Imprensa

As boas notícias do Vasco após vitória sobre o Cuiabá; análise

Os quase 30 minutos de pressão do Cuiabá no segundo tempo certamente gelaram a espinha do torcedor cruz-maltino que assistia ao que seria a vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o time mato-grossense, em plena Arena Pantanal. Mas a tarde não seguiu o mesmo roteiro do empate contra o Goiás, na rodada passada — terminando ainda com um golaço de Orellano — e o cruz-maltino volta ao Rio vivo na briga contra o rebaixamento e com um pouco mais de confiança para o clássico contra o Botafogo, na próxima segunda-feira, em São Januário.

A rodada também ajudou muito. Agora, o time tem 34 pontos, a três dos primeiros clubes fora da zona de rebaixamento, Cruzeiro — que perdeu para o São Paulo — e Santos. O próprio Goiás, derrotado Bragantino, voltou a ser ultrapassado, com o Vasco assumindo a 17ª colocação. Independente das condições, o triunfo na Arena Pantanal foi vital para manter curta a distância para fora do Z4 a sete rodadas do fim do Brasileirão.

— Estamos lutando e vamos lutando até o final. Essa vitória vai dar confiança até o último jogo. Vai ser difícil para todos os adversários que nos enfrentarem, porque vamos dar a vida — afirmou o técnico Ramón Díaz após a partida.

Sem Vegetti, seu principal jogador de ataque, suspenso após expulsão contra o Goiás, o Vasco penou sem um atacante com perfil de referência no jogo aéreo. O também centroavante Sebastián Ferreira, escolhido como substituto, não fazia bom jogo até a participação no primeiro gol, que foi seu último ato na partida.

Ramón optou por iniciar sem Payet entre os titulares e com dois pontas de velocidade, Gabriel Pec e Erick Marcus. O que se viu foi um festival de cruzamentos sem muito perigo, que normalmente iam de um lado a outro. Nesse cenário, Ferreira pouco aparecia, com dificuldades para impor presença na área. O cruz-maltino também sentiu falta de Léo, barrado para a entrada de Maicon, e perdeu poder de saída de bola.

Foi um primeiro tempo muito ruim das duas equipes, que sofreram com o calor e pouco conseguiram criar ou aplicar intensidade.

O gol do Vasco, no início do segundo tempo, envolveu Praxedes e Sebas Ferreira. O meia chutou mascado uma rebatida da defesa do Cuiabá e acabou encontrando o atacante paraguaio, que acertou a trave. No rebote, Gabriel Pec encerrou um jejum que durava desde setembro para a abrir o placar. O lance ficou marcado por uma checagem confusa do VAR, que levou cinco minutos e exibiu ângulos pouco claros. A conclusão foi que Pitta dava condição a Sebastián na jogada.

Foto: Leandro Amorim/VascoSebastián Ferreira
Sebastián Ferreira

Após o gol, mesmo com as entradas de Payet e de Alex Teixeira, o Vasco mostrou que a frustração em Goiânia ainda fazia eco e foi empurrado para trás pelo Cuiabá, que abusou das jogadas aéreas, enquanto o cruz-maltino tinha dificuldades para contra-atacar.

A outra boa notícia veio no último contra-golpe vascaíno. Orellano, contratação mais cara da temporada e que vinha em péssimo momento, de críticas e perda de espaço, deu a volta por cima. Fez um golaço, tirando três defensores do Cuiabá de uma vez da jogada e marcando seu primeiro gol pelo clube.

Fonte: Agência O Globo
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário