Basquete: Vasco enfrentará o Universo/Vitória nesta quinta (7)

06/12/2017 às 08h26 - OUTROS ESPORTES

O Solar Cearense conquistou aquela vitória para dar moral no NBB CAIXA 2017/2018. Com virada nos minutos finais, o time nordestino superou o Vasco da Gama, por 85 a 76, em partida realizada nesta terça-feira (05/12), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), e chegou ao segundo resultado positivo consecutivo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Segunda seguida: Depois de perder seus três primeiros jogos, todos fora de casa, o Solar Cearense venceu pela segunda vez consecutiva em casa e subiu para o 10º lugar. Do outro lado, o Vasco sofreu sua quarta derrota também em cinco jogos disputados e caiu para a 13ª posição.

O cara: Com direito a lindas jogadas individuais, Paulinho Boracini foi o cestinha do jogo, com 27 pontos (8/14 nos arremessos de quadra), e ainda contribuiu com cinco rebotes, cinco assistências e duas bolas recuperadas. Com a grande atuação, o ala/armador agora é o maior pontuador do NBB CAIXA, com média de 19,4 pontos por jogo.

Fala aí: “Um jogo como esse, que estava empatado no intervalo, ia ser vencido por quem tivesse mais energia e falamos disso no vestiário. Nos, últimos três minutos roubamos algumas bolinhas importantes e conseguimos virar o jogo. Perdemos os três primeiros jogos e agora fizemos nosso dever de casa. Temos que manter essa pegada para os próximos jogos”, disse Paulinho.

Participações decisivas: Com ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra – seis acertos em oito tentativas –, o norte-americano Rashaun deixou a quadra com 15 pontos, mesma marca do ala Betinho. No último quarto, a dupla combinou para 15 pontos. Além deles, apenas Paulinho, com dez, e Davi, com quatro, pontuaram na parcial final pelo time cearense.

Dupla importante: Para dominar os rebotes na partida (45 a 29), o time de Fortaleza contou com bons desempenhos de Fiorotto e Leo Waskiewicz. Juntos, os pivôs pegaram 21 rebotes, sendo 13 de Fiorotto. Do lado vascaíno, o maior reboteiro foi Lucas Mariano, com sete.

Bem que tentaram: Quatro jogadores comandaram a pontuação do Vasco na partida. Lucas foi o cestinha da equipe, com 16 pontos, seguido por David Jackson, que marcou 14. Já Guilherme Giovannoni e Fúlvio anotaram 12 e 11 pontos, respectivamente. O quarteto totalizou 56 dos 76 pontos da equipe.

Puro equilíbrio: O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. O Vasco praticamente todo o primeiro quarto na liderança e o time nordestino virou o jogo no segundo período. Ambas as equipes chegaram abrir sete pontos, mas no final das contas o jogo chegou ao intervalo com o placar em igualdade (40 a 40).

Ficou na liderança: Logo no início do terceiro quarto, o time carioca se firmou na ponta do placar. Com boas movimentações ofensivas, a equipe chegou a abrir vantagem de sete pontos novamente, mas o time da casa se manteve na cola. Ao final do período, a diferença era de seis pontos.

Virada cearense: Restando pouco mais de quatro minutos para o fim, o Vasco tinha cinco pontos de frente e foi então que os nordestinos viraram o jogo. Depois de boas jogadas de Betinho e Davi, o Basquete Cearense empatou o jogo em 74 a 74. Na sequência, Paulinho converteu sua terceira bola de três no jogo e colocou sua equipe em vantagem, com dois minutos para o fim.

Bola do jogo: Com a diferença em apenas um ponto e 48 segundos para o término da partida, o Solar Cearense trabalhou bem a bola, até que Davi achou Rashaun e o norte-americano converteu arremesso de três pontos para praticamente selar a vitória dos donos da casa (80 a 76). Depois, a equipe ainda ampliou sua vantagem após uma sequência de faltas do time vascaíno.

E agora? O Vasco segue no Nordeste e enfrentará o Universo/Vitória, nesta quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Já o Basquete Cearense irá até São Paulo para enfrentar o Paulistano/Corpore, neste sábado (09/12), às 14 horas (de Brasília), ao vivo na Band.

Fonte: Site da LNB