Outros Esportes

Basquete: Vasco entra no G-4 do NBB

Com atuação de gala do “garoto” Nezinho, Vasco da Gama supera vice-líder Brasília em São Januário, vence a 3ª seguida e entra no G-4 do NBB CAIXA 16/17

O Vasco da Gama está no G-4 do NBB CAIXA 2016/2017. Na noite desta quinta-feira, a equipe do técnico Dedé Barbosa contou com grande atuação de Nezinho, superou o vice-líder UniCEUB/BRBCARD/Brasília, em casa, pelo placar de 85 a 76, e assumiu a quarta colocação da atual edição do maior campeonato do país.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Põe na conta: Com o resultado, o clube de São Januário entrou no bolo das equipes empatadas na quarta colocação e, diante dos critérios de desempate entre os igualados, assumiu o quarto lugar, com campanha idêntica a de Paulistano/Corpore, EC Pinheiros e Gocil/Bauru, todos com campanha de oito vitórias em 14 jogos (57,1% de aproveitamento).

Noite de Nezinho: Ele conquistou três títulos do NBB CAIXA pelo Brasília, mas a “Lei do Ex” atacou novamente. Em noite de gala, experiente armador Nezinho, de 35 anos, esbanjou uma disposição de garoto e foi o grande destaque do duelo ao registrar 25 pontos e nove assistências (recordes na temporada), além de quatro rebotes e quatro roubos de bola.

Fala aí: “Me sinto muito bem fisicamente desde que cheguei ao Vasco. Ainda sinto algumas dores de cansaço, mas ainda vamos evoluir. Antes nossa equipe acabava o jogo exausta, hoje vejo o time acabando os jogos com fome de jogar. Temos muito a crescer no campeonato, pois queremos subir ainda mais na tabela”, declarou Nezinho.

Também ajudaram: Além de Nezinho, outros três atletas tiveram participações bastante efetivas no triunfo. São eles os alas/armadores Hélio e David Jackson, responsáveis por 16 e 15 pontos, respectivamente, e do pivô Murilo Becker, com 11 tentos. Já o ala Gaúcho contribuiu com oito pontos.

Efeito Dedé: A campanha do Vasco sob o comando de Dedé Barbosa agora é de quatro vitórias em cinco partidas. Antes, a equipe cruzmaltina lutava contra a irregularidade e ocupava a décima colocação. Agora, em cinco rodadas, o Gigante do Basquete já figura entre os quatro primeiros colocados do NBB CAIXA.

Fala aí: “O Dedé agregou experiência à nossa equipe. Ele conhece a maioria dos jogadores, até jogou com alguns de nós. Está ajudando bastante a todos. Estamos evoluindo muito com ele e tenho certeza que chegaremos muito bem nos playoffs”, completou o camisa 23 do Vasco.

Fala aí: “Mérito total dos jogadores. Eles vieram muito focados. Tivemos algumas falhas, principalmente nos começos de quarto. Eles (Brasília) fizeram 8 a 0 no início do último quarto, mas conseguimos controlar o jogo e tomar apenas 76 pontos. Sabíamos que se tomássemos só isso conseguiríamos vencer. Foi exatamente isso que aconteceu”, comentou Dedé Barbosa.

Segura a dupla: Foi uma noite para lá de expressiva para a dupla de garrafão do Brasília. Juntos, Guilherme Giovannoni (24 pontos) e Lucas Mariano (23 pontos), combinaram para 47 pontos e representaram nada menos que 61,8% dos pontos da equipe em São Januário.

Igualado: O primeiro quarto teve dois momentos distintos. Primeiro, o Brasília contou com domínio de Lucas Mariano para abrir 10 a 2 em pleno solo carioca. Mas depois, o Vasco foi crescendo na partida e, na reta final do período, virou o jogo para 13 a 12 depois de ótima sequência de Nezinho. No entanto, a parcial terminou empatada em 16 a 16.

Mais Vasco: Já no segundo quarto, o Vasco abriu uma bela vantagem. Ainda com Nezinho inspirado, os comandados do técnico Dedé Barbosa foram amplamente superiores na defesa, venceram o período por 24 a 13 e foram para o intervalo com 11 pontos de frente: 40 a 29

Pressão: O time candango voltou com tudo do intervalo e, com corrida de 14 a 4 nos primeiros cinco minutos do terceiro quarto, chegou a cortar a diferença para apenas um ponto (44 a 43). Mas, mesmo com os 20 pontos combinados de Lucas Mariano e Giovannoni, os cruzmaltinos usaram a experiência para segurar a vantagem e caminharam para os dez minutos finais vencendo por 62 a 53.

Segurou: A reação candanga não deu certo no último quarto. Depois de tanto insistir e pressionar, a equipe do técnico Bruno Savignani não foi capaz de chegar à virada, mesmo depois de cortar a diferença para cinco pontos na reta final da partida (75 a 70), pois do outro lado tinha um experiente time do Vasco que soube segurar o placar através de bolas cruciais, como a de Hélio, de 3 pontos, restando um minuto para acabar. Desta forma, o Gigante do Basquete pôde soltar o grito da vitória e assim entrar no G-4 do NBB CAIXA pela primeira vez.

Fonte: Site da LNB
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário