Outros Esportes

Basquete: Vasco condiciona participação no Estadual à entrada de patrocínio

Disputado por três participantes em 2013, o Campeonato Estadual Masculino de Basquete correu sérios riscos de ter somente duas equipes ou até mesmo nem ser realizado em 2014. Com apenas o atual campeão Flamengo e o vice Macaé inscritos até dia 15 de agosto, data limite estabelecida pela Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) para os clubes confirmarem suas participações, o presidente da entidade Álvaro Leonides se viu obrigado a ceder aos apelos de outros interessados e decidiu estender as inscrições por uma semana. O adiamento surtiu efeito, e Vasco, campeão do Cariocão - torneio preparatório para o Estadual - e Liga Super Basketball (LSB), grupo independente destinado a promover competições em todas as categorias no masculino e no feminino, confirmaram  presença.

Embora no papel a competição tenha quatro postulantes ao título e a certeza da reedição do clássico entre Flamengo e Vasco, na prática ainda é cedo para soltar foguetes, e o resgate de um passado recente pode ser adiado mais uma vez. Sem disputar a competição adulta desde 2007, quando jogou o Estadual daquele ano em uma parceria com o Brasília, o clube de São Januário ainda depende de uma injeção financeira para fazer valer seu compromisso de entrar em quadra.

- Não iríamos nos inscrever, mas o Álvaro insistiu e combinamos que nossa participação ficaria condicionada à entrada de um patrocinador que nos permitisse disputar o Estadual em condições de brigar pelo título. O Vasco tem muita tradição no basquete e não entraríamos numa competição apenas para participar e sabendo que perderíamos para o Flamengo. Estamos no meio de um processo eleitoral, e o clube vive um momento conturbado. Hoje eu diria que temos apenas 30% de chance de confirmar nossa participação - afirmou Francisco Vilanova, diretor de basquete do Vasco.

Ainda de acordo com o responsável pelo basquete vascaíno, o prazo dado pela FBERJ para o clube de São Januário confirmar sua participação é de 48 horas antes da estreia. No entanto, por respeito à entidade e aos adversários confirmados na competição, Vilanova assegura que dará a resposta pelo menos com uma semana de antecedência.

Apesar de no momento o acordo verbal com a diretoria vascaína estar por um fio, o presidente da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) aposta na competição com quatro clubes e vibra com um cenário bem mais animador do que vinha se desenhando nas últimas semanas. No entanto, o otimismo de Álvaro Leonides, esbarra em algumas incertezas que só serão solucionadas no arbitral da competição, ainda sem data marcada.

- Com as inscrições de Vasco e LSB, o cenário é bem melhor do que a gente esperava. As últimas pendências serão decididas no arbitral que deverá acontecer na semana que vem. Ainda não temos as datas oficiais, mas sabemos que o Estadual será disputado entre 15 de setembro, um dia após o encerramento do Mundial da Espanha, e 30 de outubro, um dia antes da abertura do NBB - explicou Álvaro Leonides.

 

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir