Futebol

Após 30 dias de férias, o elenco do Vasco se reapresenta nesta quarta (3)

Após 30 dias de férias, o elenco do Vasco se reapresenta nesta quarta-feira, em São Januário, para dar o pontapé inicial do trabalho em 2018. A partir de quinta, as atividades estão programadas para o antigo CT que pertencia a Zico e foi comprado por Vagner Love e pelo empresário Evandro Ferreira, em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio de janeiro.

Zé Ricardo fará sua primeira pré-temporada com o time do Vasco (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)

Apenas dois reforços foram confirmados até agora, o meia-atacante Rildo, ex-Coritiba, e o volante Leandro Desábato, ex-Vélez Sarsfield.

Veja a agenda do Vasco em 2018:

Campeonato Carioca

A estreia cruz-maltina na Taça Guanabara será no dia 17 de janeiro, em casa, contra o Bangu. No grupo B ainda estão Flamengo, Nova Iguaçu e Volta Redonda. O clássico contra o Fla será três dias antes da estreia na Libertadores. Ou seja, o técnico Zé Ricardo já terá que tomar uma decisão importante, a de utilizar ou não sua força máxima contra o rival.

17/01 - Vasco x Bangu - São Januário
21/01 - Vasco x Nova Iguaçu - São Januário
28/01 - Flamengo x Vasco - local a definir

Taça Libertadores

A primeira batalha pela fase preliminar - eliminatória - será no dia 31 de janeiro, fora de casa, contra os chilenos do Universidad de Concepcíon. O jogo da volta será na semana seguinte, em São Januário. O adversário tem apenas 23 anos de fundação e pouquíssima experiência na competição. Se passar, o Vasco pega Jorge Wilstermann, Oriente Petrolero ou Universitario-PER.

Caso consiga avançar até a fase de grupos, o Vasco entrará no 3, ao lado de Cruzeiro, Universidad de Chile e Racing-ARG.

31/01 - Universidad de Concepcíon x Vasco - Chile
07/02 - Vasco x Universidad de Concepcíon - São Januário

Campeonato Brasileiro

A primeira rodada da competição está marcada para o dia 15 de abril – a tabela ainda não foi divulgada pela CBF. Sétimo colocado na última edição, o Vasco terá a missão de se manter no grupo dos clubes que brigam pela classificação para Libertadores. A disputa será paralisada de 13 de junho, um dia antes do início da Copa da Rússia, a 18 de julho. São 20 times na Série A.

Copa do Brasil

A CBF pagará no total R$ 68,7 milhões ao campeão desse torneio em 2018. Por estar na Libertadores, o Vasco entrará nas oitavas de final, entre o fim de abril e o início de maio. A primeira das quatro fases iniciais – com 80 times, sem a equipe cruz-maltina – começará no fim de janeiro. E a finalíssima será no dia 17 de outubro.

Análise: Fred Huber, repórter setorista do Vasco

O Vasco ainda não conseguiu se reforçar à altura do desafio que terá neste início de temporada, a disputa da fase preliminar da Libertadores. Rildo e Desábato têm chance de lutar pelo posto de titular e podem ser úteis no esquema idealizado pelo técnico Zé Ricardo. Em princípio, Galhardo deve ser apenas mais uma opção para o meio de campo. Mas ainda falta bastante.

A principal preocupação agora precisa ser reforçar a defesa e não repetir o que aconteceu no início do Brasileiro do ano passado, quando o time iniciou a competição com pouquíssimas opções para zaga. Para 2018, por enquanto, estão disponíveis apenas Anderson Martins, Breno e o jovem Ricardo. Paulão, Rafael Marques e Lucas Rocha deixam o clube. Jomar não está nos planos, pelo menos por enquanto.

Confira a Central do Mercado

A situação é parecida nas laterais, já que Gilberto foi embora e Ramon ainda levará quatro meses para se recuperar da cirurgia no joelho. Com pouco tempo até a estreia na Libertadores, a tendência é que Zé Ricardo não mexa muito na base do time até o duelo com os chilenos. Será um Vasco ainda com cara de 2017, mas provavelmente com o reforço de Luis Fabiano, que pouco jogou na reta final do último ano.

Elenco que inicia a temporada:

Goleiros:

Gabriel Félix, João Pedro e Martín Silva

Zagueiros:

Anderson Martins, Breno e Ricardo

Laterais:

Alan Cardoso, Henrique, Madson e Yago Pikachu

Meio-campo

Andrey, Bruno Cosendey, Bruno Paulista, Evander, Guilherme, Leandro Desábato, Mateus Vital, Nenê, Thiago Galhardo (ainda não foi confirmado oficialmente), Wagner e Wellington

Atacantes:
Andrés Rios, Caio Monteiro, Kelvin, Luis Fabiano, Paulinho, Paulo Vitor e Rildo.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir