Outros Esportes

Basquete: Palco do clássico entre Vasco e Flamengo é confirmado

Com começo marcado para o dia 18 de agosto, o Estadual de basquete do Rio de Janeiro terá a sua tabela divulgada no dia 20 deste mês. Nesta segunda-feira, 9, Flamengo, Vasco, Botafogo e Niterói receberam uma primeira versão do documento para apreciação e definição dos ginásios onde cada equipe mandará suas partidas. E apesar do período para estudo e toda a burocracia e documentação para reserva dos locais, a escolha basicamente já aconteceu - e só mudaria em caso de indisponibilidade de datas. O Vasco enfrentará o Botafogo em São Januário e o Flamengo em Deodoro, na Arena Olímpica da Juventude, palco do basquete feminino na Rio 2016. E o Niterói em São Januário também.

Já o Botafogo optou pelo uso do Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, para todas as suas partidas. O Alvinegro tem todas as documentações necessárias e como os clássicos serão disputados com torcida única por determinação do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), não há problemas de segurança no local. Niterói, em parceria com Abig, da Ilha do Governador, vai mandar suas partidas no Ginásio do Instituto La Salle, em Niterói.

O Flamengo, por sua vez, tem como primeira alternativa manter suas partidas na Arena Carioca 1, optando eventualmente pela 2 ou 3, de acordo com a disponibilidade de datas. Caso nenhuma funcione, pode optar pelo Tijuca. A Arena de Deodoro, uma da opções para o Rubro-Negro, seria a última alternativa a ser considerada. As Arenas Cariocas 1 e 2, porém, terão agenda pesada durante o período do Estadual. Acontecerá no local a Game XP, com ocupação da área a partir de 20 de agosto na Arena Carioca 2 e 27 de agosto na Arena Carioca 1. A "desmobilização" aconteceria até o dia 14 de setembro, de acordo com informação da assessoria da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (Aglo).

O torneio será disputado em turno e returno para a definição dos duelos das semifinais, que terão o tradicional chaveamento de 1º x 4º e 2º x 3º. O mata-mata será disputado em melhor de três partidas. No ano passado, o Estadual do Rio de Janeiro não aconteceu após os clubes se reunirem e protestarem justamente pela falta de um palco para que os jogos fossem disputados com torcidas mistas. Desta vez, todos entraram em acordo.

Para este ano, as rodadas serão jogadas as terças-feiras à noite, e aos sábados, em horário similar ao que o NBB usa, preferencialmente às 14h, até para que Flamengo, Vasco e Botafogo entendam a presença e aprovação do público pensando no NBB, que começa em outubro.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir