Outros Esportes

Basquete: Campo Mourão recebe Vasco pela final da Liga Ouro

 O primeiro capítulo da final entre Campo Mourão e Vasco pela Liga Ouro será escrito nesta segunda-feira, às 20h15, no Ginásio de Esportes JK. Os dois primeiros jogos da série melhor cinco serão no Paraná. Os paranaenses conquistaram a vaga após ficar em primeiro lugar na fase classificatória. Segunda colocada na primeira fase, a equipe carioca venceu o Ginástico por 3 a 0 na semifinal antes de chegar à decisão.

Desde 2014 disputando a competição, Campo Mourão chega pela primeira vez à final da Liga Ouro. Nas outras edições, a equipe paranaense caiu nas semifinais. De acordo com o técnico Emerson de Souza, a oportunidade de decidir uma liga nacional gerou um clima de festa não só para os jogadores, mas também para toda a cidade, que tem cerca de 90 mil habitantes.

- A empolgação é de toda a equipe e da cidade inteira. Aqui só se fala disso. Pela primeira vez numa final de um campeonato nacional. Somos a menor cidade a participar e chegar à final da liga de basquete. Passamos por várias dificuldades dentro e fora de quadra e agora conseguimos chegar até aqui. Estamos orgulhosos de fazer essa final contra o Vasco, que é um clube gigante brasileiro - disse Emerson.

Sem jogar desde a vitória contra o Vasco pela última rodada da primeira fase, no dia 9 de maio, a equipe mourãoense chega descansada para a final. O treinador acredita que o longo tempo longe das quadras foi bom para a equipe e que não vai comprometer o ritmo de jogo.

- Para nós, (esse tempo sem jogar) foi bom. Pudemos analisar bem o time do Vasco e acertar algumas situações de jogo. Não fizemos amistoso, mas treinamos forte e fizemos jogos-treino com a própria equipe. Acho que a equipe não vai sentir a falta de ritmo, não. Acho que não foi tempo suficiente para isso. Pode ser que no primeiro quarto a equipe sinta um pouco, mas depois tudo se iguala - afirmou o comandante paranaense.

Para o treinador vascaíno, Christiano Pereira, os playoffs fizeram bem para o elenco carioca. Entretanto, ressalta que o período maior de preparação para a final dos paranaenses é positivo para os adversários.

- Eles têm esse lado positivo de terem mais tempo de descanso e treinamento. E nós viemos de três jogos pegados contra o Ginástico. Com certeza, como se trata de jogadores experientes do Campo Mourão, o lado negativo vai ser minimizado.Mas fomos bem nos playoffs. Quando um jogador não ia bem, o outro entrava bem. Então foi importante para dar moral para todo o grupo, que chega com confiança para essas finais - analisou Christiano.

Em boa fase no time vascaíno, o ala Márcio Dornelles prefere disputar todo o playoff, apesar do desgaste.

- Ficar sem jogar perde um pouco de ritmo, mas jogando nos desgastamos muito mais. Mas ainda assim prefiro jogar e chegar com mais ritmo. Eles tiveram um tempo a mais para nos estudar. Mas acho que foi válido jogar os playoffs, ainda mais porque a equipe foi bem e continua crescendo na competição - disse o ala carioca.

Para essa final, o treinador paranaense aposta no entrosamento da equipe e na mistura de experiência e juventude. 

- Estamos apostando na nossa qualidade, nos jovens que estão se destacando. A equipe do Vasco é mais veterana, mas nós também temos jogadores veteranos. E é esse misto de juventude e experiência, que deu certo na primeira fase, que estamos acreditando. Além disso, nossa equipe está junta desde 10 de janeiro, estamos bem entrosados. O Vasco tinha uma equipe boa e melhorou ainda mais com a chegada do Márcio e do Palacios, mas tiveram que mudar o estilo de jogar - afirmou Emerson.

Douglas Nunes, que retornou à equipe carioca por pouco mais de um minuto no último jogo contra o Ginástico, estará à disposição do técnico Christiano. O comandante vascaíno aproveitou essa semana para analisar os últimos confrontos contra o Campo Mourão e ajustar a equipe.

- Analisamos nossos dois últimos confrontos para ver o que erramos. Botamos em prática no treinamento para minimizar os problemas, principalmente as melhores jogadas do Campo Mourão, que são as jogadas individuais e de duplas. Vamos ter todos os jogadores disponíveis. O Douglas ainda sente dor na mão, mas jogará com uma proteção. Estamos bem motivados para esses jogos - concluiu Christiano.

Os dois finalistas se enfrentaram quatro vezes durante essa Liga Ouro, e o Campo Mourão levou vantagem com três vitórias e uma derrota. Na última rodada, as duas equipes jogaram em São Januário disputando o primeiro lugar na primeira fase, e os visitantes venceram por 69 a 68. 

A SÉRIE

Jogo 1: 30/05, às 20h15, em Campo Mourão
Jogo 2: 01/06, às 20h15, em Campo Mourão
Jogo 3: 05/06, às 11h, em São Januário
Jogo 4*: 07/05, às 19h30, em São Januário
Jogo 5*: em Campo Mourão, dia e horário à definir
*se necessário

Fonte: ge
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir