Outros Esportes

Basquete: Confira os detalhes da vitória do Vasco sobre o Pedra Branca

Os jovens atletas da equipe sub-14 de basquetebol do Vasco da Gama enfrentaram diversos obstáculos no último sábado (22/03), quando estrearam no Campeonato Estadual. A começar, a longa e cansativa viagem: os acordaram bem cedo e partiram de São Januário para Italva, no noroeste Fluminense, por volta de 7h. A cidade é próxima da fronteira do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, e o adversário era o local Pedra Branca Social Clube, que disputava o Estadual pela primeira vez. Ainda assim, no final das contas os atletas voltaram ao Rio de Janeiro com a vitória na bagagem.

Com uma longa viagem de cerca de seis horas de duração, os cruz-maltinos chegaram ao ginásio cerca de 20 minutos após o horário marcado para o jogo, que deveria começar às 13h. Com isto, nem tiveram tempo de ter o mínimo descanso ou ter uma preparação adequada.

Para a partida, o Vasco teve dois desfalques importantes: Pedro Baptista e Caio Verissimo, que, por motivos pessoais, sequer viajaram para o noroeste fluminense. Em quadra, diante de tanto cansaço e mesmo com a fragilidade do adversário, o Vasco fez um péssimo primeiro quarto de partida, que terminou com o pífio placar de 4 a 0 a favor do time mandante. No segundo, o treinador David Gaglianone pôs em quadra uma equipe mais experiente, e os pivôs Matheus (cestinha da partida com dez pontos) e Vitor Hugo fizeram a diferença para o Vasco anotar o placar de 19 a 0 somente no segundo quarto. Placar do intervalo: 19 a 4.

Diante do cansaço, da larga vantagem conquistada  e da fragilidade do adversário, David optou por dar rodagem aos estreantes e a jogadores com menos bagagem e que atuarão pouco ao longo da competição. Isto fez o Vasco anotar apenas 10 pontos nos últimos dois quartos da partida. O placar final da partida foi de 29 a 13 a favor do Gigante da Colina. Placar do segundo tempo (últimos dois períodos): 10 a 9 a favor do Vasco.

Dentre esses estreantes, vale a pena ressaltar a atuação do armador Ramon, que ainda tem 12 anos (idade de pré-mirim). Ele entrou durante a partida e, não obstante ter anotado apenas dois pontos, não se escondeu em nenhum momento, fazendo uma partida numa categoria dois anos acima da sua.  João Pedro foi outro jogador com idade de pré-mirim que teve boa atuação em sua estreia na categoria sub-14, tendo anotado cinco pontos. O grande destaque foi o pivô Matheus, que foi o cestinha da partida com dez pontos e fez a diferença com sua experiência no segundo quarto quando jogo estava enrolado após um péssimo primeiro, no qual os cruz-maltinos andavam em quadra diante do cansaço da viagem.

O time já tem um grande teste pela frente nesta semana: recebe o Fluminense, em São Januário, na próxima sexta-feira (28/03), às 17h. O Tricolor terminou a competição no ano passado em terceiro lugar, enquanto o Vasco terminou em quarto. O objetivo vascaíno é pelo menos repetir sua colocação entre os quatro primeiros e, se possível, melhorar ainda mais. A equipe não teve nenhum reforço de peso e é composta basicamente por atletas que atuaram no mirim (sub-13) no ano passado.

Ficha técnica:

Campeonato Estadual de Basquetebol de 2014 – Categoria Sub-14

Pedra Branca S.C. 13 x 29 C.R. Vasco da Gama (4 x 19 no intervalo)

Vasco da Gama: 10 – Thiago Lucas (4 pontos), 11 - Lucas Henrique (2), 8 - Miguel, 4 – Lucas Vinícius “Lucão” e 14 – Lucas Nunes. Entraram: 5 – Matheus (10), 12 – Vitor Hugo (6), 6 – João Pedro (5), 9 – Ramon Leonardo (2) e 13 – Levi.

Local: Italva.
Data e horário: 22/03, às 13h.

Por João Luiz Mota (jlmc1993@gmail.com)

Fonte: Blog CRVG em Todos os Esportes
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário