Campanha do Vasco no Brasileiro tem algumas curiosidades

01/12/2017 às 08h16 - FUTEBOL

A campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro é um tanto quanto curiosa. Além do clube ser o único que não teve nenhum pênalti marcado a seu favor, também pode ser o primeiro na era dos pontos corridos a se classificar para a Copa Libertadores estando com saldo negativo.

Atualmente, o clube está com -8. O time que havia ido para a competição com o número mais baixo até então tinha sido o Botafogo, ano passado, com 4 positivos. Vale lembrar, porém, que nesta temporada o número de vagas para o torneio continental cresceu em decorrência dos títulos de Grêmio e Cruzeiro.

O Vasco ainda tem outra curiosidade: venceu apenas um jogo com dois ou mais gols de diferença. Foi contra o Vitória, por 4 a 1, em Salvador (BA).

"Poxa, sempre tem que sofrer para caramba (risos)! O importante é que estamos vivos. Muitos não acreditavam, mas estamos aí com muitas chances de nos classificarmos para a Libertadores", declarou o meia Nenê à TV Globo após a vitória sobre o Cruzeiro no último domingo, mais uma vez por 1 a 0.

O Vasco não disputa a Libertadores há seis anos. A última participação foi em 2012, quando acabou eliminado pelo Corinthians nas quartas de final, no jogo que ficou marcado por um gol perdido por Diego Souza já no fim da partida.

Pênaltis viram motivo de reclamação

Nas redes sociais, constantemente os vascaínos lembram do fato de o clube ainda não ter tido nenhum pênalti a favor. A situação foi também citada em algumas oportunidades pelo presidente cruzmaltino Eurico Miranda, mas o técnico Zé Ricardo prefere não polemizar:

"Fato inusitado, mas não lembro de lance polêmico que pudesse reivindicar pênaltis", diz ele. 

Fonte: UOL Esporte