Outros Esportes

Basquete: Preparador físico conta detalhes de preparação para a Liga Ouro

Desde o começo de janeiro, a equipe adulta de basquete do Vasco da Gama vem realizando trabalhos intensivos visando a disputa da Liga Ouro, que tem início em fevereiro. Em suas entrevistas, o técnico Christiano Pereira sempre destacou a importância de contar com jogadores experientes e de nível técnico elevado. Com a responsabilidade de condicionar estes atletas, o preparador físico Marcelo Mascarenhas conversou com o Site Oficial e contou sobre a preparação desenvolvida neste começo de temporada.

- Está sendo feito um trabalho muito bem planejado, periodizado, pois não tivemos uma pré-temporada e os jogadores chegaram quase que ao mesmo tempo. Temos que condicionar os atletas, aliado ao que o treinador pede em relação a parte técnica. Com jogadores de maior rodagem, nós podemos ganhar também em termos físicos, além da experiência. Fizemos agora um teste de potência aeróbia e o resultado foi excelente, inclusive dos mais velhos - disse Marcelo.

Os jogadores com uma rodagem maior no esporte necessitam de uma atenção especial para conseguirem ter uma temporada tranquila, com uma boa preparação física. Para que o planejamento dê certo, Marcelo elaborou atividades individualizadas para cada atleta do elenco, ressaltando a importância de prevenir lesões no decorrer do processo.

- Fazemos um trabalho individual, específico, de preparação com cada atleta em diversos lugares. Por exemplo, na musculação, a gente faz um trabalho específico, cada um tem sua série especializada. Dentro de quadra, trabalhamos muito com a carga e a intensidade do treino. Isso tudo é acordado com o técnico para que ninguém sofra um overtraining (excesso de treinamento, que gera um desgaste muscular) - comentou o preparador.

Os treinos acontecem diariamente em dois períodos, de manhã e à noite. O horário da manhã é voltada a parte de musculação e depois o grupo vai à quadra para trabalhar mais a parte física sob observação de Marcelo. Na atividade noturna, o preparador físico analisa o resultado obtido dos exercícios realizados pela manhã, em um treinamento mais concentrado na parte tática e técnica. Marcelo ainda falou sobre o desenvolvimento do time e a expectativa em ver a equipe atingindo sua melhor forma na competição.

- Temos que ter em mente o seguinte: atingir os 100%, em todos os aspectos, físico e tático, não será agora, no início do campeonato. Nós temos que alcançar este patamar no decorrer do torneio, quando chegar às finais. Temos mais duas ou três semanas de treino que serão muito importantes, principalmente no aspecto físico, para que eles adquiram mais condicionamento e consigam chegar na estreia perto de 60% ou 70%. Mas vale ressaltar que isto é o que queremos, é o objetivo traçado. Nós não queremos que a curva comece a cair quando eles estiverem no ápice, que são as finais. Desejamos que eles cheguem neste momento no auge - completou Marcelo.
 

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir