Categorias de base

CBF apresenta Copa do Brasil sub-20 e ideias para a base

A CBF anunciou, nesta quarta-feira, no Museu do Futebol em São Paulo, a criação da Copa do Brasil sub-20. O torneio será disputado por 32 equipes e será realizado entre os dias 2 de outubro e 15 de dezembro deste ano. A primeira partida será entre Avaí e Corinthians. Além da competição nacional, a CBF tem a ideia de criar um projeto específico para as categorias de base no Brasil, com calendário fixo para as categorias sub-15, sub-17 e sub-20.

\"Tabela
Tabela da Copa do Brasil sub-20 é divulgada (Foto: Diogo Venturelli / Globoesporte.com)

- Nossa ideia não é apenas a realização desta competição como fato isolado. Queremos dar um tratamento especial para esse conjunto chamado divisões de base. A ideia é que possamos ter campeonatos para o sub-15 e sub-17 também, que são as categorias Fifa – disse o diretor de competições da CBF, Virgílio Costa Neto.

O gerente de futebol profissional do Corinthians, Edu Gaspar, esteve no evento de lançamento e se mostrou empolgado com a iniciativa.

- Eu vim das categorias de base e sei como é importante termos competições desse nível. Para o meu cargo de hoje, é fundamental também para olharmos os atletas em outro calendário que não o tradicional. Eu tenho certeza de que será um sucesso – disse Edu.

\"EduEdu quer Timão na Fazendinha

(Foto: Diogo Venturelli / Globoesporte.com)


Os locais das partidas ainda não foram definidos, mas a ideia é que os jogos aconteçam em estádios pequenos, como a Fazendinha, do Corinthians, no Parque São Jorge.

- A Fazendinha é um estádio que gostaríamos de usar como exemplo. Pequeno, charmoso e, como não vão ser cobrados ingressos, as pessoas que moram no entorno vão assistir aos jogos. Não dá pra colocar um jogo do São Paulo em um dia de semana à noite no Morumbi. Queremos que o público compareça. Só não aceitaremos jogos em centros de treinamentos, por melhores que sejam – disse Costa Neto.

Edu promete levar a ideia da Fazendinha ao presidente Mário Gobbi.

- Quando eu era das categorias de base joguei muitas partidas ali. Espero que possamos mandar os jogos dessa competição no nosso estádio. Vou falar com o presidente – prometeu Edu.

Também presente no lançamento do torneio, o vice-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, ainda quer melhorar o formato de disputa da Copa do Brasil sub-20.

- É evidente nesta primeira edição que a Copa ainda não é do jeito que queremos. Temos de ter como participantes todos os estados. Mas tenho certeza que muitos novos talentos surgirão, e não duvido que algum deles já não possa estar na Copa do Mundo 2014 - previu Del Nero.

A CBF vai custear todas as despesas dos times com transporte e hospedagem durante o campeonato, mas a premiação não dará dinheiro ao vencedor, apenas medalhas e o troféu, assim como acontece na Copa SP de Futebol Junior.

Fonte: ge
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir