Futebol

Clássico entre Vasco e Flamengo está na lista dos mais faltosos do mundo

Foi com um carrinho por trás que Flamengo e Vasco romperam a barreira que separa a rivalidade do antijogo. O Clássico dos Milhões, que ostentou tantos títulos, atualmente merece outro, não muito lisonjeiro: está entre os mais faltosos do mundo. Neste domingo, às 16h, no Maracanã, as duas equipes entram em campo mais uma vez, agora para disputar vaga na final do Estadual. Se a bola der sorte, os jogadores lembrarão dela.

O show de botinadas na primeira partida, empatada em 0 a 0, beneficiou o Flamengo, que joga por novo empate para ir à decisão. O excesso de jogadas viris visto no domingo passado é recorrente e, se levarmos em consideração as últimas três partidas oficiais entre os times, Flamengo x Vasco supera algumas das maiores rivalidades do planeta em média de faltas por jogo. No Brasil, o clássico entre Grêmio e Internacional divide o Rio Grande do Sul em dois, mas não tem dado tanto trabalho para a arbitragem quanto os embates entre rubro-negros e vascaínos: média de 34,3 faltas cometidas no Grenal, contra 43,6 no duelo carioca.

Fora do Brasil, também não há concorrente à altura. A rivalidade entre os argentinos Boca Juniors e River Plate tem média de 34 faltas por partida. O ex-lateral-esquerdo Jorginho Paulista disputou tanto o duelo daqui, pelo Cruz-maltino, quanto o Superclássico de Buenos Aires, com a camisa do Boca. Para ele, o nível técnico de Flamengo e Vasco tem propiciado jogos tão faltosos:

- Tivemos uma evolução física, mas os times pecam pela qualidade. Os dois clássicos que disputei contra o River não foram tão faltosos. Assisti à primeira semifinal, foi feio, vi lances esquisitos.

Na Europa, os maiores clássicos de Inglaterra, Espanha e Itália tem sido bem menos violentos que Flamengo x Vasco. Nem mesmo rivalidades de origens religiosas — como entre os católicos do Celtic e os protestantes do Rangers, na Escócia - e geográficas - como entre Fenerbahce, da parte asiática de Istambul, e Galatasaray, do lado europeu da cidade turca - tem propiciado tantos pontapés.

O técnico Abel Braga conhece bem tanto o Clássico dos Milhões quanto uma das maiores rivalidades do Velho Continente, entre PSG e Olympique de Marselha. Esta última, marcada por conflitos violentos entre as torcidas na França, algo raro por lá, vira jogo de compadres no quesito faltas: 28,6 em média, nos últimos três jogos.

- O clássico lá é cercado por certa agressividade fora de campo. Toda vez que essas equipes se encontram, o esquema de policiamento é maior. A rivalidade é igual à nossa - explica Abel.

Confira os alguns dos clássicos mais faltosos do futebol mundial:

1º - Flamengo x Vasco - 43,6 faltas por jogo

2º - Celtic x Rangers - 41 faltas por jogo

3º - Grêmio x Internacional - 34,3 faltas por jogo

4º - Boca Juniors x River Plate - 34 faltas por jogo

5º - Borussia Dortmund x Schalke 04 - 32,2 faltas por jogo

6º - Internazionale x Milan - 29,3 faltas por jogo

7º - PSG x Olympique de Marselha - 28,6 faltas por jogo

8º - Fenerbahce x Galatasaray - 27,5 faltas por jogo

9º - Barcelona x Real Madrid - 27 faltas por jogo

10º - Liverpool x Manchester United - 27 faltas por jogo

Fonte: Extra Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário