Futebol

Basquete: Vasco e Flamengo voltarão a se enfrentar após 9 anos

Sem ser disputado há nove anos, o clássico entre Flamengo e Vasco já tem data para acontecer. E não será pelo NBB 9. O reencontro oficial entre os dois times mais vitoriosos da modalidade no Rio de Janeiro está marcado para o dia 3 de outubro, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Estadual - o mando de quadra é rubro-negro, mas o local da partida ainda é uma incógnita. A expectativa do presidente da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro, Álvaro Lionides Fortes de Almeida, é que o Maracanãzinho receba o jogão. Antes, as duas equipes cariocas vão disputar um quadrangular amistoso em Fortaleza com Basquete Cearense e Vitória, entre 25 e 27 de setembro. 

Sem participar da competição desde 2007, quando foi representado pelo então campeão brasileiro Brasília, que à época contava com nomes de peso, como Valtinho, Alex, Arthur, Ratto, Estevam e Márcio Cipriano, o atual campeão da Liga Ouro promete ser o principal candidato a quebrar a hegemonia do clube da Gávea, que venceu as últimas 11 edições do Estadual. Botafogo e Macaé são os outros dois participantes do principal campeonato da modalidade do Rio de Janeiro. 

Presidente da Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ), Álvaro Lionides Fortes de Almeida comemora a participação de três clubes de camisa, fato que não ocorria desde 2007, quando além de Flamengo e Vasco, o Fluminense também disputou o Estadual. 

- Estamos com quatro times, os três da Liga (NBB), mais o Botafogo, que vai jogar a próxima Liga Ouro e tentar seguir o mesmo caminho do Vasco. Podemos não estar com o número muito alto como já tivemos, mas acho que temos qualidade novamente com três times de camisa, além do Macaé, que faz parte do NBB. Esperamos que o retorno do Vasco sirva de incentivo para que outros clubes tradicionais, como Fluminense e Tijuca, também voltem a ter uma equipe adulta - afirmou Álvaro Lionides. 

Ainda sem hora e local definidos, Vasco e Botafogo abrem a competição no dia 18 de setembro. Campeão das 11 últimas edições da competição, o Flamengo só estreia dia 22, contra o Macaé, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. As duas partidas entre Botafogo e Flamengo estão marcadas para 30 de setembro e 12 de outubro no Ginásio do Tijuca. 

REGULAMENTO 

A competição será realizada em três fases. Na fase de classificação, os quatro clubes jogarão entre si em turno e returno. Nas semifinais, o dono da melhor campanha enfrentará o quarto colocado, enquanto e o segundo e o terceiro lutarão pela outra vaga na decisão, que será disputada em uma melhor de três partidas. 

TABELA 

Primeiro Turno 

18/9 - Botafogo x Vasco (a definir) 
22/9 - Flamengo x Macaé (Gávea) 
26/9 - Macaé x Botafogo (Macaé) 
30/9 - Vasco x Macaé (São Januário) 
30/9 - Botafogo x Flamengo (Tijuca) 
3/10 - Flamengo x Vasco (a definir) 

Segundo Turno 

6/10 - Macaé x Flamengo (Macaé) 
7/10 - Vasco x Botafogo (a definir) 
12/10 - Flamengo x Botafogo (Tijuca) 
12/10 - Macaé x Vasco (Macaé) 
15/10 - Botafogo x Macaé (General Severiano) 
15/10 - Vasco x Flamengo (a definir) 
 

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri