Outros Esportes

Atletismo: Conheça Solange Chagas, uma história de 40 anos no Vasco

Quarenta anos de Club de Regatas Vasco da Gama. Uma vida dedicada ao atletismo, não apenas dentro das pistas como fora delas também. Esta é Solange Chagas do Valle, de 53 anos, atual Coordenadora Técnica de Atletismo do Vasco.

Ela está em São Januário desde 1965, quando ainda era atleta, e viu muitos competidores de nome passarem pelo clube. Hoje em dia, lamenta que os governantes dão pouco apoio para o atletismo carioca e brasileiro. Segundo ela, o atleta no Brasil já é campeão por natureza, mas que se tivesse o mesmo investimento dos outros países, certamente teríamos mais medalhas em Olimpíadas.

Solange explicou ao Site Oficial do Vasco sobre sua entrada no atletismo vascaíno:

\"Cheguei no Vasco por volta de 1965. Naquela época, Vasco, Flamengo e Fluminense tinham pistas de atletismo. A minha primeira competição foi no estádio do rival, e o Vasco foi campeão no Infantil\", contou a pé quente.

Trazendo boas recordações à tona, Solange seguiu falando daquela época:

\"Dali pra frente passamos a ganhar a competição de nível mais alto do país: o Troféu Brasil de Atletismo. Neste torneio o Vasco da Gama tem história, tivemos grandes atletas olímpicos competindo pelo Vasco, tais como: Adhemar Ferreira da Silva, Nélson Prudêncio e outros que tiveram escola no Vasco. No atletismo feminino éramos imbatíveis no país. Vencíamos não só os estaduais em todas as categorias, como também o Troféu Brasil. Disputávamos várias competições internacionais como atletas do Vasco\", lembrou.

A atual coordenadora do Vasco comentou sobre sua fase pós-atleta:

\"Já com viagem marcada para o Pan-Americano de 1975, tive uma ruptura de ligamentos que me afastou das pistas. Havia começado a fazer faculdade na UERJ, e passei a fazer um trabalho paralelo de atletismo com o falecido Antonio Cunha, Vice-Presidente de Atletismo do Vasco. Ele me chamou para ser técnica da equipe, juntamente com o Carlos Alberto Cavalheiro (filho do ex-goleiro e atual Presidente do Conselho de Beneméritos) e Francisco de Carvalho (Chiquinho da Mangueira, atual Secretário de Esportes do Governo Estadual). Na primeira oportunidade fizemos um grande festival de atletas com participação de toda a comunidade de São Cristóvão, reunindo mais de três mil jovens. Garimpamos uma equipe muito boa. Na época a Gama Filho vinha dominando as competições, até que o Vasco quebrou a invencibilidade deles em 1984, não parando dali em diante\", disse.

Solange seguiu falando sobre a formação de novos atletas:

\"A minha vida no esporte não parou em nenhum momento. Trabalho com atletas do Infantil ao Adulto. Atualmente temos uma escola de formação de atletas, tanto na parte educacional como na parte esportiva. A satisfação é grande! Quem já foi atleta conhece realmente o que eles sentem e necessitam. Sei quais são as dificuldades e a maneira de ter uma grande performance. Sinto-me muito lisonjeada, pois já formei vários atletas para representar o Brasil em competições internacionais. Recentemente tivemos atletas em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais que começaram na minha fase de técnica do clube. Isto engrandece muito!\", comentou.

Casada na Capela de Nossa Senhora das Vitórias em São Januário, Solange contou como foi seu casamento no Vasco:

\"Em 21 de maio de 1977 me casei na capelinha perto da piscina com José Carlos do Valle. Um casamento que deu origem a uma filha, Daniela Chagas do Valle, que com dois meses foi para o Vasco e é vascaína desde pequena. Aos quinze anos foi sócio-campeã, ganhando o evento máximo do estado (Campeonato Estadual de Adulto)\", gabou-se a mamãe coruja da atual jornalista de 26 anos.

Por fim, Solange resume seus 40 anos de Vasco em poucas palavras:

\"A minha passagem no clube como atleta e profissional faz com que considere o Vasco a minha segunda casa e família\", concluiu.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir