Torcida

Campanha ‘Vascaíno Sangue Bom’ começou nesta quarta-feira, 20

Campanha ‘Vascaíno Sangue Bom’ começa nesta quarta-feira, 20, com apoio de torcedores do time carioca nos bancos de Sangue Santa Teresa, em Petrópolis e Serum, no Rio

Os bancos de sangue Santa Teresa, localizado em Petrópolis, e Serum, localizado centro do Rio, iniciam nesta quarta-feira, 20, mais uma edição da campanha Vascaíno Sangue Bom com o apoio de torcedores do time carioca. O objetivo é, com essa ajuda, alavancar as doações e reverter a baixa dos estoques sanguíneos. Segundo Alexandre Paladino, captador nas unidades, o movimento está cerca de 40% menor do que o esperado para esta época do ano.

“É com o apoio da gigante torcida que estamos contando para conseguirmos abastecer adequadamente os estoques das unidades para as festas de fim de ano, onde o número de doações cai e o de acidentes aumente”, diz Paladino.

Os primeiros doadores que comparecerem às unidades informando que estão doando em nome da campanha Vascaíno Sangue Bom serão homenageados com um copo personalizado comemorativo da campanha.

Sem nenhum substituto artificial, o precioso líquido que circula pelas veias de todo ser humano só pode ser substituído, em caso de doenças, tratamentos ou cirurgias, pelo próprio sangue humano. É por isso que a doação é tão importante. Infelizmente, nem todas as pessoas despertam para essa ação, o que faz com que, muitas vezes, falte sangue nos estoques. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doa sangue, quando o ideal seria uma taxa variável entre 3% e 5%.

A grande expectativa é de que o número de doações aumente e que mais pessoas se tornem doadoras de repetição, ou seja, que doam a cada três meses, no caso de homens, ou a cada quatro meses, no caso das mulheres, independentemente de ter algum amigo ou parente precisando de transfusão.

Sobre o Banco de Sangue Serum

O Banco de Sangue Serum atua há mais de 24 anos em todo o Estado do Rio de Janeiro, atendendo aos hospitais públicos e privados da região, e precisa de, no mínimo, 70 doações por dia para atender a esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes de 18 hospitais públicos e privados localizados nos municípios do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Para doar basta comparecer no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro – próximo aos Arcos da Lapa. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender a esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias. Para doar basta comparecer no Hospital Santa Teresa, 1º andar, na rua Paulino Afonso, n° 477, no bairro Bingen, em Petrópolis. O horário é de 7h às 18h, inclusive domingos e feriados.

Veja como é fácil doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia/colonoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Fonte: Divulgação
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri