Outros Esportes

Basquete: Christiano Pereira vive o grande desafio de levar o Vasco ao NBB

Depois de uma longa caminhada na Liga Ouro, o Vasco está a poucos passos de retornar à elite do basquete brasileiro. O possível acesso ao NBB mexe com as emoções dos torcedores, que já viveram bons momentos nas quadras. A equipe conta com um torcedor especial, que acompanha tudo bem de perto, há muito tempo: o técnico Christiano Pereira. O treinador já dedicou 30 anos de sua carreira ao time de São Januário, onde passou por categorias de base e agora tenta levar a melhor na decisão diante do Campo Mourão. O primeiro jogo da série melhor de cinco é nesta segunda-feira, às 20h15, na casa do rival.

"É um desafio e ao mesmo tempo um orgulho poder fazer parte deste grupo e estar envolvido neste projeto, nesta tentativa de devolver o Vasco ao lugar de onde nunca deveria ter saído. São trinta anos de clube, já passei por diversos momentos aqui. Esse está sendo meu maior desafio na casa. A aposta da diretoria em um técnico que já estava na casa é uma mistura de orgulho e emoção. Teremos um grande adversário pela frente e o momento é de cautela, precisamos focar para cumprir nosso objetivo", disse.

Sobre os desafios do Vasco na Liga Ouro, o técnico Christiano Pereira reconheceu um início de competição com algumas dificuldades, mas exaltou a chegada de importantes reforços que colaboraram diretamente com o fortalecimento do grupo.

"A equipe não teve muito tempo de treinamento com todos juntos, isso foi prejudicial no início. Os jogadores foram chegando ao longo da competição, sofremos muitos com lesões, mas conseguimos detectar problemas dentro do grupo e trabalhar nisso. A chegada do Márcio Dornelles e do Damián Palacios foi extremamente positiva, não somente no aspecto individual, mas também no coletivo. Eles ajudaram muito o grupo", falou.

O Cruzmaltino decide a competição diante do Campo Mourão, em uma melhor de cinco. Na Liga Ouro as duas equipes se enfrentaram quatro vezes na fase de classificação, com três vitórias do time paranaense e um triunfo para os cariocas. No último encontro, o Campo Mourão garantiu a liderança e a vaga na decisão - com a apertada vitória pelo placar de 69 a 68, em São Januário. Christiano Pereira afasta o retrospecto.

"Não existe sentimento de revanche, de maneira nenhuma. A gente respeita o adversário e sabemos a qualidade dos jogadores que tem lá, assim como sabemos que o respeito é mútuo. Eles devem ter observado nossos últimos jogos. Tem tudo para ser uma grande final, são duas grandes equipes, preparadas e muito motivadas", afirmou.

Sem a vaga direta para a final, o Vasco precisou superar o Ginástico na semifinal. Enquanto o Cruzmaltino brigava para se garantir na decisão, o Campo Mourão aproveitava o período sem jogos para se preparar. O técnico vascaíno analisou o momento do adversário.

"Existem os dois lados da moeda. Tem o lado de eles estarem bem descansados, tiveram bastante tempo para se recuperar da competição que estava bem puxada, com jogos, viagens e treinamento. Mas, por outro lado, eles estão parados sem jogar e o ritmo de jogo é algo bem importante. Nós viemos de bons jogos, também tivemos um tempo de descanso e agora estamos pensando na fase decisiva", concluiu.

Pela final da Liga Ouro, Vasco e Campo Mourão se enfrentam em uma melhor de cinco. Líder da primeira fase, a equipe paranaense tem a vantagem do mando de quadra.

Confira a série

30/05 - Campo Mourão, às 20h15 
01/06 - Campo Mourão, às 20h15
05/06 - São Januário, às 11h
07/06 - São Januário, às 19h30
*Caso seja necessário, o jogo 5 será disputado em Campo Mourão, com data e horário a serem definidos

Fonte: O Dia Online
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir