Clube

CAPRRES é um dos maiores investimentos do Vasco no ano, e uma de suas armas

As três vitórias do Vasco no ano e os cinco jogos de jejum do Flamengo estão longe de ser os números mais importantes do Clássico dos Milhões. As estatísticas vão muito além do retrospecto em campo. Uma bateria de informações serviu de base para a definição de que jogadores entrarão em campo neste domingo, às 16h, no Maracanã, para o derradeiro duelo do ano. 

Do lado do Flamengo, a Central de Análise de Desempenho (CAD) faz um trabalho pioneiro ao recolher informações precisas de treinos e jogos. Os atletas fazem o dever de casa analisando, em tablets, os vídeos com seus erros e estatísticas. Há ainda o monitoramento completo dos jogadores, com direito a colete com GPS para acompanhar os dados físicos das atividades. 

— Um item simples tem muita matemática que não aparece no dia a dia. A matemática que aparece é do resultado em campo — define o fisiologista Cláudio Pavanelli. 

O Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo (CAPRRES) é um dos maiores investimentos do Vasco no ano. Liderado pelo fisiologista Alex Evangelista, o departamento reúne preparação física, fisioterapia, fisiologia e psicologia. Inspirado nos centros médicos da NBA, usa equipamentos de alta tecnologia e traça um raio-x de cada atleta do elenco para que a comissão técnica possa decidir quais precisam ser poupados e quais necessitam de treinamento diferenciado. 

— Antes que o problema aconteça, a gente tenta reunir todas as informações e sintetizá-las para prevenir as lesões — explica Evangelista. 

É o CAPRRES que ajuda a definir a logística das viagens de modo a minimizar o cansaço e o desgaste físico. O resultado é o baixo número de lesões no ano — apesar de tantos veteranos no time. 

— Lá no início do ano eu já falava que o maior problema não é a sequência de jogos, mas as viagens. Setembro é o pior período pelo alto número de lesões, comum nesta época. A gente tenta fazer com que seja menor aqui. 

O centro já virou uma referência de medicina esportiva no país e é procurado até mesmo por quem não pertence à rotina do Vasco. Entre eles, Leandrinho, da NBA; o ex-jogador Seedorf, e até a lutadora de MMA Ronda Roussey. A obra para construção do espaço de cerca de 600 metros quadrados do centro, orçadas em R$ 1 milhão, tem previsão de conclusão para este ano e será financiada pela Ambev. 

— A gente olha por pessoa. Cada um tem uma característica. Através de avaliações, a gente percebe quem está mais cansado, qual a perda de massa muscular, de líquido, o nível de gordura... — acrescentou o fisiologista. 

O Flamengo desenvolve ainda, desde 2013, um trabalho de análise de desempenho. O setor é coordenado hoje por João Roberto Sauthier, o Bebeto, jovem analista de 27 anos que tentou virar jogador e acabou se formando em Educação Física. O clube ainda tem um analista para cada categoria de base e a filmagem dos treinos para armezenar informações de todos os atletas para uma futura comercialização. No time profissional, Stephano Loyo registra em gigantesca definição as imagens das atividades, que possibilita o recorte de cada atleta. Com o software australiano SportCode, cuja licença custa R$ 70 mil, Bebeto estabelece protocolos baseados no que o clube deseja desenvolver no seu futebol. 

— O papel do analista é buscar informação, organizar, qualificar, e a parte final do processo é transformar isso em conhecimento. Os auxiliares estão próximos a mim, converso direto com Jayme (De Almeida) e Luiz Ademar, e eles levam ao professor Oswaldo (de Oliveira, técnico) — explica Bebeto, que não sugere escalação tampouco dá palpite sobre correções no time. 

O sucesso do setor foi tanto que o ex-técnico Vanderlei Luxemburgo tentou levar alguns profissionais para o Cruzeiro. Mano Menezes conseguiu contratar Rafael Vieira, ex-coordenador. Um caso de sucesso foi a viagem ao sertão para obter imagens do time do Salgueiro-PE, adversário eliminado na Copa do Brasil. Com os dados e as imagens, o clube arquiva tudo que analisa também para prospecção de mercado, função de Marcos Biasoto. O trabalho se torna interdisciplinar quando os dados técnicos chegam ao treinador junto com os dados físicos. 

Métodos criam novos hábitos nos jogadores 

Além de munir a comissão técnica com todo o tipo de informações, o CAPRRES ainda alterou a rotina dos jogadores em situações curiosas. Refrigerante antes dos jogos é um hábito praticamente eliminado do Vasco. As corridas longas em volta do campo seguiram o mesmo caminho, assim como o tradicional jato de água na cabeça para aliviar o calor em dias de sol. 

— Para resfriar o carro você joga água na lataria? Com o corpo é a mesma coisa. Além disso, a água cria uma película no corpo que só aumenta o calor — explica Evangelista. 

O trabalho de análise de dados no Flamengo também motivou novo comportamento nos jogadores. Com acesso remoto por um tablet às próprias informações, é comum vê-los em viagens avaliando as próprias estatísticas ou do próximo adversário. 

— Fazer com que o jogador tenha interesse de estudar o adversário, até pela cultura do futebol, é um grande avanço. Estou preparando o atleta, juntando com as informações do treino, e ele vai fazendo a sua própria avaliação — conta Bebeto. 

 

Fonte: Extra Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário