Outros Esportes

Basquete: L.Mariano e Nezinho acumulam história contra o Basquete Cearense

Campanhas idênticas, de volta à quadra e destaques individuais; confira os 10 principais fatos da partida desta terça entre Basquete Cearense e Vasco

Única partida da rodada desta terça-feira (05/12), o confronto entre Solar Cearense e Vasco da Gama promete muita emoção. Direto do Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), o duelo terá transmissão ao vivo do SporTV 2, às 19h30 (de Brasília), e com isso, preparamos os #10Fatos que marcarão este jogo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Crescer é a meta

Donos de campanhas exatamente iguais neste início de NBB CAIXA, Vasco e Basquete Cearense são hoje o 13º e 14º colocados, respectivamente. Porém, apesar do início ingrato, o vencedor deste confronto direto poderá ser até o nono colocado ao fim da rodada desta terça.

Desencantou

A primeira e única vitória da equipe nordestina nesta temporada veio justamente em sua última partida. Após iniciar a competição com três derrotas, o Basquete Cearense venceu o Botafogo, por 61 a 47, na última sexta-feira, e foi o último time a ‘desencantar’ neste NBB CAIXA.

Bem vindo de volta

Se o Basquete Cearense vem de uma vitória recente, o Vasco não atua pelo NBB CAIXA desde o dia 18 de novembro. Mesmo com a pausa para as partidas da Seleção pelas Eliminatórias para o Mundial de 2019, o cruzmaltino manteve a preparação intensa, para dar a volta por cima nesta ‘volta’ à competição.

Alto nível

Destaque da única vitória do Basquete Cearense neste NBB CAIXA, Betinho vive um bom momento na competição. Um dos cestinhas da última edição, o ala foi uma das principais contratações do Carcará para temporada. Após dois jogos abaixo da média no início do campeonato, o camisa 26 da equipe nordestina cresceu de produção nas últimas duas partidas, anotando 17 pontos em cada.

Chamando a responsabilidade

Outro jogador que vem em ótimo momento e é o principal nome do Carcará neste início de temporada é Paulinho Boracini. Outra contratação da equipe nordestina para esta edição, o armador tem vindo do banco de reservas e contribuído muito para o técnico Alberto Bial. Com médias de 17,5 pontos, 3,5 assistências e 13,5 de eficiência nestas quatro primeiras partidas, o camisa 9 lidera o Basquete Cearense nos três quesitos.

Chamando a responsabilidade 2

Se do lado alvirrubro é Paulinho Boracini que tem chamado a responsabilidade, do lado alvinegro é David Jackson. Em uma equipe recheada de grandes nomes, o norte-americano vem sendo um dos principais. Dono de 12,3 pontos, 4,5 rebotes e 4,3 assistências neste começo de temporada, DJ vem contribuindo de todas as formas para o cruzmaltino. Com estes números, o ala/armador aparece como jogador mais eficiente do Vasco, com 16,0 de média.

Causou pouco

Em sua segunda temporada com o Vasco, Nezinho acumula história no confronto contra o Basquete Cearense. Quando atuava pelo Brasília, no NBB CAIXA 12/13, o armador anotou seu recorde de pontos justamente diante da equipe nordestina. Com incríveis 40 pontos no duelo, além de cinco rebotes e cinco assistências, o atual camisa 23 cruzmaltino liderou a equipe candanga na grande vitória, por 104 a 100.

Velho conhecido

Outro reforço do Basquete Cearense para esta temporada, Bruno Fiorotto é velho conhecido do torcedor cruzmaltino. Na edição passada do NBB CAIXA, primeira do Vasco na competição, o experiente pivô defendeu o uniforme alvinegro por 27 partidas, com médias de 18,1 minutos, 5,1 pontos e 4,7 rebotes.

Dominou

Um dos grandes nomes do Vasco neste início de NBB CAIXA, Lucas Mariano é outro que acumula história quando se trata de confronto contra o Basquete Cearense. Em sua última temporada com a camisa do Sesi/Franca Basquete (edição 14/15), o pivô teve uma de suas maiores atuações da carreira justamente diante da equipe nordestina. Foram 29 pontos e 14 rebotes para o atleta, na vitória por 91 a 78 de seu time, maior marca em rebotes e segunda maior em pontos na carreira de Lucas pela competição.

Tudo igual

Com o Vasco presente no NBB CAIXA desde a temporada passada, as duas equipes realizaram dois confrontos diretos até hoje pela competição, ambos válidos pela fase de classificação. No primeiro, em pleno São Januário, vitória cruzmaltina, em um jogo muito disputado, por 71 a 69. Já no segundo turno, melhor para Basquete Cearense, por 89 a 80, com direito a prorrogação.

Fonte: LNB
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir