Torcida

Clássico é marcado por violência fora das quatro linhas

Tiro, porrada e bomba. Fora das quatro linhas, o clássico foi de violência do lado de Flamengo e Vasco. A polícia militar prendeu quase uma centena de torcedores que se armavam para um confronto antes da partida, mas não conseguiu evitar algumas brigas. Em uma delas, tiros de bala de borracha e bombas foram atirados contra vascaínos na Rua Isidro de Figueiredo, em frente ao portão nove do Maracanã. Na Ilha do Governador, uma pessoa ficou ferida em novo tumulto entre rivais.

Na Tijuca, o 6º Batalhão da Polícia Militar (PM) apreendeu pedaços de pau e até uma enxada usados por vascaínos em uma confusão, com 19 pessoas presas. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), por sua vez, informou que 71 torcedores do Flamengo foram detidos quando partiam para uma emboscada contra vascaínos a caminho do estádio.

Comandante do Gepe, o Major Sílvio Luiz confirmou que duas organizadas do Flamengo suspensas do estádio, Jovem e Raça, estavam envolvidas no episódio.

— O serviço reservado acompanhou esse grupo e solicitou reforço, eles foram abordados e conduzidos ao Juizado do Torcedor, estavam se deslocando para o setor do Vasco, e evitamos o confronto — detalhou o comandante do Gepe.

O juiz Marcelo Rubioli, do Juizado Especial do Torcedor, informou que vai analisar o vídeo do EXTRA e tentar identificar os vascaínos que promoveram tumulto na Isidro de Figueiredo. Nenhum foi preso.

— Vou mandar estourar uma diligência para identificarmos os membros de organizadas. Vamos partir para uma nova fase mesmo contra os que não sejam associados — disse Rubioli.

Os detidos de ontem serão enquadrados no artigo 41B do Estatuto do Torcedor — promover tumulto, praticar ou incitar a violência —, e responderão na Justiça. As organizadas pagarão multa.

Fonte: O Globo
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário