Outros Esportes

Basquete: Dedé fala sobre favoritismo vascaíno para conquistar o NBB

Há exatamente um ano, o NBB 2016/17 foi lançado com a expectativa de ser o mais equilibrado da história. Nesta quarta-feira, a edição 10 da competição teve a festa de lançamento em São Paulo, e o discurso segue muito parecido: são pelo menos nove equipes brigando diretamente pelo título. Na última temporada, a expectativa se comprovou, os quatro primeiros colocados da primeira fase foram eliminados antes da semifinal e, pela pela primeira vez na história, o Bauru saiu como campeão. Para Demétrius, técnico do time paulista, quem conseguir chegar melhor nos momentos decisivos, levantará o troféu:

- Mais um NBB que é equilibrado. O NBB vai servir muito para as equipes saberem que todos os jogos são difíceis. O último pode sim ganhar do primeiro, e o playoff da última temporada mostrou isso. São seis ou sete candidatos. Quem crescer na hora certa vai fazer a diferença. O Bauru não é o time a ser batido, longe disso, você conquistar o título é uma coisa, mas manter é outra - disse.

Na última edição, o Flamengo, pentacampeão do torneio, ficou fora da semifinal pela primeira vez. O time comandado por José Neto havia feito a melhor campanha na temporada regular, mas caiu para o Pinheiros, oitavo colocado, nas quartas de final. O treinador reitera o equilíbrio do torneio:

- Se pegar uma entrevista do ano passado, eu falei a mesma coisa, mas acho que esse ano vai ser mais disputado ainda. São sete ou oito equipes disputando o título da competição. Temos o retrospecto do ano passado, quando as equipes que não eram tão cotadas chegaram firme até as finais- disse.

Confira os elencos e os destaques de todos os times

Os treinadores são unânimes ao afirmar que Flamengo, Vasco, Bauru, Mogi, Franca e Paulistano, não necessariamente nesta ordem, são os principais candidatos ao título. Pinheiros e Vitória, que chegaram às semifinais ano passado, também foram citados, assim como o Basquete Cearense. Técnico da equipe do Ceará, Alberto Bial, coloca sim sua equipe na lista:

- Eu incluo o Basquete Cearense como uma das equipes. A gente vê Vasco, Flamengo, Mogi e Bauru um pouco acima, mas outras equipes, como Vitória, Paulistano e Basquete Cearense, podem sim levar o título - disse Bial.

No levantamento feito pelo GloboEsporte.com, analisando vários fatores de cada equipe, o Vasco apareceu como principal favorito, ao lado de Bauru e Flamengo. O Cruz-maltino, eliminado nas oitavas de final da última temporada, segue com Dedé Barbosa no comando. Ele sabe do potencial de sua equipe:

- Ponho seis ou sete equipes na lista dos canditados ao título. Temos um bom elenco? Temos. Somos sólidos? Sim. Mas jogar no Vasco tem prós e contras, então temos que saber o tamanho da nossa responsabilidade - disse o treinador.

No regulamento da competição, as 15 equipes se enfrentam em turno e returno, com as quatro primeiras se classificando diretamente para as quartas de final. Os times que ficarem de quinto ao décimo segundo lugar, precisam jogar uma espécie de oitavas de final.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri