Basquete: Vascaínos são convocados para jogos das eliminatórios para a Copa

08/11/2017 às 08h44 - OUTROS ESPORTES

O croata Aleksandar Petrovic convocou nesta terça-feira a seleção brasileira que disputará os dois primeiros jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019, no fim do mês. Foram 13 convocados, além de Marcelinho Huertas, que, em princípio, por atuar na EuroLiga, não estaria liberado para atuar.

O Brasil estreia nas eliminatórias contra a seleção chilena, em 24 de novembro, em Santiago. Três dias depois, o Brasil recebe a seleção venezuelana, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio.

Único jogador da NBA na pré-lista, Raulzinho, do Utah Jazz, não foi chamado na convocação definitiva devido à incompatibilidade de agenda dos jogadores da liga com as eliminatórias - não apenas na seleção brasileira. Sem clube, Anderson Varejão foi convocado, o que não foi o caso de Leandrinho. Apesar disso, o treinador falou sobre seus planos com o ex-jogador da NBA.

- Falando em Leandro Barbosa, temos claro que quando ele estiver 100% vai entrar na lista para a segunda convocatória - disse Petrovic, que perdeu Vitor Faverani, do Murcia, Rafa Luz, do Baskonia, e Rafael Mineiro, do Franca. - Quando eles estiverem recuperados de lesão, vão estar na lista.

Sobre Varejão, que tenta espaço em um time da NBA, o treinador mostrou estar atento à situação do pivô.

- Tenho (acompanhado) todos os treinamentos nos últimos 45 dias - afirmou o croata, mostrando o celular, onde tem uma planilha sobre as atividades. - Ele está treinado forte, em boas condições e quer jogar.

Necessito desse tipo de jogador que pode dar garra para defender. Temos nos falado muito e tudo saiu muito bem. Ele está treinando em 3 contra 3 , 4 contra 4 , 5 contra 5 e está pronto para essa primeira janela.

Petrovic também falou sobre a situação de Bruno Caboclo, que foi cortado durante a Copa América por indisciplina ao recusar-se a entrar na quadra. O técnico fará uma visita a Toronto junto com o diretor técnico da seleção, Renato Lamas, para discutir a situação com o jogador dos Raptors.

- Vamos em fevereiro falar com ele em Toronto para saber se podemos acertar as coisas ou não - afirmou Petrovic, que garantiu não ter fechado a porta para o ala de 22 anos. - Temos que falar com o Bruno. É um garoto jovem, cometeu um erro, mas todos cometemos. Tenho que preparar também outros jogadores que podem aceitar isso. Não podemos nos provar de um jogador jovem com tanto talento. É o nosso Brasil e vamos fazer de tudo para ser a equipe mais forte possível.

Armadores
Fúlvio, Vasco
Ricardo Fischer, Bilbao
Yago, Paulistano

Laterais
Alex Garcia, Bauru
Vitor Benite, Murcia
Marquinhos, Flamengo
Jhonatan Luiz, Paulistano
Leo Meindel, Franca

Ala-Pivô
Rafal Hettsheimeir, Bauru
Lucas Dias, Paulistano

Pivô
Augusto Lima, Besiktas
Anderson Varejão, sem clube
Lucas Mariano, Vasco

Fonte: Agência O Globo