nova em São Januário, pela 22ª rodada, às 20h30 (de Brasília).

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir