Futebol

Brasileirão: Confira o guia da 26ª rodada

Todo ser humano já ouviu ao menos uma vez na vida a velha frase de que o mundo dá voltas. Mas esqueceram de dizer que o mundo do futebol é capaz de dar mais voltas ainda. Senão, vejamos, como diria certo programa de TV, direto do túnel do tempo: no dia 5 de julho de 2013, o São Paulo, então sexto colocado no Campeonato Brasileiro, eliminado da Libertadores, decidiu demitir Ney Franco. Na verdade, praticamente o escorraçou. Em descrédito com os dirigentes, perseguido pela torcida, em constantes problemas de relacionamento com o elenco, principalmente o goleiro Rogério Ceni, com quem trocou várias acusações, o treinador saiu pela porta dos fundos diante da falta de bons resultados e constantes críticas quanto ao padrão de jogo da equipe.

O tempo passou. Quase dois meses depois da sua saída do São Paulo, Ney foi contratado pelo Vitória para substituir o demitido Caio Junior. Na ocasião, o time baiano ocupava o 11º lugar no Brasileirão. A estreia, contra o Flamengo, em jogo pela 18ª rodada, foi com derrota. Mas o tempo, sempre ele, passou. E agora, na 26ª rodada, o técnico terá um reencontro por cima contra o ex-clube: de volta ao Morumbi, Ney comanda uma equipe que nos últimos cinco jogos venceu quatro e empatou um. Hoje, o Leão baiano ocupa o sexto lugar na tabela e briga por um espaço no G-4. Depois da vitória do Vasco sobre o Inter por 3 a 1, na última quinta, que fechou a 25ª rodada, o Tricolor Paulista de Muricy caiu para 16º, tornando-se o primeiro da lista na zona de rebaixamento.

Ney garante que não pensa em revanche. Mas é claro que um triunfo seria comemorado de forma especial. O duelo, sábado, às 21h, é um dos que abrem a 26ª rodada. Um pouco antes, haverá outro candidato a jogão: Grêmio x Botafogo, às 18h30m, no Maracanã, é um confronto direto pela vice-liderança. Os visitantes gaúchos têm a vantagem de dois pontos - 45 a 43 - e vivem em ascensão no campeonato. A equipe alvinegra, em terceiro, tenta recuperar a força que já a deixou na liderança. Os dois sabem que o empate será péssimo para quem ainda pretende brigar pelo título. Afinal, a diferença do líder Cruzeiro para o segundo colocado, já nos 11 pontos, pode aumentar. E certamente os comandados de Renato Gaúcho, bem como os de Oswaldo de Oliveira, cruzarão os dedos domingo, diante da TV, quando a bola rolar na Arena Pernambuco a partir das 16h.

É no Recife que um outro jogo pode ter peso importante na tabela de cima e de baixo do Brasileirão 2013. E os mais fanáticos pelo Náutico, quatro rodadas atrás, não poderiam supor que o Timbu veria sua torcida "crescer" assustadoramente em um mês. Principalmente a formada por gremistas e botafoguenses. Desacreditado, com vaga praticamente assegurada entre os quatro rebaixados, o time pernambucano esboçou uma reação que será posta à prova. Com dois empates e duas vitórias, vai encarar uma Raposa líder que domina como quer os adversários - o último, a Portugesa, foi goleado por 4 a 0. Vitória alvirrubra faz o time chegar aos 20 pontos para, enfim, começar a encostar no penúltimo colocado, a Ponte Preta. Com 22, a Macaca pegará o Bahia na Fonte Nova, também no domingo, às 18h30m, mesmo horário de Goiás x Criciúma, no Serra Dourada. Em 18º, com 25 pontos, o Tigre tentará somar pontos fora de casa para sair da incômoda situação.

Outro que vai buscar forças fora do seu terreno é o Vasco. Ainda que Brasília seja campo neutro no Clássico dos Milhões contra o Flamengo, os cruz-maltinos, motivados pelo 3 a 1 sobre o Inter, que derrubou Dunga do comando técnico do Colorado, pularam para 28 pontos, no 16º lugar, e contam com apoio da torcida no Mané Garrincha para se desgarrarem do grupo de baixo. Os rubro-negros, pela primeira vez com dois triunfos seguidos debaixo do braço, também contam com os gritos dos torcedores para, com acumlarem mais três pontos e mostrarem que com Jayme de Almeida no comando encontraram o caminho. E outro clássico regional promete ferver. Derrotado pelo Fla na quarta-feira, o Coritiba, em queda, pega o Atlético-PR sabendo que o sinal está amarelo. Com 31 pontos, verá com bons olhos um bom resultado para se distanciar da zona perigosa. Mesmo caso da Portuguesa, que, também com 31, encara o Santos às 18h30m, no Canindé.

Aliás, os paulistas só pensam em vencer. O Corinthians não foge à regra. Vai a Minas buscar três pontos contra o Atlético-MG embalado pelo 2 a 0 sobre o Bahia que quebrou série ruim de resultados. Com 34 pontos, está na cola do Galo, com 35. Um ponto acima do Fluminense, que vai ao Sul encarar o Inter já sem Dunga, estacionado também nos 34 e com esperanças ainda de conseguir a vaga na Libertadores. Os dois jogos serão às 16h, num domingo que pode ter grandes confrontos.

BOTAFOGO x GRÊMIO
SÁBADO, 18H30M - MARACANÃ

Já são quatro partidas sem vencer no Brasileirão. O que faz o jogo no Maracanã ganhar ainda mais ares de decisão para um Botafogo em queda. Uma vitória pode levar o time a retomar o ritmo anterior que fez da equipe uma das favoritas. Oswaldo de Oliveira não terá Bolívar, Edílson e Gabriel, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, mas conta com as voltas Hyuri, Elias e Renato para encarar um Grêmio cheio de empolgação. O Tricolor não sabe o que é perder há quatro jogos. A ascensão se dá, segundo muitos, ao esquema com três atacantes, mas a tendência é que Renato Gaúcho arme sua equipe mutante no 3-5-2. Com Vargas suspenso, a vaga deverá ser ocupada por um zagueiro. O maior candidato é Saimon. É, esse jogo promete muito.

Cartola: após boa atuação contra o Flamengo na Copa do Brasil, o zagueiro Dankler terá nova prova como titular do Botafogo com a suspensão de Bolívar. Ele ainda não atuou pelo Brasileirão e vale apenas C$1,00. Com o forte ataque do Grêmio, ele deve ter bastante trabalho e, se for bem, tem grandes chances de fazer uma boa pontuação. Pelo Grêmio, uma boa aposta é Barcos. Nos tempos de Palmeiras, ele foi o carrasco do Botafogo sempre que teve o Alvinegro pela frente. Portanto, apesar do alto valor (C$19, 88) vale arriscar a aposta no Pirata, que tem mantido uma boa média de pontuações no campeonato.

Na TV: SporTV (menos RJ) e PremiereFC, com Jader Rocha e Lédio Carmona.

Arbitragem: Wilson Pereira Sampaio será o árbitro, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse.

Você sabia que...: ano passado, o Grêmio levou a melhor nos confrontos com o Botafogo? No turno, justamente na estreia de Seedorf pelo Alvinegro, o Grêmio venceu por 1a 0 no Engenhão, com gol de Marcelo Moreno. No returno, no Olímpico, houve empate por 1a 1, gols de Léo Gago para o Tricolor Gaúcho e Bruno Mendes para o Alvinegro carioca. Já este ano, pelo 1º turno do Brasileiro, houve vitória gremista por 2a 1 na Arena do Grêmio, gols de Vargas (2) para o time da casa e Seedorf para os visitantes. A última vitória do Bota sobre o Grêmio foi no returno de 2011, quando venceu por 1a 0 em Porto Alegre, gol de Loco Abreu.

SÃO PAULO x VITÓRIA
SÁBADO, 21H - MORUMBI

Não podia ter sido pior. Perder por 3 a 0 para o Santos, um dos maiores rivais, e parar na zona de rebaixamento após a vitória do Vasco sobre o Inter... A pressão só tende a aumentar para o São Paulo. As notícias de listas de dispensas ao fim da temporada ajudaram a deixar o clima mais tenso no elenco. E uma derrota em casa para a equipe de Ney Franco, seu ex-treinador, só pioraria a situação para Muricy e seus comandados. Para se ter uma ideia, nem o simples triunfo garante o time fora do Z-4: será necessário também que o Vasco não vença o Fla. Caso empate com o Leão, os paulistas terão que torcer por derrota cruz-maltina e tropeço do Criciúma diante do Goiás. Do lado baiano, a fase é de euforia. A quatro pontos do quarto colocado, o Atlético-PR, Ney Franco tem ainda um grande trunfo: conhece como poucos o adversário deste sábado. Espião melhor não existe. Será, sem dúvida, um jogo para sair faísca no Morumbi.

Cartola: há cinco jogos sem marcar, o artilheiro Luis Fabiano está em baixa. Porém, jogando no Morumbi, o atacante do São Paulo é a esperança de mandar bolas na rede do embalado Vitória. Apesar da boa fase, o Leão tem sofrido muitos gols, e esta pode ser a chance de Fabuloso, que, desvalorizado, custa C$16,70. Do lado do time baiano, após uma exibição fantástica diante do Atlético-PR, Ayrton saiu da partida contra o Goiás muito desvalorizado. Pode ser um bom momento para marcar pontos, já que ele é perigoso nas bolas paradas, e aumentar seu patrimônio. Para ter o lateral na sua equipe ,é preciso gastar C$7,57.

Na TV: PremiereFC 1, com Reinaldo Porto e Wagner Vilaron.

Arbitragem: Anderson Daronco apita a partida, auxiliado por Rodrigo F. Henrique Correa e Jose Eduardo Calza.

Você sabia que...: o São Paulo jamais foi derrotado pelo Vitória em São Paulo na história do Campeonato Brasileiro? Foram 13 jogos no Estado de São Paulo, com 11 vitórias são-paulinas e dois empates, 33 gols do Tricolor, contra 10 da equipe baiana.

NÁUTICO x CRUZEIRO
DOMINGO, 16H - ARENA PERNAMBUCO

Uma posição acima do Náutico na tabela, a Ponte Preta foi derrotada duas vezes. O São Paulo também perdeu (para o Santos por 3 a 0), e o Criciúma empatou em casa com o Atlético-MG (1 a 1). A única exceção foi o Vasco, que bateu o Internacional por 3 a 1 e deixou a zona de rebaixamento. A 25ª rodada foi muito boa para o Náutico, que, com duas vitórias e dois empates nas últimas quatro rodadas, ganhou sobrevida na luta para não cair. O Alvirrubro subiu para 20 pontos, e, agora, o mantra do técnico Marcelo Martelotte é viver cada jogo como se fosse uma final. O otimismo tomou conta do Timbu. Mas ter o líder Cruzeiro pela frente é uma decisão e tanto. A Raposa tem atropelado os adversários dentro ou fora de casa. Com os 4 a 0 sobre a Portuguesa, no Mineirão, as chances de título subiram para 96%, segundo o matemático Oswald de Souza. Também, com Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Borges jogando o fino da bola... Para um alento aos torcedores do clube pernambucano, vai ter muita gente do grupo de cima fazendo figa por um bom resultado. A conferir.

Cartola: a exemplo da última rodada, a bola da vez no Timbu continua sendo Maikon Leite. Em mais uma boa atuação diante da Ponte, o jogador é perigoso com seus arremates, mas também nas bolas paradas, que podem render gols e assistências. Vale a aposta de alto custo: C$13,32. No lado do líder do Brasileirão, com a suspensão de Egídio, Mayke deve voltar a ganhar uma chance entre os titulares. O lateral é muito incisivo e costuma ir bem na frente, com assistências (já fez três no campeonato) e finalizações. Além disso, pode levar bônus de pontuação caso a Raposa não sofra gols. Ele custa apenas C$6,55.

Na TV: Globo para Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Montes Claros e Varginha (MG), com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende de Freitas. PremiereFC 5, com Rembrandt Júnior e Carlos Eduardo Lino.

Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva apitará a partida, auxiliado por Edilson Frasao Pereira e Luis Claudio Rodrigues da Costa.

Você sabia que...: o mando de campo é fator determinante nos jogos entre Náutico e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro? Dos 25 jogos realizados entre as duas equipes, apenas dois terminaram com vitórias do visitante: Cruzeiro 2 a 1 em 1972 e Cruzeiro 4 a 1 em 2007. Em Belo Horizonte, o Cruzeiro venceu 10 das 12 partidas contra o Náutico, e, em Recife, o Náutico ganhou nove dos 13 confrontos diante do Cruzeiro.

FLAMENGO x VASCO
DOMINGO, 16H - MANÉ GARRINCHA (DF)

No primeiro turno, o Clássico dos Milhões já foi no Mané Garrincha e aparece até agora como o segundo maior público deste Brasileirão (61.767), perdendo apenas para Fla x Santos, no Maracanã (63.501 pagantes). E este reencontro de domingo tem tudo para repetir a casa cheia. Os dois venceram bem na última rodada e ainda precisam de bons resultados para se distanciarem da zona perigosa da degola. O Fla de Jayme de Almeida obteve, pela primeira vez neste Brasileiro, o segundo triunfo seguido. Em 11º, com 33 pontos, terá pela frente um adversário um pouco mais aliviado pelo 3 a 1 sobre o Inter, o que o tirou do Z-4. Mas o 16º lugar, com 28 pontos, não dá moleza para os cruz-maltinos, que ganharão o desfalque do meia Dakson, vetado.

Cartola: a defesa do Flamengo só sofreu um gol nas últimas três partidas. Portanto, a tendência é escalar defensores contra o Vasco. Uma boa opção é Chicão, que, além de conseguir roubadas de bola, ainda vai bem nas cobranças de falta e pode marcar gols. O custo é baixo, apenas C$5,97. Do lado vascaíno, apesar de estar muito valorizado (C$10,33), o momento parece ser mesmo de Pedro Ken. Atuando como segundo volante, o jogador vive seu melhor momento no clube. Diante do Inter, foram nove roubadas de bola, quesito que rende alta pontuação. Vale lembrar que ele ainda chega bem ao ataque tanto para dar assistências quanto para finalizar.

Na TV: PremiereFC 1, com Luiz Carlos Júnior e Roger Flores.

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro será o juiz, e  Marcelo Bertanha Barison e Rafael da Silva Alves estão escalados como os auxiliares.

Você sabia que...: esta será a quarta vez que Vasco e Flamengo se enfrentarão em Brasília em toda a história? Nas três vezes anteriores, houve duas vitórias do Vasco por 2 a 1, em 1966 e 1967, e uma vitória do Fla, no primeiro turno deste Brasileirão, por 1 a 0.

ATLÉTICO-MG x CORINTHIANS
DOMINGO, 16H - INDEPENDÊNCIA

Foi só o Galo melhorar um pouquinho que subiu na tabela do Brasileirão. Já ocupa o quinto lugar, com 38 pontos, mesmo com a cabeça no Mundial de Clubes que vai disputar no Marrocos e com Ronaldinho Gaúcho no departamento médico, o time começou a voltar a funcionar. E com uma novidade: Diego Tardelli é o novo R10. Recuado para a posição do craque, tem sido o destaque da equipe e comandou a goleada por 4 a 0 sobre os reservas da Ponte Preta, na partida nesta quinta-feira válida pela oitava rodada que ainda não havia sido realizada. O atacante-meia sonha agora deixar sua marca no Corinthians, mas a parada promete ser dura. Depois de um bom tempo brigado com a vitória, o Timão acordou no meio da semana, sapecando 2 a 0 no Bahia. Em nono, com 34 pontos, espera agora retomar a briga pelo G-4. O problema é que não terá Emerson Sheik, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Cartola: a melhor média de pontuação do Atlético-MG no Cartola é do atacante Fernandinho, que entrou muito bem na equipe de Cuca. Além de finalizar bastante, ele ainda sofre muitas faltas e costuma servir os companheiros. Com o preço em C$10,99, é uma aposta segura. E com o alto número de finalizações do Galo no Independência, Cássio tem a chance de se consagrar no Corinthians, principalmente com a forte defesa do Timão. Valendo C$14,19, o goleiro pode pontuar com defesas difíceis. Vale lembrar que em 14 jogos a equipe não sofreu gols e rendeu bônus de cinco pontos para o arqueiro.

Na TV: Globo para SP, MG (menos Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Montes Claros e Varginha), Caxias do Sul, Porto Alegre (RS), PR, DF, GO, MT, MS, PE, CE, MA, PA (menos Santarém) e TO, com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba. PremiereFC 3, com Jaime Júnior e Léo Figueiredo

Arbitragem: Jailson Macedo Freitas será o juiz, com Rodrigo Pereira Joia e Fabio Pereira como bandeirinhas.

Você sabia que...: Corinthians e Atlético-MG fizeram a decisão do Campeonato Brasileiro de 1999? Na oportunidade, o Timão conquistou seu terceiro título brasileiro com os seguintes resultados: Atlético 3 a 2 (12/12), no Mineirão, gols de Guilherme (3) para o Galo e Vampeta e Luizão, para o Timão; Corinthians 2 a 0 (19/12) no Morumbi, gols de Luizão, e 0 a 0 (22/12), também no Morumbi.

ATLÉTICO-PR x CORITIBA
DOMINGO, 16H - DURIVAL DE BRITTO

Outro clássico regional da rodada, o Atletiba no Durival de Britto chega com forte pressão para as duas equipes. No G-4, brigando por vaga na Libertadores, o Furacão vem de dois resultados negativos, para Vitória e Grêmio, que o deixaram em alerta. A ponto de o zagueiro Dráusio, que atuará em casa pela primeira vez na equipe rubro-negra, convocar a torcida para empurrar o time. Afinal, enfrentar o maior rival em crise pode não ser fácil como parece. Há cinco partidas sem vitória e na iminência de perder a estrela da companhia, o meia Alex, contundido - a avaliação médica definitiva será neste sábado -, o Coxa começa a se aproximar mais da zona da degola do que na briga pelo grupo de cima. Com 31 pontos, ocupa o 15º lugar. Todo cuidado é pouco.

Cartola: Manoel é um nome de segurança no Furacão. Além de ter marcado três gols, o zagueiro é o campeão de roubadas de bola na equipe e já sofreu mais faltas do que cometeu no campeonato, fato raro para um jogador da posição. A boa média de pontuação justifica seu alto valor: C$17,50. Já no Coxa, o goleiro Vanderlei é o terceiro que mais fez defesas difíceis no Brasileirão (média de quase duas por partida) e vale a aposta, apesar da má fase do clube. Custando C$18,58, o arqueiro pode ser o porto seguro da equipe para pontuar bem.

Na TV: PremiereFC 2, com Felipe Lestar e Dida.

Arbitragem: Sandro Meira Ricci apita o jogo, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Salgado Rizo.

Você sabia que...: nos 29 jogos já realizados entre as duas equipes em Brasileiros, jamais aconteceu uma vitória por diferença superior a dois gols? As maiores vitórias deste confronto foram sempre por dois gols de diferença: o Coritiba venceu por 3 a 1, em 1993 e 2000 e por 2a 0 em 2003. O Atlético venceu por 2 a 0 em 1997 e 2003.

INTER X FLUMINENSE
DOMINGO, 16H - CENTENÁRIO

A derrota para o Vasco por 3 a 1 em Macaé - quarta seguida no Brasileirão - deixou marcas profundas no Colorado. Dunga caiu, e a ordem agora é ganhar fôlego com novo treinador para o time conseguir uma das vagas para a Libertadores - por enquanto, o ex-goleiro Clemer é o técnico interino. A missão não chega a ser impossível, mas a falta de padrão de jogo e a D'Aledependência atrapalham. O time está em 10º, com 34 pontos, mesma pontuação do adversário deste domingo, que ocupa o oitavo lugar e está motivado por um setembro sem derrotas e um salto na tabela. O empate com o Botafogo por 1 a 1 deu a largada para um outubro que promete ser bom. Mas o Tricolor, invicto há oito jogos, está cheio de problemas. Gum, Edinho e Felipe cumprirão suspensão. Diego Cavalieri foi convocado para amistosos da Seleção contra China e Coreia do Sul. Fred, Wellington Silva, Marcelinho, Carlinhos e Ronan continuam machucados. E o técnico Vanderlei Luxemburgo, punido por dois jogos após sua expulsão contra a Lusa, não estará no banco. O auxiliar Lopes Junior deve comandar a equipe.

Cartola: em um momento instável no Brasileirão, uma aposta de segurança no Inter é o meia D'Alessandro. O argentino costuma manter um bom nível de exibições e normalmente participa das jogadas de gol do Colorado. Ele custa C$17,94. E o Flu, atuando fora de casa, corre o risco de sofrer certa pressão do Inter. Porém, sua defesa vive um bom momento, e uma aposta de baixo custo é o goleiro Klever, que substitui Diego Cavalieri, convocado para a Seleção, e que vale apenas C$1,00. Pode ser uma boa oportunidade de aumentar seu patrimônio.

Na TV: Globo para RJ, ES, RS (menos Caxias do Sul e Porto Alegre), SC, BA, RN, AL, PB, SE, PI, Santarém (PA), AM, RO, AC, RR e AP, com Luis Roberto, Junior e Arnaldo Cezar Coelho: e PremiereFC 4, com Ramiro Ruschel e Batista.

Arbitragem: Wilson Luiz Seneme apitará a partida, auxiliado por Marcio Eustaquio S Santiago e Rogerio Pablos Zanardo.

Você sabia que...: jogar no Rio Grande do Sul não tem sido uma vantagem para o Inter em seus confrontos com o Fluminense? Neste século 21, as duas equipes já se enfrentaram 2 vezes em Porto Alegre, e o Inter venceu apenas duas: 2 a 0 no Brasileiro de 2006 e 4 a 2 no Brasileiro de 2009. Nos demais 10 encontros, o Flu saiu do Beira-Rio com a vitória em cinco oportunidades, e houve empate em outros cinco jogos.

BAHIA x PONTE PRETA
DOMINGO, 18H30M - FONTE NOVA

Depois de ter ficado cinco partidas sem perder no Brasileirão, o Bahia experimentou o gosto amargo diante do Corinthians (2 a 1) nesta quarta-feira. Agora, sente-se na obrigação de vencer em casa para não correr o risco de ver os times abaixo na tabela se aproximarem.  Em 13º, com 32 pontos, ainda tem uma gordurinha, mas é bom não facilitar. Mas, pelo menos, a equipe está longe da pressão pela qual vem passando a Ponte. Goleada pelo Galo por 4 a 0, quando botou um time reserva devido ao desgaste dos atletas, que na terça haviam enfrentado o Náutico, a Macaca luta contra a maratona de jogos e o desânimo. O técnico Jorginho faz de tudo para animar a equipe. O atacante William reclamou da tabela. Com duas derrotas seguidas num espaço de 48 horas, o time vai precisar de muito gás para dar a volta por cima neste domingo.

Cartola: após a maratona da Ponte, vale apostar em um jogador rápido do Bahia. A dica da vez é William Barbio, que custa apenas C$3,57 e costuma chegar com frequência para finalizar e servir os companheiros, além de sofrer muitas faltas. Na Macaca, o atacante William foi poupado da partida contra o Galo na quinta-feira e pode ser uma aposta para garantir boa pontuação. Ele é o maior finalizador da Ponte, com 12 gols, e ainda costuma sofrer muitas faltas (média de 2,6 por partida). Para tê-lo em seu time, é preciso desembolsar C$16,99.

Na TV: SporTV (menos BA), com Linhares Júnior e Maurício Noriega.

Arbitragem: Pablo dos Santos Alves será o juiz, auxiliado por Marcos A da Silva Brigido e Arnaldo Rodrigues de Souza.

Você sabia que...: computando todas as competições, a Ponte Preta não vence o Bahia há cinco anos (ou sete jogos)? A última vitória da Macaca aconteceu no dia 11/11/2008, por 1 a 0, gol de Rafael Ueta. Esta partida foi disputada no Moisés Lucarelli e válida pela Série B.

PORTUGUESA x SANTOS
DOMINGO, 18H30M - CANINDÉ

Jogo imprevisível. O torcedor da Portuguesa vive na dúvida se vai ver a Lusa destemida que goleou o Timão (4 a 0) ou a que foi atropelada pelo líder Cruzeiro na última rodada (também por 4 a 0), Mas há números que podem deixar um otimismo no ar: o time vem sendo bem "caseiro" nas últimas rodadas deste Campeonato Brasileiro. A Lusa não perde no estádio desde a 15ª rodada, quando foi superada pelo Botafogo (3 a 1). E venceu nas últimas quatro vezes que atuou em casa, derrotando Bahia, Ponte Preta, Vasco e Náutico. Mas perdeu quatro das últimas cinco vezes que atuou como visitante neste campeonato... Irregular, com 31 pontos, está em 14º lugar, bem atrás do adversário deste domingo, em sétimo, com 36., e embalado pelo 3 a 0 sobre o São Paulo. A garotada da Vila, comandada por Cicinho, ainda sonha com o G-4 e não medirá esforços. Ainda mais que Montillo estiver de volta. Parada duríssima.

Cartola: o atacante Gilberto sofreu uma forte desvalorização na última rodada e pode ser um bom momento para tê-lo em seu time. Ele vive um bom momento e é grande referência para os gols da Lusa diante do Santos. Custa C$7,74 e tem uma média muito alta de pontuação: 6.65. No Peixe, uma boa aposta pode ser Cícero. Uma das fraquezas da Lusa é o jogo aéreo. Bom nas bolas alçadas, o meia do Santos ainda é o campeão de faltas sofridas, finalizações, e ainda é o artilheiro da equipe. Custa C$14,47.

Na TV: PremiereFC 1, com Osvaldo Luís e Luiz Ademar

Arbitragem: Pericles Bassols Pegado Cortez apita, e Bruno Boschilia e Moises Aparecido de Souza serão os bandeirinhas.

Você sabia que...: no Canindé, a Lusa derrotou o Santos pela última vez no dia 06/05/2000, quando venceu por 2 a 0 pelo Campeonato Paulista, gols de Leandro Amaral?

GOIÁS x CRICIÚMA
DOMINGO, 18H30M - SERRA DOURADA

Duas derrotas seguidas fizeram o Goiás se afastar da briga pelo G-4. Ficou ali pelo meio, naquela turma que ainda não sabe ao certo para onde vai - tem 33 pontos e está em 12º lugar. Mas o Walter vai voltar ao time... E com o camisa 18 de volta - o atacante foi poupado na derrota por 2 a 1 para o Vitória -, crescem as chances de um bom resultado, ainda mais no Serra Dourada. Só que o Esmeraldino terá pela frente um Tigre desesperado com a posição na tabela. Na 18ª posição, com 25 pontos, a ordem na equipe catarinense é buscar a vitória a qualquer custo. Mas não dá para ter ideia de como a equipe, vindo de quatro derrotas seguidas, vai se comportar, ainda mais atuando fora de casa. Será uma tarefa difícil.

Cartola: após ser poupado, Walter é sempre a maior esperança de boa pontuação no Goiás. Com o custo de apenas C$7,47, o atacante é o segundo que mais finaliza no Brasileirão: já balançou a rede oito vezes e ainda serviu os companheiros para gol em cinco oportunidades. E com o alto número de arremates de Walter, o goleiro Galatto pode ser uma boa aposta no Tigre. Com nova chance entre os titulares, ele busca repetir o bom desempenho de suas outras cinco partidas, com média de 5,84 pontos. Ele custa C$3,02 apenas e deve ter trabalho no confronto.

Na TV: PremiereFC 3 e PremiereFC, com Victor Roriz e Cláudio Rabelo.

Arbitragem: Claudio Francisco Lima E Silva será o juiz, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios e Aelson Mariano Campelo Gomes.

Você sabia que...: o último confronto entre Goiás e Criciúma em Goiânia pela Série A do Campeonato Brasileiro aconteceu há nove anos, na edição de 2004? Na oportunidade (dia 08/09/2004), o Goiás venceu por 2 a 1 no Serra Dourada, gols de Leandro e Rodrigo Tabata para o Esmeraldino, com Marcos Denner descontando para o Tigre.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir