Outros Esportes

Basquete: Jornalista alerta para começo do Vasco no NBB

Apontado como um dos grandes favoritos ao título do NBB pelo elenco que montou, o Vasco entra em quadra hoje à noite pelo NBB em Salvador contra o Vitória a partir das 21h (Sportv exibe). Ao contrário do que muita gente imaginava, o cruzmaltino está longe de viver uma situação tranquila após cinco jogos. Até agora o time do técnico Dedé possui apenas uma vitória e quatro derrotas.

O último revés veio exatamente na terça-feira diante do Basquete Cearense. Em jogo feio, o Vasco foi pro período derradeiro vencendo por 6 minutos, mas ruiu nos dez minutos finais, levou 29-14 e perdeu a segunda seguida (placar de 85-76 pros comandados de Alberto Bial). O que estranha é que um time com um poderio ofensivo tão grande (David Jackson, Giovannoni, Fúlvio, Lucas Mariano etc.), o time carioca ainda não passou da barreira dos 81 pontos no campeonato. Em quatro das cinco partidas, inclusive, os vascaínos não chegaram 76 – é muito pouco!

Na partida contra o Basquete Cearense, se não deu pra entender a insistência nas bolas de três pontos que não caíam de forma alguma (9/30 nos tiros longos) ou o domínio do rival na tábua dos rebotes ofensivos (os cearenses tiveram 13 segundas oportunidades no ataque), menos ainda foi o descontrole do clube nos dez minutos finais. O Vasco foi incapaz de frear as sequências do rival, acelerou o ataque de uma maneira desordenada e nos tempos técnicos Dedé, um dos melhores treinadores da nova geração (seus conceitos são MUITO, MUITO bons!), não conseguia transformar as informações em instruções de maneira clara pros seus jogadores.

Para sorte vascaína, depois deste jogo contra o Vitória em Salvador o Vasco terá quatro jogos seguidos no Rio de Janeiro. Após a parada para as eliminatórias que permitiu a Dedé ter quase 10 dias de treinos sem uma partida, entre 8 e 30 de dezembro os vascaínos não precisarão sair de casa, podendo treinar mais e, quem sabe, trazer a torcida pro seu lado nos duelos contra Botafogo (19/12), Campo Mourão (21/12), Paulistano (23/12) e Flamengo (mando rubro-negro em 30/12). Talvez esta fase do campeonato ajude a equipe a recolocar as coisas nos trilhos.

Sei que ainda é muito cedo, que há muita coisa por rolar, mas ninguém em São Januário esperava um começo assim. Se é óbvio que a formação de uma equipe totalmente nova, com 9/10 jogadores novos de uma temporada pra outra, realmente traz esse tipo de dificuldade de entrosamento, também é óbvio que pela qualidade dos atletas a situação poderia ser outra.

O sinal de alerta vascaíno já está ligado.

Fonte: Bala na Cesta - UOL
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri