Outros Esportes

Basquete: De virada, sub-14 bate o Flu em São Januário e mantém os 100%

Ainda não curtiu a nossa FanPage no Facebook? Clique aqui e acompanhe o trabalho da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco por lá!

Uma partida muito emocionante agitou o final da tarde e o início da noite desta sexta-feira (28/03) no ginásio do Forninho, em São Januário, que recebeu um bom público. Vasco e Fluminense se enfrentaram pela categoria sub-14 pela segunda rodada do Campeonato Estadual e, apesar do nível técnico da partida ter deixado a desejar em boa parte dos quarenta minutos, o placar seguiu indefinido até os últimos segundos. O Vasco efetuou uma bela virada no placar após iniciar o último quarto perdendo por oito pontos de diferença. Placar final: 41 a 35.

O Gigante da Colina segue 100% no Estadual da categoria, pois venceu o Pedra Branca na estreia fora de casa, no último sábado. Na próxima rodada, o Vasco tem uma verdadeira pedreira pela frente: visita o Tijuca, atual campeão da categoria e, com uma base campeã sub-13 de maneira invicta em 2013, é extremamente favorito. A partida será na próxima quarta-feira (02/04), às 18:30h, no ginásio do adversário. Ainda numa série de jogos complicados, no dia 16 de abril o Vasco vai à Gávea enfrentar o Flamengo. Com o Tijuca com extremo favoritismo, equipes como Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo devem disputar para alcançar a outra vaga na final. O Vasco, único que realizou dois jogos até o momento, lidera a competição com 100% de aproveitamento. As outras duas partidas realizadas até o momento no Estadual sub-14 foram as seguintes: Tijuca 102 x 30 Municipal e Botafogo 46 x 48 Flamengo.

Em pé: Christiano Pereira (supervisor e auxiliar-técnico), Cássio Santos (estagiário), Lucão, Lucas Nunes, Caio Veríssimo, Matheus, Tadeu Leonardo (estagiário) e David Gaglianone (treinador).

Agachados: Miguel, Lucas Henrique, Thiago Lucas, Gabriel, João Pedro, Levi, Ramon e Vitor Hugo.

O dono da casa começou melhor a partida, tanto que o placar do primeiro quarto foi de 10 a 4 a seu favor. Entretanto, os vascaínos foram muito mal nos segundo e terceiro quartos, os quais perdeu por 18 a 7 e 8 a 5, respectivamente. Ou seja: os últimos dez minutos de jogo começaram com o placar de 30 a 22 a favor do Fluminense. Diante da atuação ruim vascaína em metade do jogo, muitos não esperavam uma reação. Mas ela veio.

Mostrando um grande poder de reação e com um importante crescimento técnico e tático dos atletas no último quarto, o Vasco anotou 19 pontos no último período, contra apenas cinco do adversário. Só que a grande minada mesmo, para dar ainda mais emoção à partida, se deu nos últimos minutos. A partida entrou no último minuto com o placar parelho e completamente indefinida.

David Gaglianone orienta seus jogadores antes da partida

Mais uma vez brilhou a estrela de Matheus, que foi o cestinha vascaíno na partida (15 pontos), assim como havia feito na primeira rodada. E mais da metade destes pontos - oito - foi marcada na última metade do quarto quarto. Com o Fluminense à frente do placar com uma margem considerável, ele assumiu a responsabilidade, colocou a bola "debaixo do braço" e agrediu a cesta com boas infiltrações e bandejas - inclusive uma de quadra a quadra que virou a partida -, anotando seis pontos consecutivos e fazendo o Vasco passar à frente no marcador após bastante tempo: 36 a 35. A partir daí o Flu não pontuou mais. Os pontos que praticamente selaram a vitória vascaína foram marcados pelo ala Miguel, que, com uma bandeja e um lance livre convertido, ampliou a vantagem para 39 a 35 (seus únicos três pontos em todo o jogo, mas que foram muito importantes). Nos últimos segundos, Matheus ainda converteu dois lances livres para fechar o placar: 41 a 35. Vale a pena ainda ressaltar a atuação do pivô Lucas Nunes, que foi fundamental para a vitória no último quarto, ao assegurar diversos rebotes, tanto defensivos quanto ofensivos. Além disso, no último quarto o Vasco uma importante modificação defensiva que foi fundamental para o adversário anotar apenas cinco últimos em todo o último período, começando a marcar por zona, o que passou a ser permitido nas categorias sub-13 e sub-14 a partir deste ano.

O quinteto titular foi o seguinte: 10 - Thiago Lucas (6 pontos), 4 - Caio Veríssimo (4), 8 - Miguel (3), 12 - Vitor Hugo (6) e 15 - Lucão. Entraram: 5  -Matheus (15), 6 - João Pedro (3), 7 - Gabriel, 9 - Ramon (2) e 14 - Lucas Nunes (2). Também foram relacionados: 11 - Lucas Henrique e 13 - Levi.

Após a partida, jogadores comemoram a vitória de virada sobre o Fluminense

A palavra do treinador: David Gagianone

"A equipe não teve uma boa atuação, mas o que eu tiro de positivo é a reação. Jogamos mal no segundo quarto, demos uma caída e ficamos atrás do placar por um bom tempo, até o último quarto. Os garotos se superaram, correram atrás para poderem ter essa vitória.

Apesar de o Lucas Nunes ainda estar começando, ele foi muito importante. Garantiu os rebotes na defesa, garantiu uns rebotes muito importantes ainda no ataque. Foi um diferencial para nós, foi uma surpresa positiva. O Matheus no final do jogo se impôs também, acabou fazendo quinze pontos e conseguiu dar essa vitória.

Agora vem um dos jogos mais difíceis do Campeonato, contra o Tijuca, que é uma equipe acima da média. Mas vamos treinar na segunda-feira e vamos tentar fazer o melhor para jogar contra o Tijuca. O jogo é dentro da quadra."

Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual sub-14 de basquetebol - 2014:

22/03 - Pedra Branca 13 x 29 Vasco da Gama (local: Pedra Branca S.C., em Italva)
28/03 - Vasco da Gama 41 x 35 Fluminense (local: São Januário)
02/04 - 18:30h: Tijuca x Vasco da Gama (local: Tijuca Tênis Clube)

Por João Luiz Mota (jlmc1993@gmail.com)

Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.

E acompanhe nosso blog, matérias, entrevistas e reportagens exclusivas sobre os esportes amadores, olímpicos e paralímpicos do Vasco clicando aqui.

Fonte: Blog CRVG em Todos os Esportes
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri