Clube

CAPRRES entra no terceiro ano no Vasco em meio a resultados e cobranças

Pioneiro no Rio, o Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo (CAPRRES) chegou com a pompa das personalidades de Eurico Miranda e Alex Evangelista. Principal investimento em patrimônio do presidente, trouxe com ele o slogan “Lesão Zero”, promessa idealizada pelo coordenador científico. Tanta ousadia tem um preço:

- Eu sou cobrado por torcedores nas redes sociais. Recebemos muita crítica em relação à preparação física este ano, mas a equipe nunca deixou de correr. Talvez estivesse correndo errado. Mas não me escondo, falo sempre, sou a favor da verdade - afirma.

Nenê é um exemplo de bom desempenho do time. Contra o Madureira, o meia percorreu 14km. Para se ter ideia, Thomas Muller, da Alemanha, foi quem mais brilhou neste quesito na última Copa do Mundo: uma média de 12km por partida.

Apesar dos bons resultados desde a implementação, em 2015, o questionamento ao CAPRRES volta quando as lesões reaparecem. Para o jogo contra o Flamengo, amanhã, Milton Mendes não terá Rodrigo, Kelvin, Guilherme e Wagner, todos vindos de lesão. Luan, também desfalque, jogou um mês com uma fratura no pé, até que fosse definido que seria operado.

- Nosso trabalho é prevenir lesões e acelerar o retorno dos jogadores, sem ameaçar a saúde deles. Não sou eu, é um trabalho de todos, multidisciplinar. Nenhuma decisão é tomada sozinha - ressaltou Evangelista.

Resultados respaldam o CAPRRES

Nesses dois anos, o CAPRRES soma vitórias importantes. Eder Luis é apontado por Alex Evangelista como o caso mais simbólico. O atacante retornou ao Vasco com o receio de encerrar a carreira, por causa do problema crônico no joelho direito. No centro científico, conseguiu retomar a rotina normal.

Outro exemplo de sucesso é Rodrigo. Jogador de linha mais velho do elenco, foi quem mais atuou nas últimas duas temporadas, em um sinal de que o trabalho preventivo tem surtido efeito.

Com o tempo, o CAPRRES cresceu. Em 2015, foi implementado, mas ainda carecia de espaço próprio e mais aparelhos. Isso acabou ano passado, quando o prédio do CAPRRES foi inaugurado. Ainda assim, Evangelista garante que ele pode render mais:

- Estamos apenas no início. A cada ano, melhoramos, ganhamos experiência.

A cada troca de técnico, o centro precisa lidar com novos métodos de trabalho. Com Milton Mendes, perdeu espaço no trabalho da preparação física. Entretanto, reuniões entre Evangelista e a comissão técnica do treinador têm aumentado o intercâmbio de informações.

Fonte: Extra Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário