Futebol

Campeonato Brasileiro pode dar até 9 vagas na Libertadores, entenda!

A Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil, que tem jogos nesta quarta-feira, podem fazer com que o Campeonato Brasileiro tenha até um G-9 para definir os classificados à Copa Libertadores de 2018. 

A possibilidade, que existe desde que a Conmebol aumentou o número de equipes participantes do torneio, depende de títulos de equipes do país na Sul-Americana e na atual edição da Libertadores e que esses times, além do campeão da Copa do Brasil, fiquem entre os seis primeiros colocados do Brasileiro. 

Com o crescimento da principal competição sul-americana, de 38 para 47 clubes, a Série A passou a ter seis vagas garantidas na Libertadores - quatro direto para os grupos e duas nas fases preliminares. 

Contudo, se algum desses seis clubes consegue a classificação também por ter sido campeão da Copa do Brasil, Sul-Americana ou Libertadores, a vaga que lhe caberia no Brasileiro passa para o time imediatamente melhor colocado na Série A, tirando os já garantidos - ou seja, abaixo do G-6. 

Em um cenário, por exemplo, que os campeões dos três torneios de mata-mata sejam equipes brasileiras diferentes e as mesmas fiquem dentro do G-6, o grupo de classificados para a Libertadores de 2018, entre vagas diretas e para as fases preliminares, iria até o nono colocado da tabela. 

Os brasileiros que ainda representam o país na Copa Sul-Americana, que inicia sua segunda fase nesta quarta-feira são Corinthians, Flamengo, Chapecoense, Fluminense, Ponte Preta e Sport - desses, os dois primeiros estão atualmente no G-6 do Brasileiro, respectivamente, no 1º e 3º lugares.

Já na Copa do Brasil, que tem jogos de ida das quartas de final a partir desta quarta, estão vivos Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos - desses, os quatro últimos estão entre os seis times do topo da classificação do Brasileiro. 

Por fim, os representantes do país que estão nas oitavas da Libertadores são os mesmos da Copa do Brasil, com exceção do Cruzeiro e do Flamengo - Grêmio, Palmeiras e Santos estão no G-6. 

Entre os brasileiros, a Copa Sul-Americana tem Corinthians (contra o Patriotas-COL) e Chapecoense (Defensa y Justicia-ARG) em ação nesta quarta, enquanto, pela Copa do Brasil, acontece Flamengo x Santos, Grêmio x Atlético-PR e Palmeiras x Cruzeiro. 

Fonte: ESPN.com.br
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir