Futebol

Auxiliar tenta organizar Vasco para jogo decisivo pela Copa do Brasil

técnico para o lugar de Adilson Batista, que deixou o cargo no último sábado, após a vexatória goleada por 5 a 0 para o Avaí. A diretoria já iniciou conversas com Enderson Moreira, ex-comandante do Grêmio, e parece que este é o nome mais cotado para assumir a lacuna. Mas em meio às turbulências, a equipe tem um jogo importante, nesta terça-feira, contra o ABC. É a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, em Natal, e o time mandante conseguiu fazer um gol no empate por 1 a 1 em São Januário, o que torna a tarefa do Cruz-Maltino mais complicada.
Para o jogo, o diretor de futebol Rodrigo Caetano afirmou que, se nada mudar repentinamente, Jorge Luiz será o comandante da equipe. O auxiliar comandará um treinamento na manhã desta segunda-feira, em São Januário, e definirá o time que entrará em campo. Apesar de conscientes da importância do confronto, o clima entre os jogadores com a notícia da saída de Adilson Batista foi de tristeza e tensão.

O antigo treinador, depois de muito insistir no esquema tático com três volantes, mudou a escalação com a entrada de um meia ao lado do camisa 10 Douglas, há um mês. Quatro vitórias com a presença de Dakson no setor chegaram a animar o torcedor, mas resultados ruins ocorridos depois e algumas opções do técnico em posições do time desagradaram à maioria dos vascaínos. O comandante, porém, sofria com com os constantes desfalques por lesões ou suspensões.

A missão mais complicada para Jorge Luiz, no momento, é montar um time compacto em pouquíssimo tempo para atuar na casa do adversário, com equilíbrio entre os setores, e que consiga produzir um volume de jogo. As jogadas criativas do Vasco mostraram-se muito limitadas nas últimas rodadas.

Uma boa notícia pode ser a volta de Diego Renan à lateral esquerda. Ele vinha se recuperando de lesão - estava fora desde a vitória por 1 a 0 sobre o Paraná -, já realizou treinamentos com o grupo e está 100% para retornar. Marlon, que ocupou a posição na ausência do companheiro, não agradou muito à torcida, e Lorran acabou ganhando a oportunidade no jogo fatídico do último sábado. A atuação do jovem foi razoável em comparação à maioria dos outros jogadores, que não foi bem. Na outra lateral, André Rocha fez uma apresentação ruim. Carlos Cesar foi baixa da equipe de última hora por sentir um desconforto, mas sua participação na terça-feira não está descartada.

Fabrício é desfalque contra o ABC. O volante foi expulso no jogo de ida ao reclamar com o árbitro de uma marcação errada de tiro de meta para o adversário e acabou expulso. Guiñazu, que não jogou contra o Avaí porque estava cumprindo suspensão, retorna. Além dele, Kleber volta ao time. O Gladiador foi julgado no STJD na sexta-feira passada pelo tapa dado no rosto do zagueiro Gustavo Geladeira, do Vila Nova, e foi punido com três jogos de suspensão na Série B do Campeonato Brasileiro, mas está liberado para atuar pela Copa do Brasil. O uruguaio Maxi Rodríguez, recentemente contratado, também está disponível.

Vasco e ABC se enfrentam nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), na Arena das Dunas, em Natal. No jogo de ida, as duas equipes empataram por 1 a 1 em São Januário, com gols de João Paulo e Kleber.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri