Outros Esportes

Basquete: É hoje! Vasco enfrenta o Minas na final da Copa Avianca

Uma equipe foi montada para brigar pelo título. A outra, para ao menos voltar aos playoffs. Nesta terça-feira, Vasco e Minas medem forças pela segunda vez no Torneio de MG, às 19h15, na Arena Minas, mas agora valendo taça. Última fronteira antes do começo do NBB 10, a competição em Belo Horizonte serviu de preparação para o início da temporada e se reforçou que o Cruz-Maltino é um dos favoritos à conquista do Novo Basquete Brasil, mostrou também que o reformulado elenco mineiro pode sim surpreender e brigar na parte de cima da tabela. E apesar da competição ser amistosa, quando a bolar subir, Vasco e Minas vão em busca da vitória, afinal de contas, há um troféu em jogo.

- É sempre bom começar a temporada disputando um título. Nós sabemos que é um torneio amistoso, mas serve de motivação. Estamos jogando bem, todo mundo quer ser campeão e com certeza essa final vai ser diferente do jogo que fizemos com o Minas nesta segunda. Todo mundo quer o troféu e teremos defesas mais fortes e as equipes se entregando bem mais - disse Lucas Mariano, pivô do Vasco.

Para chegar até a decisão, o Vasco venceu todos os jogos do torneio até aqui. Bateu Vitória, Basquete Cearense, Flamengo, Botafogo e o próprio Minas. Já os mineiros venceram Flamengo, Botafogo, Vitória e Basquete Cearense.

No Minas, o pivô Teichmann mostrou-se surpreso com a precocidade da equipe. Remontado para este NBB, o elenco se entrosou rapidamente com os americanos Billy Rush e Evan Roquemore. O próprio Teichmann parece que joga ao lado de Gegê não é de hoje. A única derrota da equipe no Torneio de MG aconteceu para o próprio Vasco, na segunda-feira, no fechamento da fase de classificação.

- De certa forma estamos jogando de uma forma muito boa pelo pouco tempo de trabalho. Algo precoce. Ainda estamos longe do ideal, mas é o suficiente para ganhar esses jogos aqui. Que bom que foi dessa forma. Mas, claro, ainda é muito cedo para falar qualquer coisa sobre o próprio NBB. É pré-temporada. É apenas uma excelente preparação. Óbvio, não deixa de fazer as pessoas abrirem o olho para o Minas - garante Teichmann.

Técnico do Vasco, André Barbosa sabe que a competição é amistosa, mas se tratando de Vasco e de título em jogo, o caráter não-oficial fica só até a bola subir.

- Sabemos que ainda não é o NBB, que é um torneio não-oficial, mas tem uma taça em jogo e começar a temporada com um título para um trabalho que está no início, é sempre muito bom.

No Minas, Gegê não pensa diferente de Teichmann. Antes da disputa do Torneio de MG, as grandes mudanças do elenco do Minas, inclusive com a chegada do técnico Flávio Espiga, deixavam uma dúvida no ar sobre o desempenho do grupo. Agora, depois dos primeiros testes, isso passou, e o armador acredita que seu time, tido por muitos como a nona ou décima força do NBB, pode brigar bem mais em cima.

- Favoritismo não entra em quadra. Viemos de um NBB onde as semifinais foram feitas pelo quinto, sexto, sétimo e oitavo time da fase de classificação. Então, deixem que falem que não estamos entre as maiores forças. Isso se prova dentro de quadra.

Além da decisão entre Minas e Vasco, mais cedo outros dois jogos movimentam o último dia do Torneio de MG. Flamengo e Vitória disputam o terceiro lugar, às 17h, enquanto Basquete Cearense e Botafogo disputam o quinto posto às 14h45.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir