Outros Esportes

Beach Soccer: Vascaínos marcam, Brasil goleia Argentina e garante Mundial

Como se não bastasse a rivalidade histórica entre Brasil e Argentina, seja nos gramados ou nas areias, a semifinal das eliminatórias sul-americanas, em Assunção, no Paraguai, também valia a vaga para a Copa do Mundo da FIFA de 2017, nas Bahamas. Com jogadas ensaiadas desde a saída de bola, marcação cerrada e um contra-ataque veloz, a seleção brasileira neutralizou as principais armas dos argentinos e goleou os eternos rivais por 7 a 1 de forma contundente. Daniel Zidane, Catarino, Bruno Xavier, Bokinha, Lucão e José Lucas (2) anotaram os gols do chocolate verde e amarelo, enquanto Hilaire fez o de honra dos hermanos. Na decisão, neste domingo, o time comandado por Gilberto Costa enfrenta o vencedor do confronto entre o Equador e o Paraguai, com transmissão ao vivo do SporTV.  

As três seleções de melhor campanha das eliminatórias asseguram a vaga para o Mundial, no Caribe, de 27 de abril a 7 de maio. Oito países já estão classificados para o Mundial no Caribe: Bahamas, Taiti, Senegal, Nigéria, Polônia, Suíça, Portugal e Itália.

MASSACRE NO PARAGUAI

A superioridade técnica e tática fez a seleção brasileira dominar o confronto do início ao fim. Logo nos primeiros minutos, os jogadores mostraram o que período de treinos em Foz do Iguaçu surtiu efeito e a sintonia e o entrosamento logo chamaram a atenção. Em uma jogada ensaiada de escanteio, Bokinha deu um passe açucarado para Daniel Zidane marcar de cabeça, abrindo o placar na arena do Yacht & Golf Club. A defesa forte e os contra-ataques rápidos incomodavam os argentinos, perdidos em quadra. O Brasil pressionou e fez o segundo, com Catarino, ainda no primeiro período. Por pouco, a seleção não ampliou, seja com Bruno Xavier, de cobertura, ou Rodrigo, que ficou cara a cara com o goleiro Salguero, mas chutou para fora. As jogadas ensaiadas surpreendiam os argentinos, que não conseguiam se encontrar na partida. O desespero aumentava na medida que parecia ser cada vez mais difícil marcar os jogadores do Brasil, que iam se revezando muito bem no esquema de rodízio movido pelo treinador. 

O segundo período começou morno, mas a troca de passes levou o Brasil a mais gol, de Mauricinho, após tabelinha com Bruno Xavier. Embora estivesse com folga no placar, o time comandado por Gilberto Costa manteve o ritmo forte. Em uma jogada trabalhada de Lucão, o jogador observou Bokinha na pequena área, cruzou e viu o companheiro fazer o quarto: 4 a 0. Os argentinos estavam cada vez mais nervosos e acabaram cometendo um pênalti em Lucão, que bateu certeiro no cantinho esquerdo, sem chances de defesa. Os rivais responderam com uma bola na trave, mas Mão veio firme e não deixou a sobra para o rebote. 

O experiente Hilaire chamou para  si a responsabilidade, recebeu de costas e girou rápido para bater forte, diminuindo o prejuízo em Assunção: 5 a 1. A resposta foi quase imediata e com muita categoria. De bicicleta, José Lucas fez o sexto do Brasil e correu para o abraço. O placar era elástico, mas os jogadores se mostravam incansáveis e queriam mais. No fim, a goleada aumentou para 7 a 1, com mais um de José Lucas, carimbando o passaporte para as Bahamas.

BRASIL MANTÉM INVENCIBILIDADE

O Brasil ostenta uma invencibilidade de 28 jogos sob o comando de Gilberto Costa. A seleção acumula 41 vitórias em 43 partidas oficiais no histórico do quali e foi seis vezes campeã das eliminatórias (15/11/09/08/06/05), com 374 gols marcados  e 100 sofridos. 

No histórico de confrontos contra os argentinos, o Brasil lidera amplamente o retrospecto: são 64 vitórias em 66 jogos, com 407 gols marcados e 133 sofridos. A maior goleada foi por 15 a 3, na III Copa Mercosul, no Rio de Janeiro, em 1999. Este foi o sétimo confronto entre Brasil e Argentina em eliminatórias, sendo que a seleção brasileira venceu seis das sete partidas até o momento: 2 a 0 em 2005, 6 a 1 em 2006, 6 a 1 em 2008, 3 a 1 em 2009 e 6 a 2 em 2011. A única derrota no Qualifier veio na última edição do torneio, em 2015, por 7 a 5. Há ainda um duelo pela Copa do Mundo: vitória por 9 a 3, em Copacabana, em 2005. No penúltimo encontro com os hermanos, em dezembro passado, vitória brasileira por 9 a 2 na Copa América, em Santos.

TABELA DAS ELIMINATÓRIAS 

- Brasil 6 x 2 Venezuela
- Brasil 9 x 5 Colômbia
- Brasil 11 x 0 Peru
- Brasil 11 x 1 Equador
- Brasil 7 x 1 Argentina
Domingo, 12/02 - Terceiro lugar / Final

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri