Outros Esportes

Arena da Barra pode receber mais jogos de clubes cariocas

Arrendada pela iniciativa privada desde o fim dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a Arena da Barra transformou-se em um palco multiuso. É uma das casas do UFC no Rio de Janeiro, recebeu por duas vezes o NBA Global Games, a final do Intercontinental de basquete com o título do Flamengo e até decisões do Novo Basquete Brasil. Nos últimos anos, porém, é cada vez menor a presença dos clubes cariocas no único ginásio de grande porte da cidade, já que o Maracanãzinho segue com o imbróglio envolvendo o Governo do Rio e a Odebrecht, e as arenas olímpicas ainda não foram disponibilizadas. A agenda do local, contudo, segue cheia. São shows, eventos comerciais e até formaturas. Mas a GL Events, empresa francesa responsável pela gestão do espaço, pretende receber mais vezes o basquete de Flamengo e Vasco, e os times de vôlei do Rio de Janeiro e Fluminense. Para isso, negocia condições especiais com os clubes.

- Tudo que pudermos acomodar dentro do calendário da arena será tentado. Para isso, estamos conversando com todos os clubes do Rio de Janeiro. Com o Flamengo, o Vasco, o Fluminense e o Rio de Janeiro. Queremos mais jogos de vôlei e basquete na agenda da arena, que é cheia de outras ações também. Para isso, estamos estudando negociações especiais e diminuindo literalmente a nossa margem de lucro, para que a arena possa se tornar viável para os clubes - explicou a diretora regional da GL Events, Milena Palumbo.

O grande "vilão" da Arena da Barra é justamente o seu maior diferencial. O local é climatizado e por isso traz um grande conforto para o torcedor, principalmente no Verão do Rio de Janeiro. A GL não abre valores, mas o custo por hora do ar condicionado fica na casa de R$ 12 mil, fora os valores de equipe nos dias de jogos, limpeza, manutenção predial, hidráulica, funcionários e os custos do aluguel do equipamento para as equipes jogarem lá. Todo o somatório, conforme o GloboEsporte.com mostrou em matéria anterior, podem chegar a quase R$ 150 mil.

- O grande vilão de tudo se chama energia elétrica. Posso até fazer um valor extremamente baixo, mas sem climatização. Ao mesmo tempo que é o grande vilão, é o diferencial. O nosso esforço é a energia elétrica. Estamos estudando com o pessoal do vôlei e do basquete diminuição nos horários do ar condicionado e diminuição de custo nosso. Os nossos custos de energia elétrica em relação ao redor do mundo, onde temos outros 41 centros, é 50% maior. Lá fora são pavilhões e arenas com calefação até. Fazer isso é caro e mesmo assim estamos com preço muito mais caro - conta Milena.

A ideia da GL é trabalhar a logística dos eventos para que a operação possa ficar mais em conta para todos os interessados em jogar lá. A empresa percebe uma grande oportunidade de mercado com o número de condomínios e torcedores que moram ao redor da arena, mas que hoje não podem consumir eventos esportivos dentro de uma agenda constante.

- A ideia é ter início, meio e fim do jogo com período menor, para gastar menos com o ar condicionado. Estamos abrindo os custos de operação para mostrar que não temos nenhum ganho nisso e sim apenas custos de operação. Estamos tirando margem de lucro para que se torne viável. Podemos ter a abertura do portão mais próximo do horário do jogo. Estamos vendo qual logística pode ser feita para minimizar isso - esclarece a diretora, dizendo que o basquete do Flamengo pode desembarcar na arena em fevereiro e o vôlei do Rio de Janeiro em março.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário