Política

Chapa 'Sempre Vasco' que pode ter Cabral, Edmundo e Horta é inscrita

Os "projetos gigantescos" para resgatar o Vasco que Edmundo anunciou que tocava há um mês têm boas chances de ganhar uma liderança do tamanho da ambição do grupo político ao qual o ex-atacante e ídolo da torcida se aliou. Inscrita no início da noite de quarta-feira na secretaria de São Januário, a chapa "Sempre Vasco" pode ter Sérgio Cabral Filho como candidato à presidência na eleição de 6 de agosto. O ex-governador do Rio de Janeiro está inserido no contexto de reuniões quase diárias dos envolvidos na reta final de ajustes para o lançamento.

A vontade de contar com seu nome na linha de frente é um dos principais motivos para a demora na definição da estrutura, que tem o empresário e presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, figuras relevantes no clube e na vida pública, como o vice geral atual, Antônio Peralta, o  presidente de honra, Antônio Soares Calçada, o presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, os também empresários Jorge Salgado e Nelson Sendas, e Carlos Osório, secretário de Transportes do estado, além de companhias e outros ilustres.

Cabral nunca escondeu que um dia gostaria de assumir o comando do Vasco, time de seu coração e também do pai, o jornalista Sérgio Cabral. Tanto que auxiliou a gestão de Roberto Dinamite em diversos momentos, utilizando-se de sua influência no mercado, como nas negociações com a montadora Nissan. Recentemente, o político abriu mão de concorrer ao Senado Federal e não terá cargo nos próximos anos. No entanto, coordena a campanha do sucessor, Luiz Fernando Pezão, que termina em outubro, e precisa contornar a situação complicada entre PMDB, seu partido, e PT pela indicação de César Maia em seu lugar.

A assessoria de imprensa do ex-governador entrou em contato com o GloboEsporte.com às 10h40m desta quinta para informar que a possibilidade não procede e que ele não será candidato. Por isso, a corrente trabalha com pelo menos um plano B para a presidência e discute sua viabilidade. Provavelmente não será um rosto conhecido de sócios em geral e torcedores. Efetivamente, não há pressa porque acredita-se que a Copa do Mundo ofuscaria qualquer divulgação. Assim, a intenção é ter tudo pronto no dia 14 - logo após a final, no Maracanã. O próprio Edmundo também trabalha como comentarista dos jogos de uma emissora de TV. Em meio ao mistério e a tanto cuidado, talvez nem mesmo o batismo inicial da chapa seja mantido.

Está alinhada com os interesses e deve ajudar a compor uma futura diretoria a Cruzada Vascaína, de Leonardo Gonçalves, que havia protocolado o É Vasco para concorrer ao lado Eduardo Machado, do Pró-Vasco - que também mantém conversas próximas com o grupo do Animal. Gonçalves e o ex-jogador, aliás, fizeram juntos um curso de gestão esportiva. É possível que o apoio se estenda a mais pessoas e coalizoes, diante da concentração de forças e do caminho de alianças para que o ex-presidente Eurico Miranda não saia vencedor.

FUNDOS E IDEIAS NA MESA

Os empresários que compõem a chapa começaram a se reunir há quase dois anos. Pouco a pouco, desenharam soluções para tirar o clube da crise financeira e técnica, que se agravou ainda mais. Por isso, já vêm trocando ideias com a administração vigente por meio de interlocutores, como no caso das tratativas sobre a renovação ou não com a Penalty, fornecedora de material esportivo, e de assuntos inerentes às dívidas. Eurico, por sua vez, também participa da liberação do empréstimo da Ferj, após a paz selada, para tirar o Vasco do sufoco.

A corrente de Edmundo, Cabral e Horta e companhia alega ter documentos que comprovam que fundos de investimentos milionários já foram criados e parcerias no exterior foram previamente negociadas para entrar em ação de imediato, com foco no futebol, no projeto para a construção de um Centro de Treinamento, na revitalização de São Cristóvão e consequente transformação de São Januário em arena e na implantação de um programa de sócios.

A intenção desta união de vascaínos era estar no pleito de 2017, mas a fase urgente agilizou o andamento e, na visão dos articuladores, o peso do envolvimento direto do craque e do ex-governador será o fiel da balança. Primeiro, Olavo Monteiro de Carvalho aceitou o desafio de ser lançado. Depois, com o tempo, a bola passou para Salgado e Horta, que cresceu com o apelo popular. As obrigações profissionais de ambos impediram o envolvimento como candidato.

Além desta chapa e a de Eurico Miranda, estão inscritas a Vasco Passado a Limpo, de Tadeu Correia, a Identidade Vascaína, de Roberto Monteiro, a Vira Vasco, de Nelson Rocha, a Chapa Azul, de Otávio Gomes, e a Vanguarda Vascaína, de Márcio dos Santos. Mas apenas as três primeiras devem permanecer na luta. Há conversas para uma aliança, mas as vaidades, discordâncias conceituais e a denúncia do caso conhecido como "mensalão" são obstáculos improváveis de se superar. A polícia ainda investiga a suposta compra de milhares de novos sócios para levar vantagem no pleito, que corre risco de adiamento e disputa judicial.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário