Outros Esportes

Basquete: Presidente da FBERJ pede clássicos no Rio com torcida única

Atos de violência praticados por facções de torcidas organizadas, como ocorreu no sábado no estádio de São Januário, ou no domingo, no entorno do Engenhão, já estão saindo do futebol e preocupando dirigentes de outras modalidades. No caso do basquete, o Campeonato Carioca deste ano vai contar com três “times de camisa”, isto é, grandes equipes de futebol, como Botafogo, Flamengo e Vasco. Por isso, o presidente da Federação do Rio, Álvaro Lionedes, já tem uma proposta a ser apresentada no Arbitral do campeonato, provavelmente ainda este mês.

- Na reunião do arbitral, quem decide tudo são os clubes. Mas eu, como presidente da Federação, vou propor a eles a adoção de torcida única nos clássicos  - afirmou  ao SporTV, com esperanças de que assim possa evitar brigas nos ginásios.

- Ano passado (no Estadual que teve as participações de rubro-negros e vascaínos), por recomendação do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento de Estádios), o campeonato já havia sido disputado dessa forma. Entretanto, houve um Flamengo x Vasco, no Tijuca, em que a Raça e a Jovem, ambas rubro-negras, brigaram na arquibancada (em outubro do ano passado). Por causa do desacordo entre os clubes, o Flamengo foi campeão por WO, porque o Vasco não aceitou jogar num ginásio com torcida única.

A partir dali, os clássicos foram com torcida única, mas houve casos também em que a Justiça determinou que as partidas fossem com portões fechados e arquibancadas vazias, o que não é interessante para um esporte que deseja voltar a crescer no Rio. O dirigente da FBERJ alertou para o fato de que  em plena cidade olímpica não há sequer uma arena capaz de receber um clássico com as presenças das torcidas de ambos os times.

- O Maracanãzinho está abandonado; a Arena da Barra (que na Olimpíada foi a sede da ginástica) tem um aluguel muito caro e a Arena 1 do Parque Olimpico não dispõe de piso nem tabelas. A Arena 3 já vem sendo utilizada em projetos da Prefeitura. Assim sendo, sem uma arena, com partidas no ginásio do Tijuca, por exemplo, só caberia a torcida do clube mandante -  explicou Lionides. 

[Liga Ouro, Botafogo, basquete (Foto: Satiro Sodré/SS Press/Botafogo)] Assim como na última temporada, o Botafogo também disputará o Estadual (Foto: Satiro Sodré/SS Press/Botafogo)

 

Ainda sobre a questão da falta de arenas ou ginásios no Rio de Janeiro para basquete, Lionedes antecipou que os clubes cariocas vão sofrer com o mesmo problema durante o NBB, cuja abertura costuma ocorrer no fim de outubro ou começo de novembro. O Estadual de 2017 tem tudo para ser o melhor em muitos anos. Pela primeira vez, a competição contará com quatro times do NBB. Além dos três grandes, também estarão em quadra as equipes de Macaé e Campos. O Flamengo vem sendo campeão estadual seguidamente, desde 2005.

A violência das torcidas organizadas vem sendo objeto de estudo de Maurício Murad, especialista em sociologia do Esporte e com vários livros e artigos publicados sobre o tema.

- Com o caso (de sábado, nos arredores de São Januário), já ocorreram nove  mortes confirmadas no país (em conflitos ligados ao futebol). Em 2016, foram 13  confirmadas (com ligação a brigas de torcida) e mais quatro que estão em processo de investigação. Pode-se chegar a 17. Para este ano, como foram nove casos até agora, no meio do ano, e a maioria ocorre durante o Brasileirão, podemos calcular que possa acontecer 18 - analisou Murad - Estamos vivendo uma crise de autoridade geral, na política, na sociedade, na polícia, no esporte, e isso se reflete no que ocorreu (no sábado).

Fonte: SPORTV
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri