Outros Esportes

Basquete: Vasco disputará a Copa Brasil, uma das etapas de acesso ao NBB

O torcedor do Vasco que anda sentindo falta das cestas pode se preparar para matar saudades do basquete. Ao mesmo tempo em que o clube está fazendo pelo site http://vasco.com.br/herdeiros uma campanha para levantar R$ 185 mil para reformar o ginásio de São Januário (até esta quinta-feira já haviam sido arrecadados mais de R$ 101 mil), a diretoria decidiu inscrever a equipe na Copa Brasil da Região Sudeste, na categoria adulta, para depois tentar chegar à Supercopa Brasil, e daí a competições mais importantes como a liga Novo Basquete Brasil.

— A Copa Brasil é disputada nas cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), e vamos jogar a chave do Sudeste. A competição será em maio. Dois times de cada região se classificam para jogar a Supercopa Brasil, que será durante uma semana, em junho, numa mesma sede, de 15 a 21 de junho. A Supercopa classifica o primeiro e o segundo times para a Copa Ouro, que dá o acesso ao NBB de 2016 — explicou o vice de Quadra e Salão do Vasco, Fernando Lima — Pela primeira vez, o campeão da Supercopa terá uma vaga na Liga Sul-Americana, que vai de outubro a dezembro e cujo campeão joga a Liga das Américas.

Ainda sem patrocínio para o basquete, o Vasco investirá neste esporte e no remo com seus próprios recursos. No caso do basquete, o treinador será Cristiano Medeiros. Lima vai aguardar o desenrolar do NBB, para ver possíveis contratações.

— Talvez consigamos contratar alguns jogadores que tenham ficado entre 13º e 16º no NBB (e que não irão aos playoffs). Cada equipe pode contratar três estrangeiros e nestes dois meses que teremos para montar o time, devo observar alguns argentinos. Para a Supercopa, se conseguirmos chegar lá, se formarmos uma boa equipe, a terceira vaga de estrangeiro seria do Charles Byrd (americano atualmente com 49 anos que marcou época no clube, no fim dos anos 90, com títulos estaduais, nacionais e internacionais). Seria uma homenagem a ele e à torcida que está respondendo postivamente à campanha de reforma do ginásio. Ele gravou uma mensagem na casa dele nos EUA e virou o símbolo dessa mobilização — afirmou Lima, que aguarda mais informações também sobre as datas para o Estadual no segundo semestre.

Independentemente da Supercopa, o dirigente confirmou que o Vasco fará uma festa para reinaugurar o ginásio, tão logo termine a campanha de arrecadação e as obras. Para isso, além de Byrd, serão convidados outros ídolos do basquete do clube, como Vargas, Rogério, Helinho, Demétrius, Mingão, Sandro Varejão, Ailton e outros.

Fonte: Globo Online
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri