Outros Esportes

Basquete: Vascaínos comentam queda de rendimento da equipe

O bom desempenho do Vasco no início da temporada 2016/2017 do basquete animou os torcedores, mas chegou o momento de conter a euforia. Logo depois de conquistar o acesso para a elite nacional ao ser campeão da Liga Ouro, o clube contratou reforços, foi campeão de um torneio amistoso em Fortaleza, com direito a vitória sobre o Flamengo, teve atuações convincentes no Campeonato Carioca e chegou à decisão jogando de igual para igual com o rival. No entanto, depois de duas derrotas em três partidas disputadas no NBB, os vascaínos reconheceram a queda de rendimento e apontaram os erros defensivos como o maior problema neste momento.

Logo após a equipe cruz-maltina perder para o Campo Mourão por 91 a 81, nesta quinta-feira à noite em São Januário, o técnico Christiano Pereira citou as falhas na defesa, em um duelo que os paraenses tiveram o ótimo aproveitamento de 50% nas bolas de três pontos, acertando 15 de 30 tentativas (50%), enquanto o Vasco só teve 20%, convertendo apenas 4 de 20. Para o treinador, o adversário teve muita liberdade para fazer esses arremessos.

- Eles tiveram um aproveitamento muito bom nas bolas de três pontos, foram 30 bolas tentadas e 50% de aproveitamento, muitas delas que a nossa equipe facilitou muito isso e outras que eles conseguiram converter de maneira pressionada. A nossa equipe voltou a falhar na parte defensiva, isso é uma coisa que tem perseguido a gente. Nós tomamos novamente 90 pontos, fizemos 80, e isso prova que precisamos melhorar cada vez mais a nossa defesa - analisou Christiano, que na sequência ainda enfatizou o problema.

- A parte defensiva a gente nunca está satisfeito com o que está acontecendo, estamos tomando 90 pontos de todos os adversários. E defender para 90 pontos contra mundo você tem que ter um aproveitamento muito bom para estar pontuando acima de 100 pontos em todos os jogos, e não é o que está acontecendo. Fizemos 81 pontos, que é um ataque até razoável, mas voltamos a tomar 91 e foi a diferença do jogo.

Na primeira rodada do NBB, o Vasco venceu o Minas por 85 a 83, mas depois foi derrotado pelo Brasília por 97 a 72, sofrendo uma alta pontuação, assim como nesta quinta-feira.

O pivô Murilo, que marcou 12 pontos e pegou quatro rebotes na partida, concordou com a análise do treinador e pediu mais atitude do time em quadra, para dificultar a ação ofensiva dos adversários, principalmente em jogos inspirados como o do Campo Mourão nesta quinta.

- A gente jogou abaixo do que a gente pode jogar, acho que o momento não está bom para a gente. Estamos correndo, lutando, treinando bem, mas as coisas não estão acontecendo e a gente vem de duas derrotas. Precisa acertar, a defesa é que nos vai dar as vitórias. A gente pecou, mas eles tiveram excelente aproveitamento nos arremessos. E com todo respeito aos jogadores de lá, a nossa atitude dentro de quadra tem que ser diferente, a gente tem que grudar nesses jogadores, a gente sabe as características deles, então não pode deixar eles jogarem - disse Murilo.

O Vasco já volta a jogar pelo NBB (Novo Basquete Brasil) neste sábado, às 14h em São Januário, diante do forte Mogi, atual campeão Paulista. Apesar do pouco tempo para trabalhar, o técnico Christiano Pereira espera acertar a defesa para afastar esse mau momento da equipe e buscar a recuperação em mais um jogo no Rio de Janeiro.

- Isso dói muito porque nós tivemos um início de temporada muito bom, com o título no torneio lá em Fortaleza, com um grande aproveitamento no Campeonato Estadual, coisa que a gente nem esperava que fosse uma coisa imediata. Só que o início do NBB não está sendo como a gente esperava, mas é início de temporada, um jogo atrás do outro, a gente não pode estar se lamentando. Agora já temos que pensar no jogo de sábado contra Mogi, uma equipe fortíssima que vem de título internacional, título paulista, com grandes jogadores. Temos que corrigir agora a nossa parte defensiva para tentar no sábado conseguir a vitória - afirmou o treinador vascaíno.

Fonte: Extra
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário