Outros Esportes

Basquete: Liga emite nota sobre adiamento do clássico Vasco x Flamengo

Após o GloboEsporte.com antecipar na tarde desta segunda-feira, a Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade que organiza o Novo Basquete Brasil (NBB), comunicou de forma oficial, através de uma nota, o adiamento do clássico entre Vasco da Gama e Flamengo, válido pelo primeiro turno da temporada 2016/2017, que estava inicialmente marcado para domingo, dia 18 de dezembro, às 15h (de Brasília). A decisão se deu pela dificuldade de arrumar um local para a realização do embate entre os dois times cariocas.

+ Vice do Vasco não crê em jogo contra o Flamengo com torcida dupla no Rio
+ Por falta de ginásio, clássico entre Vasco e Flamengo será remarcado

A LNB explicou que tentou viabilizar a realização do duelo no ginásio do Maracanãzinho. As duas equipes chegaram a se reunir com a Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a entidade ainda contactou a Odebrecht, empresa que possui a concessão do Complexo, mas, segundo a nota oficial, "ficou evidenciado que nenhuma das duas instituições assume a responsabilidade pelo espaço e, por consequência, pela liberação do mesmo".

[Olivinha Vasco Flamengo estadual basquete (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)] LNB enviou nota oficializando o adiamento do jogo entre Fla x Vasco (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

As demais alternativas eram a Arena da Barra, chamada no comunicado de Arena Rio. Essa, no entanto, foi descartada pelo alto custo de operação, apesar de ter sido citada como "primeira opção" pelo Vasco da Gama. O ginásio do Tijuca Tênis Clube, que só funcionaria com torcida única por questões de segurança, já tem um evento marcado no mesmo dia.

Para finalizar, a LNB disse ainda que o Grupo Especial de Policiamento em Estádios, o Gepe, responsável pela segurança desse tipo de evento esportivo, somente iria fornecer um laudo à entidade que organiza o NBB para dizer se autorizaria ou não a realização do clássico com torcidas de Flamengo e Vasco da Gama no dia 14, portanto, a apenas quatro dias da data inicialmente marcada para o embate - dia 18 de dezembro. Por fim, a LNB lamentou a situação e completou que, nos próximos dias, serão divulgados data e local da partida adiada.

Confira, na íntegra, o comunicado enviado pela LNB:

"A Liga Nacional de Basquete (LNB) comunica o adiamento do jogo entre o Vasco da Gama e Flamengo, válido pelo primeiro turno da temporada 2016/2017 do NBB, marcado para o dia 18 de dezembro de 2016 (domingo).

A LNB, em conjunto com as equipes envolvidas, tem tentado resolver essa situação há tempos. Porém, os problemas encontrados mostraram-se, até aqui, de difícil solução. Embora haja ainda seis dias para a data do confronto, a LNB entende que não é possível trabalhar com esse tempo reduzido para poder se planejar para um evento desta importância.

Na tentativa de viabilizar o Ginásio do Maracanãzinho, a LNB e as duas equipes envolvidas se reuniram com a Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro e, por telefone ainda, contatou o representante da Odebrecht, empresa que possui a concessão do Complexo. Após os contatos ficou evidenciado que nenhuma das duas instituições assume a responsabilidade pelo espaço e, por consequência, pela liberação do mesmo.

As demais alternativas de ginásios no Rio de Janeiro também se mostraram inviáveis para a realização da partida no domingo: a Arena Rio, em virtude do alto custo cobrado pela operadora, e o Ginásio do Tijuca, por já ter evento agendado para o dia.

Outra questão fundamental, as ações de prevenção à violência também trouxeram incertezas para a realização da partida na data específica. Dentre diversas medidas a LNB entende ser de vital importância a participação do Gepe (Grupo Especial de Policiamento em Estádios) no evento haja vista sua expertise e interesse no atendimento às demandas da LNB. No entanto, o laudo que será fornecido pelo Gepe, e que dirá se o clássico poderá ser disputado com uma ou duas torcidas, além das demais condições para o jogo, será repassado à LNB somente na quarta-feira (dia 14).

A LNB lamenta ter que enfrentar tantas dificuldades em uma cidade como o Rio de Janeiro, que é hoje o melhor lugar do Brasil para a realização de eventos esportivos. Nos próximos dias, será decidido quando e onde a partida Vasco da Gama e Flamengo será realizada".

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir