Futebol

Apesar de segurança ser maior, lucro dos jogos no Maracanã se torna baixo

O Vasco enche o peito de orgulho de São Januário, mas não é de hoje que recorre ao Maracanã em situações mais delicadas. Neste sábado, às 17h, enfrenta o Coritiba no estádio de duas finais de Copa do Mundo para garantir que tudo dê certo: em campo e também fora dele.

A meta é evitar que o clima eleitoral em ebulição no clube cause qualquer problema — a confusão entre torcedores na partida contra o Flamengo teve fundo político, acredita a diretoria. Sendo assim, o Vasco optou por levar os próximos jogos para o Maracanã, onde é mais fácil a polícia manter a segurança, tanto nas arquibancadas quanto nos arredores do estádio.

Depois do clássico contra o Botafogo e do jogo de hoje, contra o Coritiba, o Vasco voltará ao estádio para enfrentar o Flamengo no próximo sábado e, em 5 de novembro, contra o Vitória, dois dias antes da eleição vascaína.

No passado recente, sempre que precisou de arrancadas, o Vasco jogou no Maracanã. Foi assim nas tentativas de fugir do rebaixamento em 2013 e em 2015. A estratégia é usada ainda quando a pressão de São Januário tem efeito contrário sobre o time.

ANDERSON MARTINS JOGA

Desta vez, a ascensão em andamento mira objetivo bem mais nobre: a Libertadores. São cinco jogos sem perder, três vitórias seguidas e a certeza de ficar no G-7 ao menos até segunda-feira — quando o Botafogo enfrentará o líder Corinthians — se vencer o Coritiba.

O Maracanã pode até ser bom em termos de segurança e de desempenho do time, mas na parte financeira, com aluguel cobrado, o estádio está longe de representar uma vantagem para o Vasco. Para se ter uma ideia, o clube teve lucro de apenas R$ 38 mil contra o Botafogo, quando a renda foi de R$ 1.063.215,00 e o público pagante, 27.424 pessoas.

Os gastos são elevados para jogar no Maracanã desde que a concessionária que o administra decidiu abrir mão da gestão do estádio. Hoje, a expectativa é de uma arrecadação um pouco maior. Afinal, foram vendidos 22 mil ingressos até ontem.

O técnico Zé Ricardo está confiante de que o apoio da torcida fará diferença. Ele conta também com o zagueiro Anderson Martins, já recuperado de lesão.

Vasco: Martín Silva, Madson, Breno, Anderson Martins e Ramon; Jean, Wellington, Yago Pikachu, Mateus Vital e Nenê; Andrés Ríos.

Coritiba: Wilson, Léo, Cleber Reis, Werley e Carleto; Jonas, Alan Santos, Matheus Galdezani e Longuine; Rildo e Henrique Almeida.

Fonte: O Globo Online
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri