Futebol

Árbitro de vídeo não será utilizado nas fases iniciais da Libertadores

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) ainda não tem ideia de quando usará o árbitro de vídeo na Libertadores-2018, depois de estrear a tecnologia em seis partidas no torneio realizado ano passado. O blog apurou que a entidade já descartou o uso nas três fases preliminares, com início agora em janeiro, e na de grupos, que começa no fim de fevereiro, e trabalha para tentar viabilizá-la a partir das oitavas de final. Mas não é fácil.

No regulamento da Libertadores, aprovado pelos clubes no fim de dezembro, lá no artigo 165 a Conmebol escreveu que ''fica aberta a possibilidade de usar a tecnologia VAR (árbitro assistente de vídeo, com sigla em inglês). A Conmebol poderá usar a tecnologia em qualquer etapa do torneio''.

O principal problema para a utilização do VAR é que nem todos os estádios teriam estrutura para receber câmeras e equipamentos, explicou a entidade a cartolas de alguns clubes mês passado, no Paraguai. Isso poderia acarretar uma situação em que somente alguns jogos das primeiras fases teriam a tecnologia, o que beneficiaria algumas equipes que teriam erros de arbitragem corrigidos, enquanto outras não.

Alguns exemplos de falta de estrutura foram usados, como o pequeno Delfin, clube equatoriano que estreará na Libertadores e tem um pequeno estádio para 17 mil pessoas na cidade de Manta, litoral do Equador. Quem conhece o campo disse ser complicado a instalação de equipamentos para um uso eficaz do VAR – o Delfin está no Grupo 2 ao lado de Atlético Nacional-COL, Colo Colo-CHI e Bolívar-BOL.

Há também a questão financeira. A Conmebol não divulga qual seria o custo para a utilização do árbitro assistente nas 156 partidas da competição, mas o valor é bem alto. Se o árbitro de vídeo for usado somente a partir das oitavas de final, como se trabalha no momento, esse número cai para 30 partidas, considerado financeiramente mais viável pela entidade.

Outro ponto é que a partir das oitavas a exigência técnica para estádios fica maior, sendo mais fácil implantar a tecnologia. Por exemplo: se passar da fase de grupos, o Delfin não poderá mandar partidas em seu campo, pois a capacidade mínima a partir dessa fase é de 20 mil espectadores.

A Conmebol prometeu aos clubes uma posição até o início da fase de grupos. Há quem seja favorável de definir já que se use a tecnologia somente nas semifinais e final, como ocorreu em 2017. Os jogos entre Grêmio x Barcelona-EQU e Lanús-ARG x River Plate-ARG, e a decisão Grêmio x Lanús, estreou a tecnologia em torneios sul-americanos, mas teve problemas.

No confronto entre argentinos, por exemplo, o River reclamou que o sistema não foi usado em um lance duvidoso a seu favor, somente para o rival. Há orientação para que somente o árbitro possa pedir a revisão, os clubes não têm esse direito como em outras modalidades. 

Oito times brasileiros estarão na disputa da Libertadores-2018: Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e Santos entram direto na fase de grupos, e Vasco e Chapecoense estreiam antes, na segunda fase preliminar.

Fonte: Blog do Marcel Rizzo - UOL
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir