Outros Esportes

Basquete: Confira os 10 fatos do clássico entre Botafogo e Vasco

Confronto do 1º turno, grande fase do fogão e destaques individuais; confira os 10 fatos do clássico entre Botafogo e Vasco desta sexta

Clubes de torcidas enormes, Botafogo e Vasco da Gama são rivais de longa data em outros esporte e no basquete não é diferente. Adversários desde o início desta temporada, as duas equipes ficarão frente a frente pela segunda vez na história do NBB CAIXA, nesta sexta-feira (16/02), às 20 horas (de Brasília), na Arena Carioca 1, com transmissão ao vivo via Twitter. Com isso, reunimos os 10 principais fatos deste clássico imperdível. Confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Emoção não faltou

Rivais pela primeira vez no NBB CAIXA no primeiro turno desta temporada, Vasco e Botafogo fizeram um clássico emocionante, no mesmo local desta sexta, a Arena Carioca 1. Depois dos botafoguenses assumirem à frente no terceiro quarto, o cruzmaltino, apoiado por sua torcida, reagiu, e com um quarto final dominante, virou o placar, vencendo por 72 a 68.

Roubou a cena

O grande nome do primeiro clássico alvinegro do NBB CAIXA sem dúvidas foi David Jackson. Em dia realmente inspirado, o norte-americano anotou 25 pontos, sua melhor marca nesta temporada, além de pegar sete rebotes e distribuir cinco assistências, totalizando uma eficiência de 24.

Melhor impossível

Depois de algumas sequência amargas, com várias derrotas seguidas, agora o Botafogo vive sua melhor fase na temporada. Com três vitórias seguidas, o time carioca abandonou as últimas posições e agora está no G-12, zona de classificação para os playoffs. As vítimas botafoguenses foram: LSB/Uniso (75 a 68), Solar Cearense (70 a 68) e Universo/Vitória (94 a 74).

Voando baixo

Grande parte do ótimo vivido pelo Botafogo se deve ao comandante de seu time, Jamaal Smith. Em uma sequência incrível, o norte-americano vem ditando o ritmo do ataque botafoguense e os resultados vem aparecendo. Nas últimas quatro partidas, o camisa 5 do fogão tem médias de 18,5 pontos, 3,8 rebotes e 5,0 assistências.

Só não fez chover

Se Jamaal vem brilhando nos últimos jogos de Botafogo, seu compatriota não vem fazendo por menos. Na última partida em especila, Cameron Tatum teve atuação realmente incrível. Em 33 minutos dentro de quadra, o norte-americano converteu sete dos nove arremessos de 3 pontos que tentou, anotando 32 pontos e registrando suas melhores marcas pessoais na competição nos dois quesitos.

Lado a lado

Apesar de estarem separados por três vitórias, as duas equipes se veem coladas na tabela de classificação. Enquanto o Vasco é o 11º colocado, com oito resultados positivos e 13 negativos, o Botafogo vem logo atrás, na 12ª posição, com cinco triunfos e 14 derrotas na temporada.

Que jogão! 

Em sua última atuação, o Vasco realizou um jogo marcante contra o Basquete Cearense. Com a maior pontuação desta temporada, as duas equipes superaram os 90 pontos pela primeira vez em uma partida do NBB CAIXA 17/18. Melhor para os vascaínos, que melhores nos segundos decisivos, ficaram com a vitória, por 96 a 92, em São Januário.

Em alta

Vivendo sua melhor temporada da carreira no NBB CAIXA, Gustavo Basílio vem sendo peça fundamental no elenco vascaíno. A regularidade do polivalente ala cruzmaltino vem chamando atenção e está ganhando cada vez mais minutos. Nas últimas cinco partidas, o camisa 10 anotou ao menos 10 pontos e teve pelo menos 10 de eficiência.

Marca histórica

Presente em todas as edições do NBB CAIXA, Renato Carbonari atingirá uma marca pra lá de significativa nesta sexta. Ao entrar em quadra, o pivô vascaíno estará em sua 300ª atuação na história da competição. Mesmo em um time com vários jogadores experientes como o Vasco, o camisa 15 será o segundo atleta a atingir o número. O único outro, Guilherme Giovannoni, que já tem 307 partidas pelo campeonato.

Opostos em quadra

Apesar de colados na tabela de classificação, os dois times estão bem separados em relação aos seus ataques. Enquanto o Vasco é o quinto time que mais pontua a cada jogo no NBB CAIXA 17/18, com média de 77,2 tentos feitos, o Botafogo é apenas o 13º colocado no quesito, com média de quase 10 pontos a menos por jogo, de 67,6.

Fonte: Site da LNB
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri