Futebol

Árbitros passam por concentração antes da final entre Vasco e Botafogo

Definidos para as decisões do Campeonato Carioca, os trios de arbitragem já têm um planejamento estabelecido para não comprometerem o resultado final dos jogos entre Vasco e Botafogo. Desde 2009, a Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro leva os profissionais para concentração, que serve de preparação física e, principalmente, técnica. Esse ano, por exemplo, eles também vão estudar o posicionamento tático e comportamento das duas equipes. 

- O objetivo (da concentração) é de manter o árbitro ficado e comprometido com a função que ele vai desempenhar no domingo. Facilita bastante. Ele precisa entender de que forma o Vasco defende, por exemplo. Precisa entender se utiliza mais o lado esquerdo. Tudo é fundamental para que tenha um conhecimento prévio e se posicione da melhor forma. Há todo um aspecto que precisa ser observados. Aspectos de posicionamento, tática, como se comportam dentro de campo... Tudo é debatido para o árbitro ter conhecimento na hora do jogo - disse Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro. 

Dentro do planejamento feito está a utilização de vídeos com lances duvidosos, que podem aparecer na decisão. Para isso, são destacadas imagens com erros e acertos para serem mostradas e discutidas entre eles. 

- Temos uma ilha de edição que usamos ao longo da competição para registrar e gravar todos os erros e acertos dos jogos. Até os de menor expressão. Pegamos lances de impedimento, mão na bola e apresentação de cartões, por exemplo. Editamos e fazemos uma apresentação para corrigir e qualificar os árbitros para a final. É um procedimento feito no sentido de dar ao árbitro a preparação técnica adequada de conhecimento tático dos jogadores em campo. 

Além do árbitro Wagner Nascimento Magalhães, o trio da partida do próximo domingo contará ainda com os auxiliares Luiz Cláudio Regazzone e Silbert Faria Sisquim. Para o confronto decisivo, Leonardo Cavaleiro, que apitou as duas vitórias do Vasco sobre o Flamengo, em São Januário e Manaus, será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Dibert Pedrosa Moisés. 

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir