Futebol

Arnaldo sobre erro da súmula do árbitro da final: 'Desculpa esfarrapada'

A arbitragem voltou a ser no domingo protagonista de uma partida de futebol, e até mesmo o título de campeão estadual que o Flamengo levou ficou em segundo plano. O fato é que, aos 45 minutos do segundo tempo, o time rubro-negro marcou um gol irregular que foi validado e lhe garantiu a taça diante do Vasco, no Maracanã. Mas não parou por aí. Na súmula, o árbitro Marcelo de Lima Henrique colocou Nixon como autor do gol, que na verdade foi marcado por Márcio Araújo.

No “Bem, Amigos”, o comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho criticou a informação colocada no domingo, e diz que o fato teria ocorrido para servir de desculpa ao erro no lance.

- Depois de terminado o jogo, acalma, vai para o vestiário, e todo mundo no Maracanã sabe que é o Márcio (o autor do gol), o placar deu Márcio, os árbitros reservas, que eram dois, viram que era o Márcio, o policiamento viu, o delegado viu, todo mundo viu que era o Márcio, e aí o árbitro bota na súmula que é gol do Nixon. É uma desculpa esfarrapada Marcelo. Você apitou muito bem, apitou com a faca nos dentes porque o que fizeram no domingo anterior, com o Rodrigo (Nunes de Sá), foi muito ruim, e você entrou com gana no jogo. Expulsou exageradamente o Chicão e o lateral-direito (André Rocha) do Vasco, o amarelo até cabia, mas até aceito que tenha expulsado, é até melhor pecar pelo excesso que pela omissão. Você segurou o jogo, o pessoal te respeita, você é um dos melhores árbitros do futebol carioca e do Brasil, então você não precisa depois arrumar uma desculpa para uma falha, uma falha que acontece. Agora, botar na súmula Nixon, isso é uma desculpa esfarrapada - afirmou o ex-árbitro.

Quando o Vasco vencia por 1 a 0 e ficava com o título, o Flamengo teve um escanteio a seu favor aos 45 minutos do segundo tempo. Pelo lado direito do ataque, Léo Moura cobrou na área e Wallace cabeceou no travessão, mas a bola quicou sobre a linha, passou por Martín Silva, e Márcio Araújo, em impedimento, empatou. Mas Nixon estava no lance e, se tivesse feito o gol, poderia “absolver” a decisão do auxiliar Luiz Antônio Muniz de Oliveira de não marcar o impedimento.

- No escanteio não tem impedimento, mas o que conta é a segunda jogada, a cabeçada, que caracterizou o impedimento. O bandeirinha não "fotografou" o lance. Quando a bola bateu na trave, ele já tinha perdido a imagem do impedimento. Na posição em que ele estava era impossível ver (se foi o Nixon ou o Márcio). O lance é dificílimo, porque se ele levanta a bandeira e o Nixon faz o gol é imperdoável. Entende-se o erro, porque ele não tinha certeza de quem fez o gol - explicou Arnaldo.

Antes último bloco do Bem, Amigos!, o árbitro da final entre Flamengo e Vasco entrou em contato com o comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho, através de uma mensagem de texto, e informou que irá corrigir a informação da súmula.

Em nota oficial, o presidente da Comissão de Arbitragem da Ferj, Jorge Rabello, afirmou que o gol foi "equivocadamente atribuído ao atleta Nixon".

Fonte: SPORTV
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário