Futebol

Campeonato Carioca começa hoje para seis times

Com novo formato aprovado no dia 1º de novembro do ano passado, o Carioca começará nesta quarta-feira para seis equipes de menor investimento. Segundo o novo regulamento, Tigres do Brasil, Portuguesa, Bonsucesso, Cabofriense, Nova Iguaçu e Campos farão uma seletiva para definir os dois times que conseguirão vaga na fase principal do estadual, que terá início no dia 29 de janeiro, e as quatro equipes que irão lutar contra o descenso - duas delas serão rebaixadas.

Neste primeiro momento, todas as equipes vão jogar entre si em turno único. Os dois primeiros colocados se qualificam para a segunda fase, enquanto os quatro últimos irão disputarão o Grupo X, onde ficarão definidos os dois que terão que jogar a Série B estadual. Os clubes que forem rebaixados poderão jogar ainda em 2017 a Segundona do Rio.

Os times que disputam a seletiva foram definidos de acordo com o desempenho do último estadual, como é o caso do Tigres do Brasil, Portuguesa, Bonsucesso e Cabofriense, que ocuparam do 11º ao 14º lugar da última edição do Campeonato Carioca, e os dois times que conseguiram o acesso na Série B do Rio, Nova Iguaçu e Campos.

Na rodada de estreia da competição, nesta quarta-feira, o Campos irá receber o Bonsucesso em Cardoso Moreira, enquanto o Tigres irá medir forças com a Cabofriense no Los Larios. A Portuguesa, por sua vez, será mandante do confronto contra o Nova Iguaçu.

A disputa começa para os grandes
Com as duas equipes que conquistarem vaga na seletiva, somando 12 no total, o Campeonato Carioca irá começar paras as principais forças no dia 29 de janeiro e será dividido em Taça Guanabara e Taça Rio. Seis equipes irão formar o Grupo B e  seis irão formar o Grupo C.

Primeiro turno
Na Taça Guanabara, os clubes jogarão contra os times dos próprios grupos. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais do turno, em jogo único, com vantagem do empate para a equipe melhor classificada na fase. A final será jogada em partida única, sem vantagem para nenhuma equipe

Segundo turno
Na Taça Rio, os times vão enfrentar representantes da outra chave, se classificando os dois primeiros de cada chave para as semifinais do turno, em jogo único, com vantagem do empate para a equipe melhor classificada na primeira fase. Na final, assim como na Taça Guanabara, a partida única vai acontecer sem vantagem para nenhum clube.

A decisão do título
Os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, além das duas equipes com a melhor campanha nos dois turnos vão se classificar para a grande final do estadual. Caso uma equipe vença os dois turnos, a outra vaga ficará com o terceiro clube de melhor campanha. 

As duas equipes com o melhor somatório de pontos em toda a competição terão vantagem do empate na semifinal, que será disputada em jogo único. Os times que avançarem disputarão as finais em dois jogos, sem vantagem, que definirão o campeão Carioca.

Os grupos da competição
Grupo B: Botafogo, Flamengo, Boavista, Madureira e Macaé, além do segundo classificado do Grupo A.

Grupo C: Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Bangu, Resende e o primeiro classificado do Grupo A.

Confira as primeiras partidas da fase principal 
Botafogo x time que ficar em 2º no Grupo A
Flamengo x Boavista
Macaé x Madureira
Vasco x Fluminense
Resende x Volta Redonda
Bangu x time que ficar em 1º no Grupo A

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri